07 maio 2007

Nós e Eles

Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um chefe de governo usar os meios públicos para fazer campanha política.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um chefe de governo usar a pior linguagem que o português oferece para se referir aos jornalistas e seus opositores políticos.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um governo pagar directamente a jornalistas que apoiam o governo ao mesmo tempo que ameaça os que o criticam.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um governo dê 78 milhões a clubes de futebol a fundo perdido.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal o número 2 do governo e do partido no poder ser o presidente das entidades patronais.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal deputados e ministros do partido no poder terem negócios directos com o governo decididos pelo próprio governo.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal haver um clima de terror sobre aqueles que não apoiam o governo.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal o governo controlar directamente e indirectamente grande parte da economia e os empregos.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal haver pessoas que têm medo em participar em sondagens, especialmente em zonas onde o apoio ao governo é menor.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal o mesmo partido político ganhar todas as eleições durante mais de 30 anos consecutivos.
Em Portugal não há 64% de pessoas que são contra o princípio de o Estado dar mais dinheiro às regiões mais pobres.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal ser feita pressão com ameaças sobre os cidadãos para irem aos comícios do partido do governo.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal haver uma zona franca onde as empresas não pagam impostos.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um governo de gestão tomar decisões que envolvem milhões dos dinheiros públicos com as eleições à vista.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal haver responsáveis políticos a defenderem que as leis nacionais não devem ser respeitadas na sua região.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um chefe de governo achar que as leis existem para serem contornadas.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um chefe de governo ameaçar juízes cujas decisões não lhe são favoráveis.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal procuradores do Ministério Público serem encontrados na casa dos indivíduos que eles deveriam estar a investigar.
Em Portugal não há 64% de pessoas que achem normal um governo dizer quais são os jornais que entidades públicas devem e não devem comprar.

Por tudo isto e muito mais, nós - os Portugueses - somos cultural e socialmente diferente deles - os Madeirenses. Não temos a mesma visão sobre as leis, o Estado, a democracia, o desenvolvimento, a vida em sociedade, etc...
Nestes casos só há uma solução:
INDEPENDÊNCIA PARA A MADEIRA JÁ

147 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal??????!!!!!!!!!!! Nós (vós) os Portugueses????????!!!!!! Os outros, madeirenses e acorianos, já não serão portugueses? Ou, então, sê-lo-ão de segunda como sempre foram considerados no tempo da outra senhora? Independência? Parece que quem quer que os madeirenses não sejam portugueses são alguns continentais como você e não os próprios madeirenses. Nós temos o direito de ser tão portugueses como todos aqueles que vivem em qualquer parte do território nacional. Não será você, por muito que o queira, que nos vai tirar esse direito. Tenha paciência. Portugal é tão Portugal aí como aqui.

cubana disse...

Reconheço que deveria ter tido mais cuidado. Não queria ofender os açorianos.

cubana disse...

Ou melhor, para ser ainda mais correcta, deveria ter "nós" (continentais e açorianos) e "eles" (madeirenses).

Mas minha tese é exactamente esta: Continente e Açores são culturalmente diferentes da Madeira. Como tal não faz sentido existirem como país.

Como o que estava em causa não era usurpar a palavra Portugal, concluo com "Continente e Açores Independentes!"

Anónimo disse...

Minha cara, os madeirenses e os açorianos sempre foram tratados como portugueses de segunda. Eu sou madeirense e resido em Lisboa e deixe-lhe que lhe diga que encontro tanta podridão aqui como existe na Madeira. A diferença está que na Madeira isso é transparente.

Anónimo disse...

Caro anónimo, é a santa mania que a Madeira é a terra da corrupção, do compadrio, dos incultos e dos parasitas que vivem à custa dos impostos dos portugueses do Continente, etc., etc., etc. O resto? O resto é tudo muito boa gente, muito transparente, muito honesta, muito trabalhadora, muito democrata, etc.
Agora, à cubana (que infeliz nick) se acham que os madeirenses estão a mais, tornem-se vocês independentes (sim porque ainda não nos podem escorraçar de Portugal que eu saiba), dêem o nome de República de Nossa Senhora de Fátima e deixem-nos decidir o que queremos fazer sem ter necessidade de andar sempre a pedir licença a Lisboa como antigamente (até para abrir uma merda de uma qualquer estrada, para quem não saiba, era preciso autorização do Terreiro do Paço). Deixou de o ser depois do 25 de Abril mas parece que isso ainda incomoda muita gente, os tais que estavam à espera que um "povo" continuasse subserviente. Só quem pode compreender os madeirenses, os seus anseios e os seus desejos, são os que cá vivem independentemente de terem ou não aqui nascido. Para Salazar, havia o Portugal Continental, o Insular e o Ultramarino. Agora, parece que Portugal é só o continente. E não vale a pena querer ver-se livre da Madeira porque a Madeira não quer. Aprenda a viver connosco quer nos defeitos quer nas qualidades. E mais não digo porque tive a triste sorte de por aqui ter passado algum dia. Uma coisa são as ideias e outra são os disparates. Já não se pode ser culturalmente diferentes. Mentalidade saloia e salazarista!

Anónimo disse...

Pois concordo, neste momento em Portugal, independenetemente da estatística, não existe gente que crítique o que está mal, pois é só compadrio, cunhas, conformismo, lambe-botas, amiguismos,carreiristas, autistas e outras coisas acabadas em "istas", que nem me atrevo a dizer!

Anónimo disse...

Independência uma porra!...
Se os madeirenses não quiserem contiuar a ser portugueses, só têm um caminho a seguir:- Abandonar a Ilha, porque esta é PORTUGUESA.

Su disse...

mas que merda de texto é este????????????????????????????????????????????????????????????????????????
e que falta de corencia e lucidez no mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Su disse...

já agora "cubana" pq ?????????????
gostaria de saber se sabe bem qual a razão de ser do nome:))))))))))))) o que duvido:))))

MMV disse...

Hoje dia que se celebra 31 anos de Autonomia!

E eu gostaria de continuar a sua tese!

Na Madeira não há 64% de pessoas que acham normal alguém ser processado por apresentar a verdade.
Na Madeira não há 64% de pessoas que acham normal que em vez de fazer publicidade à sua região faça aos seus governantes como Messias.
Na Madeira não há 64% de pessoas que acham normal alterar-se o nome dos locais para que traga mais turistas.
Na Madeira não há 64% de pessoas que ache injusto pagar impostos para que noutra zona do país se faça estradas e infra-estruturas necessárias.
Na Madeira não há 64% de pessoas que viva em constante insegurança.
Na Madeira não há 64% de pessoas que pense que este Governo da Republica vale alguma coisa.
Na Madeira não há 64% de pessoas que ache normal despedir e excluir cidadãos do seu emprego por brincar com a licenciatura, isto percurso academico, isto é vida estudantil.

Poderia estar infinitamente a completar a minha lista e completar a sua tese!

Para concluir quero dizer que injustiças e vergonhas existe tanto na Madeira, como no continente ou nos Açores! Eu sei do que falo, porque apesar de ser madeirense vivo em Lisboa!

E em dia de celebração da Autonomia quero afirmar: Indepedência para um Governo partidário, Indepedência para Portugal. Independência, nós madeirenses não queremos, porque somos tanto portugueses como os continentais ou cubanos... Queremos mais Autonomia!

Aconselho vivamente a ler hoje a noticia do Diário de Notícias da Madeira acerca da Autonomia!

MADEIRA SEMPRE!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Cara cubana,

existem profissionais especializados na cura do seu mal. Se não estou em erro, chamam-se psiquiatras.

Melhores cumprimentos.

Ps: Por enquanto vá tomando uns xanax's pois com tanta raiva ainda faz mal a alguém...

Anónimo disse...

Ao ler este texto só me apeteceu vomitar... Pense primeiro e só depois escreva...e de preferência ideias coerentes. Porque assim não passa de mais um lixo informático.
O que eu penso sobre essa sua angústia contra a Madeira, é que teve alguma experiência bem traumatizante. Mas sabe...nada que não se ultrapasse. Eu já que se falou aqui em psiquiatras... poderei oferecer (daqui a 2 anos precisamente) os meus serviços como psicóloga para poder vossa excelência poder conhecer-se mais a si própria e compreender algumas das suas maneiras de pensar e de se comportar perante algumas problemáticas....

Fora de brincadeiras agora: o seu texto foi sem dúvidas nenhumas ofensivo, sem conteúdo valido e acredito que se o anonimato do seu nick cair por terra... aconselho-a a não fazer férias na Madeira.... :D

Anónimo disse...

Se calhar o problema da Cubana é exactamente esse. Fala do que não conhece. Nunca foi à Madeira e por isso fala da maneira que fala.
Conheço grandes socialistas que falavam mal do AJJ antes de colocarem os pés na ilha. Depois de visitarem a Madeira passaram a olhar para ele com outros olhos que não os do Publico e do Expresso dos politicamente correctos, mas com os olhos de quem vê obra feita. Deixem-nos ser portugueses à nossa maneira Madeirense. Deixem-nos votar em quem acreditamos. 64% pode até ser considerado um resultado eleitoral pouco se formos a avaliar o deserto de ideias que é o PS-Madeira do Prof. Jacinto Serrão.

Anónimo disse...

Não li o texto, nem me apetece ler.
Mas concordo com a ideia do Blog. Por mim a descolonização foi mal feita e nem acabou, resta a madeira e os açores. Sim os dois! Se alguns madeirenses ou açorianos querem ser portugueses, que se mudem para o continente.
Agora só podem dizer que são portugueses se viverem em Portugal. E por muito que muita gente diga o contrário Açores e Madeira são tão portugueses como Angola, Cabo verde, Timor, etc...
Os madeirenses e açorianos são cidadãos de segunda??? Como? Pagam menos impostos que os outros, parece-me que são mais de primeira.
Blah, Blah, blah no tempo do Salazar blah blah blah. Não nasci na ditadura, felizmente, portanto não sei que se passou nas ilhas durante isso, mas o que quer se tivesse passado de certo que já foi há tempo de mais para se queixarem.
Nasci e vivo em Lisboa, mas a minha familia é da beira alta, das regiões mais pobres de Portugal e esses ao contrários dos ilhéus não pagam menos impostos, porquê? Porque tem uma linha de comboio a ligar a Lisboa é?
Não concordo que se ataquem os madeirenses ou açorianos, mas também não suporto aqueles que se fazem de vitimas!
São umas vitimas é? Porquê? Porque os vossos pais ou avós sofreram? A minha familia foi forçada a lutar em todas as guerras do século passado, 1ªguerra e guerra colonial, isso faz-me mais português ou vitima que outros? Claro que não!
Querem autonomia, governar-se a si mesmos, acho muito bem. Mas continuar a ser portugueses?
Pelo que me disseram maior parte das ilhas até tem rivalidade entre si. Eu nasci na terceira e tu é de s.miguel na na na na... Fodasse!
O mundo muda, impérios e paises aparecem, desaparecem ... Velhos do restelo são aqueles que querem que tudo continue como era, só porque lhes ensinaram na escola história.
Querem discutir, discutam formas de melhorar as coisas, não manter o estado actual delas.
Nacionalistas? Provavelmente alguns dos que escreveram aqui também devem pensar que portugueses são aqueles que só são brancos europeus e que a imigração é um flagelo só vêm destruir o país do outros, blah blah, blah.
Ah e se autora se intitula de cubana, pode ser mesmo cubana ou gostar de charutos cubanos e se gostar do atrasado do fidel, que goste, pelo menos não é contra todos os ilhéus.

Anónimo disse...

E desde quando é que os Açores são iguais ao continente no que toca a tradições culturais e sociais?
Deves de estar sonhando só podes. Somos MUITO diferentes de vocÊs aí em Portugal. Antes de sermos portugueses, somos AÇORIANOS. Temos alma nossa individual e uma especificidade própria que só diz respeito a quem pertence a essas ilhas.

A FLA nos anos 70 se não fossem os americanos teria nos dado a nossa indepêndencia.

Se vivessemos apenas de pequenas e miseráveis verbas de Portugal, neste momento os Açores morreriam á fome devido ao estado vergonhoso em que o país se encontra e não nos podíamos dar ao luxo de ter crescido tão rapidamente esses ultimos anos.

São Miguel concentra mais de cerca de 70% da economia de todos os Açores...

A evolução do mercado de trabalho nos Açores tem-se caracterizado por um aumento continuado da população activa, maior actividade do segmento feminino da população e a manutenção de taxas de desemprego relativamente reduzidas, indiciadoras de uma situação de quase pleno emprego.

Os Açores são a segunda região da União Europeia (depois do Tirol, Áustria) que apresenta a taxa de desemprego mais baixa.


A evolução das indústrias transformadoras, observável através das estatísticas das empresas, aponta no sentido de um processo de crescimento acompanhado de mudanças nas estruturas produtivas, pelo menos em termos de dimensão...(Chá, Cerveja, refrigerantes, licores, aperitivos, leite, iogurtes, carnes e derivados, etc etc etc)... se pensas que importamos tudo do continente tás mto mal informada então..

O Arquipélago está bem fornecido e dotado de industrias para se bastar a si próprio, caso contrário a FLA nunca teria surgido na altura.

Temos historia, temos cultura, temos tudo!!se os outros podem ser independentes tb nós podemos!!!e pra quê ficar junto a um pais que de dia para dia morre e se torna cada vez mais pobre? Portugal é a vergonha da Europa e o português na Europa é visto como um cidadão de segunda!



O PIB Açoreano em média está ao nivel dos mais desenvolvidos da europa, inclusive é um dos mais desenvolvidos

2º taxa de desemprego é a 2 mais baixa em TODA a europa

3º achas mesmo a nossa economia baseada na lavoura? lol continua a ver novelas...Temos o MAIOR potencial paisagistico de Portugal!


Se me perguntarem se temos condiçoes para sermos independentes...só digo isto...

SIM temos

Sabem porquê?
O unico dinheiro que recebemos sem ser o feito ca é o vindo da UE... ah pois é...!!!

Portugal Continental dá-nos 0EUROS!!!...Os milhoes que tanto falam, o que recebemos é todo vindo da UE.
Temos cultura, agro-pecuaria muito desenvolvida a nivel Europa e claro o nosso património paisagístico e aquático que é unico!!!

Se exportássemos 50% do que temos...so isso daria para equilibrar a economia açoriana no que se trata de ganhos/despesas...

Uma coisa complementa a outra, e nao podemos unicamente depender de uma só coisa.

São Miguel tem mais que condições para se bastar a si própria e ás restantes ilhas...

Que condiçoes Moçambique, Angola, Timor, Cabo Verde e os restantes tinham que nós nao temos pa sermos independentes?!...

Temos 1 coisa...amor à nossa bandeira...amor à nossa terra!!!nascemos nos Açores, logo somos Açorianos, e mais belo do que a nossa terra nao existe, é simplesmente nosso!!

A unica coisa que nos liga ainda ao continente é papelada, mais concretamente a constituição da republica portuguesa, nada mais nada menos.


E a nossa identidade como açorianos que somos???

Primeiro do que tudo no que me toca, somos açorianos...nascemos que eu saiba nos Açores!!!
Seriam capazes de desprezar a vossa identidade de uma terra que vos viu nascer e criar em troca de uma terra que de bom nada nos trás?
Faz algum sentido isso?


Agora pergunto eu: Porque motivos as outras colónias se afastaram de Portugal?!
Elas manteriam-se juntas a Portugal por ficarem a ganhar mas nao foi isso o que aconteceu, tal como aconteceu com Timor recentemente!

Os Açores possuem alma própria e não precisamos de ninguém de fora a dizer o que temos ou não de fazer!!!nem a controlar tudo quando nem eles vem ca passar férias!!


Os Açores são uma regiao com 9 ilhas e vários ilhéus, e este factor deve ser sempre distribuido de maneira a dar algum relevo às outras ilhas tambem. Mas no momento em que a regiao se tornar independente, ao olhar das organizações competentes e do mundo terá que haver uma capital, e esta será Pontal Delgada, devido a sua dimensao fisica, populção, poder, riqueza, e ao seu desenvolvimento e devido à sua dimensao populacional.

Com isto não quero dizer que se passaria a falar o micaelense nas outras ilhas, nada disso, mas como a maior percentagem da população açoriana, felizmente fala o Micaelense, esse seria o dialecto padrão da região autónoma dos Açores, assim como o Francês padrão é apenas falado em Paris, o português em Lisboa e Coimbra e por aí fora!... E o falar micaelense é considerado um fenómeno raro, singular e interessantíssimo na língua portuguesa. Somos unicos! Marcamos a diferença neste pais chamado Portugal, não só pelo nosso dialecto, mas como também pelas nossa cultura, gastronomia, festas, etc etc e que só a nós nos pertencem. Somos um povo de garra. Foram os açorianos que fundaram várias cidades do Brasil a partir do século 18 com a nossa emigração... temos uma ligação amigável com os estados Unidos e Canadá e hoje em dia os açorianos naquelas terras são cerca de 5 milhões, contando com os descendentes. Somos pequenos a nível geográfico, mas GRANDES e com uma alma enorme!!!

Anónimo disse...

Nem sei por onde começar.
Com certeza que o que vai na sua cabeça, está muito longe daquilo que se conhece por sanidade mental.
Não entendo a sua revolta para com a Madeira (região) e suas gentes (Madeirenses).
Tenho pena que pense assim. Ao apreciar o conteúdo do seu texto, direi que a sua personalidade é muito fraca, pouca autoestima e uma imaginação rica em podridão de argumentos.
Antes de mais, devo-me identificar como madeirense. Nasci e cresci na ilha da Madeira e por motivo de estudos estou a residir no continente ou por nós conhecido como rectângulo.
Como português, orgulho-me da história rica e corajosa que Portugal possui. Orgulho-me muito das gentes do norte, trabalhadores e guerreiros numa batalha pela descentralização e contra a constante subvalorização de que são alvo por parte de Lisboa.
Com isto quero dizer que este país só se levantará quando o transformarem em regiões autónomas tal qual a nossa vizinha e bem sucedida Espanha fez. Podem haver rivalidades mas eles foram sem duvida mais inteligentes que os Portugueses (continentais, porque os ilhéus acordaram cedo).
Em relação à Madeira, devo dizer que até concordaria com a independencia sob algumas condições. Mas isso, é exactamente o que mais se conhece por MAIS AUTONOMIA.
Não entendo alguns comentarios postos aqui. Alias, muitos com vergonhosas mentiras que passo a descrever.
Quem disse que pagamos menos impostos? Os 2% são para compensar a insularidade que tanto nos custa. Mas fique a pensar que lucramos pois não é isso que acontece.
Que disse que não concordamos em dar mais dinheiro para as rgiões mais pobres?
Reclama dos 78 milhoes do futebol. Sabe quem pagou o estadio do Benfica e outros? Sabes quantos pobres continentais usariam esse dinheiro para construir a sua casinha? É que por aqui, o "tio" Alberto dá quase de borla. Ele preocupa-se com o panorama social.
Ao escrever estes primeiros exemplos, vejo que não ia ter fim, tais são os numeros de mentiras aqui postas. Até mete nojo.
Vou-lhe explicar uma serie de coisas.
Somos sim culturalmente diferentes dos continentais. Devido ao isolamento, as culturas diferenciaram-se paralelamente para algo que não é comum entre os dois. Claro que os Açores tb o fizeram. Talvez fique espantada ao saber que tradiçoes madeirenses encontra-se quase inalteradas desde que a ilha foi colonizada ou seja, mantivemos as caracteristicas das tradiçoes do continente do sec XVI. Somos menos portugueses? Infelizmente muitas desapareceram quando por obra do VOSSO ditador, houve uma unificação da cultura portuguesa. Linguagem (que hoje ainda resiste em alguns locais o linguajar madeirense), danças(o folclore foi induzido), música, os generos tipicos dos madeirenses quase desapareceram mas felizmente tudo está sendo recuperado, uma gastronomia riquissima, os famosos arraiais que tanta alegria nos dão e isto é uma pequena amostra.
Talvez não saiba também que o facto da Madeira estar no caminho para as colónias, contribuiu em muito para o sucesso dos portugueses nas suas missoes de descobrimentos. Isto para quÊ? para voçÊs roubarem o ouro aos brasileiros e traficarem escravos?
Os Madeirenses tal como os Açorianos são muito orgulhosos da sua bandeira e do seu hino regional que tanto lhes custou a conquistar.
quando em 1931 os madeirenses revoltaram-se contra a ditadura, voçês viraram-nos as costas. isso nunca será perdoado devido aos ataques constantes e o pesado preço que a Madeira teve de pagar por esse episodio. A FLAMA salvou-nos de muita porcaria. Bem dita seja.
as vezes penso que o continental tem ainda uma pequena saudade do tempo da colonia. Pois podem tar certos que isso JAMAIS iráão acontecer outra vez. Deverão certamente saber que os Portugueses continentais são constantemente alvo de chacota publica nas ex colónias em diversos tipo de reacção como sejam a quantidade de anedotas produzidas pelos brasileiros e angolanos ou mesmo pelo hino nacional moçambicano. Ouçam e orgulhem-se da merda que fizeram.
Aqui na região não o farão mais com certeza.
Não entendo também quando dizem que na Madeira não há democracia nem liberdade de opinião. Não foi aí no continente que um professor foi afastado de um cargo por ter feito uma inocente piada sobre um ministro?
Ou mesmo aquela medica que se recusou a tirar um panfleto alheio a ela contra o tal ministro?!
Ou mesmo o governo que desvaloriza certas regiões do pais. A Madeira tem alguns probelmas sociais mas o alberto joão não se poe a gozar disso. Ele resolve-os!
Aí esta uma diferença grande. É que no continente fala-se demais e não se faz nada.
Duma das regioes mais pobres do pais para a 2ª mais rica em 15 anos é obra. Os dinheiros, ao contrario do que pensam, não vem do continente mas sim da uniao europeia. os Açores idem.
Nós tb pagamos impostos e temos muitos recursos. A agricultura como sejam a produção de semilha, tanarifa,banana, os vinhos, os mais variados frutos tropicais e sub tropicais, produção de carne, peixe, leite e derivados, faz de nos quase autosufeciente.
"A unica coisa que nos liga ainda ao continente é papelada, mais concretamente a constituição da republica portuguesa, nada mais nada menos." citando o meu compadre anterior.
260000 madeirenses compõem a população da Região 255000 na ilha da Madeira e 5000 no Porto Santo.
Temos as mais importantes reservas naturais do pais, apenas 2 das nossas 8 ilhas são habitadas. o potencial natural paisagístico e turismo tb cientifico é enorme, não desvalorizando claro o dos Açores que é diferente do da Madeira. Temos uma floresta unica no mundo que é patrimonio mundial e muitos animais endémicos.
A proposito, onde anda o vosso lince ibérico? Já desapareceram com ele? Nós fomos a tempo e salvamos os nossos.
Batemos recordes e ganhamos premios importantes europeus como sejam do aproveitamento de dinheiros comunitarios, cidade mais limpa da europa e cidade mais florida tb. Só na ilha da Madeira temos mais população que as nove ilhas dos Açores juntas portanto em termos de impostos, o dinheiro arrecadado de exportação e turismo perdia-se no continente. Temos milhoes em países como Austrália, Venezuela, Africa do Sul, Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, etc.
os Madeirenses fundaram culturas nos mais diferentes países. Foram responsaveis pelo Ukelele hawaiano e da viola de arame brasileira, descendentes do braguinha. Isto para dizer que tivemos um papel importante da divulgação do português no mundo.

Agora voçês cubanos vêm nos dizer que tudo o que se passa cá é mau?
Cara cubana que amim apetecia-me chamar outra coisa, corrupção existe no mundo todo, gente bacoca tb. se quer um conselho, preocupe-se mais com a sua capitalzeca que está bem vergonhosa. Dizem os turistas que depois de passarem na Madeira, ficam com muito melhor ideia de Portugal. isso voçês não falam pois não? Não lhes convém com certeza.
Fico triste por haver pessoas que alimentam o odio entre insulares e rectâng... continentais.
Por assim ser, nós e os camaradas Açorianos continuaremos a lutar contra o REGIME de Lisboa.

Abraço aos Açores.

Como desde pequeno me ensinam:
"Madeirense de coração, português sem escolha"
Bem hajam todos os ilhéus.

Anónimo disse...

Quanto ao outro que disse que a descolonozação foi mal feita, 1º é uma criancinha que não sabe o que foi a ditadura. Coitado, nem escola deve ter e depois, vê-se mesmo que é alfacinha!!
Arrogancia acima de tudo!
Vão lá esbanjar o dinheiro que o pais vos dá! XULOS!

Anónimo disse...

Bem, começo por lhe agradecer o seu comentário, que a mim divertiu imenso por ver tanta parvoíce junta. Quem lê o seu comentário e acredita fica com uma imagem interessante do clima político da ilha: temos uma polícia politica que manda os reaccionistas para a prisão, temos cidadãos não aderentes ao partido do governo com a vida limitada e controlada, as pessoas têm medo de se reunir em zonas públicas, há opressão psicológica nos cidadãos....Bem...este panorama é divertido. Faz lembrar o Salazarismo. Não se esqueça que o 25 de Abril chegou cá também. Agora falando a sério... Pelo seu ver, como somos uma cultura diferente da dos continentais, deviamos ser independentes. Pois bem; se todos pensassem assim a Europa teria milhares de nações..Enfim...Sendo assim só em Portugal cria-se quase uma dezena, porque culturalmente os minhotos, transmontanos, beirões, ribatejanos, alentejanos, algarvios e açorianos são diferentes (Já agora as Berlengas que geograficamente não estão coladas a Portugal Continental)...Não é só por aí, cara "cubana" que se dá indepêndencia a um território. Não se esqueça que a descolonização foi um fracasso político porque simplesmente se entregou ao vento as colonias sem saber se a população estaria totalmente de acordo com uma indepêndencia. É verdade que havia luta pela ruptura com o Estado Português, mas isso não significa que fosse a vontade geral. Mas fico contente por eles serem "livres" agora. Quanto a nós minha cara senhora, temos razões para não querermos ser portugueses, mas no entanto a população sente-se pertencente a Portugal. Como já foi referido, nos anos 30, os madeirenses revoltaram-se com a politica salazarista que sufocava a economia da região. Ainda tivemos um mês livres de Lisboa, mas depois Salazar respondeu com uma vingança que duraria até 1974. O que significa? Que por 40 anos a região foi esquecida, desprezada e os seus habitantes tratados como portugueses da mais baixa categoria. Interessante não é? Não mencionou isto pois não? Esta atitude Salazarista podia ter criado um azedume nos madeirenses e deixá-los com a unica vontade de ser independentes. Mas a história teve outro rumo. Conquistamos a autonomia e continuamos a ser portugueses. Isto para ver que a independência de um território é um assunto muito mais sério do que a senhora pensa, porque da maneira como pensa teriamos uma descolonização fracassada como a que houve depois do 25 de Abril...Agora quanto à região...O "ditador", como vocês bem gostam de catalogá-lo, é um governante de grande qualidade, e se ele está no poder há mais de 30 anos, é porque assim a população quer. Esquecem-se disso quando criticam o facto de ele estar no poder tanto tempo. E é obvio que quando o eleitorado está contente com a obra do eleito, elege-o novamente (veja o caso de Braga). Se ele ali está, é porque a população assim quer, por isso veja lá se começa a respeitar a opinião e o poder de decisão do povo madeirense, que é uma coisa que os continentais falham muito. Não sou idependentista mas sou a favor de mais autonomia para a ilha, porque para mim basta a soberania portuguesa no arquipélago. O resto sabemos fazer sozinhos, porque a seguir os vossos exemplos de governação, seríamos uma ilha miserável, como está o país a se tornar agora. E digo-lhe até, o nosso governante é exemplar para todo o país, porque um governo só é legítimo (não apenas pela eleição democrática) quando defende os seus cidadãos. Um governo deve proteger os seus cidadãos e zelar pelos seus interesses acima de tudo. E digo, é isso que acontece cá. Venha até cá e veja a opinião da população acerca do trabalho feito pelo nosso governante, cujo único objectivo político é servir a população da região. E se olhar bem para o continente verá que não é isso que acontece. Temos uma capital que funciona com a riqueza nacional. Temos Portugal todo a pagar o crescimento de Lisboa, que só serve a própria e não o país. Por isso anseio o dia em que os portugueses quererão um Portugal regionalizado, porque desse Portugal terei muito orgulho, e não do actual que vive rendido ao centralismo lisboeta. Isso, meus caros lisboetas, vai acabar. Preparem-se!!! Poderia escrever imensa coisa sobre o que se passa nesta ilha, no país e suas devidas comparações, que você ao ler, na sua racionalidade, de certeza que mudaria de opinião, mas, perante o meu gasto de energias a rir da quantidade de parvoíces escritas, escrevi só isto. Madeira será independente quando os madeirenses quiserem, porque ninguém melhor do que nós para compreender e perceber os nossos interesses. Enquanto contribuirmos para a economia e imagem nacional, teremos os mesmos direitos que os cidadãos de qualquer parte do território nacional, quer seja do seu agrado, quer não. E para finalizar, achei o seu comentário muito ofensivo para a inteligência dos madeirenses, porque nós não somos burrinhos nem vivemos numa cúpula de rosas. Sabemos o que se passa cá dentro e aí fora. E o que se passa aí fora (que chega por intermédio da TV e jornais) não é mais animador e bonito que o que se passa na Madeira. Cara "compatriota", as minhas saudações...

Anónimo disse...

Chapada de luva branca!

Anónimo disse...

Minha cara colega do continente...

Será que você ainda não percebeu que são a vergonha da Europa?

Por favor não arrastem os Açores convosco porque somos totalmente diferentes de vós, quer a nivel cultural, social e político.

Somos pequenos mas os Açorianos espalhados no mundo são quase 7,5 milhoes... para onde você vá encontra sempre açorianos( Hawai, Brasil, Canadá América etc )ou não tivessemos fundado aquelas paragens já desde o seculo XVIII, e por lá deixamos a nossa marca com a nossa famosa viola da terra açoriana, pela gastronomia, lingua, usos e costumes até hoje...

Neste momento temos uma população de 260.000 habitantes, mais coisas menos coisa, e se não tivesse sido a emigração que perdemos devido às ultimas erupções vulcânicas neste momento teríamos muito mais população do que temos agora. Perdemos muita população com a emigração e para ter uma pequena ideia, São Miguel, que é também a maior ilha do Oceano Atlântico norte, até meados do século XX, tinha à volta de 210.000 habitantes. Agora soma com 5.000 de Santa Maria, 60.000 da Terceira, 4.000 da graciosa, 6.000 de São Jorge, 15.000 do Pico, 15.800 do Faial, 5.000 das Flores e 400 do Corvo.... Com certeza vai dar um numero muito maior do que aquele que actualmente temos... Se não fosse pela emigração tinhamos até mais população do que a ilha da Madeira.

Quando Portugal foi tomado pelos espanhóis, o unico reduto que permaneceu portugal foi aqui nos Açores, porque não nos demos como vencidos como se fez no resto do território português. Temos património que vem já desde o século 15, gastronomia típica como os famosos pratos cozinhados ao calor da terra, temos festas.. aliás somos os portugueses que andamos sempre em festa.. para nós tudo é uma festa... a vida é uma festa... Temos uma maneira de estar na vida que só a nós diz respeito e que só quem é Açoriano sabe o que significa ter alma Açoriana.

Temos o maior e o melhor potencial paisagístico da Europa... Venha cá aos Açores e veja pelos seus próprios olhos, mas sabe... antes de a nossa riqueza ser vossa, ela é NOSSA e a nós pertence e a mais ninguém. Os açorianos não gostam de ser roubados nem de serem controlados por gente de fora.
Ok, foram vocês que nos colonizaram, mas graças a deus não fomos colonizados apenas com gentes do algarve, alentejo e do Minho.. A nós juntaram-se bretões, Flamengos, mouros, judeus, franceses, e holandeses.. por isso como vê minha cara, não somos totalmente portugueses a não ser pela nacionalidade porque o nosso sangue é diferente e por isso temos uma maneira de estar diferente..

Temos todas as condições para sermos independentes... toda! E há de chegar o dia da nossa vitória... Quem espera sempre alcança...

Não passamos fome e nem dormimos na rua da amargura porque aqui a nossa Bertinha não deixa.. Ela tudo nos dá!

Viva os Açores e à Madeira!

Independencia SEMPRE!!!

Anónimo disse...

Independência seria um pouco complicado.
Não é fácil as ilhas se afirmarem como país ou nação sem profundos alicerces que os aguentem.
Pensemos por exemplo nos produtos que não produzimos, informatica, petroleo, automoveis, etc.
Uma coisa é certa, uma vez pertencendo à União Europeia e com boa gestão de fundos, as coisas até dariam resultado. Veja-se por exemplo o caso de Malta que ao entrar na UE há tão pouco tempo, já ultrapassou Portugal na economia, aquilo é que foi uma descolonização bem feita.
Se houvesse uma independencia forçada, não iamos ficar mal concerteza. Uma aliança entre arquipélagos faria de nós o povo forte que é preciso para calar estes continentais saloios.
Os ilhéus sempre deram mostras de valentia e aprova está na história.
Sempre fomos oprimidos pelos continentais que se achando portugueses de sangue, nunca nos incluiram nos planos de gestão do pais. A titulo de exemplo e como reconhecimento de um trabalho de 5 seculos onde estavam entre as maravilhas portuguesas os 2200 Km de levadas madeirenses? Obra esta, que é unica no mundo e que corre como veias por entre florestas, montanhas e terrenos de toda a ilha e são da autoria do povo madeirense.
Ap contrario do meu colega, não sei quantos são os madeirenses espalhados pelo mundo, uma vez que desde o sec XVI que há emigração e até hoje se verifica muita gente a deixar a terra para conquistar melhores condições de vida. Muito por culpa do triste pais a que estamos atrelados com uma politica de gestão centralizada na porcaria da capital onde desigualdades economicas e uma classe media quase inexistente fazem de nós um país tipico de 3º mundo. Para ter uma ideia, na Africa do Sul e Venezuela, a comunidade madeirense é a esmagadora maioria em relação aos portugueses, tanto, que foi necessario em 1936, criar varias Casas da Madeira separadas da de Portugal.
Neste momento a ilha ainda está sobrelotada e cada vez se constroem mais casas por termos a população mais jovem do pais e maior taxa de natalidade. O espaço vai sendo reduzido uma vez que nas reservas, parques, florestas e em 6 ilhas é proibido construir habitações. Apenas em 30% da ilha podemos construi-las. Onde vai caber tanta gente se um dia os emigrantes decidirem regressar?
Enfim.
Referindo o facto dos espanhois não terem chegado à ilha terceira, muito me honra tal facto que na Madeira não foi possível uma vz que piratas e corsarios atacavam constantemente as reservas de ouro e arte existentes na ilha façe ao desleixo espanho e "esquecimento" das antigas colonias. Tivemos de pedir ajuda. Senão falávamos frances ou turco. Mesmo assim, a maior colecção de arte flamenga está no museu de arte sacra do Funchal e todos os anos se descobre peças de arte escondidas nos mais diversos lugares por inteligente esconder dessa mesma arte por parte dos jesuitas.
Quase tivemos para ser ingleses. Não sei o que falhou!! Tenho pena de tal! De qualquer maneira o sangue dels corre entre nós. Estariamos bem melhor como ingleses.
D qual maneira temos de resolver esta situação de desiquilibrio em relação ao continente e isso resolve-se com mais autonomia para a Região. O mesmo para os Açores.
Fico feliz pelo povo ilheu estar unido nesta questão. Apesar de governo PS, o "tio" Alberto nunca esqueceu o arquipélago irmão e faz sempre questão de mencioná-lo como tb vitima do governo lisboeta.

Um abraço especial para o Arquipélago Açoriano e vamos esperar com ansiedade o que a história ainda tem para contar!

Viva os Açores, viva a Madeira...

VIVA A NOSSA AUTONOMIA!!!
Queremos mais....

Anónimo disse...

Não me façam rir.. Vocês Açorianos ou madeirenses estejam mas é caladinhos quando fomos nós portugal que os povoámos.
Agradecam a nós por estarem a ser sustentados pelos meu país.
Sim os Açores tem as paisagens mais bonitas da Europa e a Madeira a taxa de crescimento mais jovem de Portugal e depois?
Isso por acaso interessa-nos?
Vocês são os verdadeiros marajas de Portugal. Chulos.. parasitas!! Realmente o nosso governo deve de vos dar a independencia para ver se deixam de chular o meu povo.
Deviam ter vergonha na cara.Aqui em Portugal não precisamos de merda de paisagens bonitas nem de taxas do caralho porque cá vive-se MUITO melhor que aí no vosso fim do mundo.
Digam-me uma coisa.. Madeira fica aonde? No cu de judas certo? E açores no caralho suponho também.

Fodam-se parasitas ilhéus
!!!!

Anónimo disse...

Sustentados por quem?
POr voçês?
Que bruto de merda!! E ignorante pelos visto.
Se não fosse os dinheiros da uniao voç~es eram um Ruanda Europeu.
Vergonhosos. Vagabundos.

Anónimo disse...

J`agora. Vive-se melhor onde? Em lisboa que chula o dinheiro do pais.
O resto anda na miseria.

Anónimo disse...

Já ouviram falar dos Açores? Sim!...Um arquipélago composto por 9 ILHAS e vários ilhéus???

A mim parece-me que não! Nós Açorianos devemos antes lutar por sermos independentes face aos cubanos...! E ver-nos livres de uma vez por todas da sua tirania e da hipocrisia que é Portugal. Esse espírito de independencia dos Açores, já vem desde os anos 70 com a FLA ( Frente de libertação Açoriana)
! Nós temos que ficar unidos!!! Temos muitas condições para nos tornarmos independentes.

O meu grande problema é com os "cubanos", esses gajos é que são burros o suficiente para nem saberem que os Açores são 9 ilhas, nem sabem que se não fosse-mos nós (Açorianos) eles a esta hora eram espanhoís.

Percebem? Eu sou Açoriano e só dpois sou Português... aliás não sou português porque não nasci em portugal continental... falo é o português.. dos AÇORES ÓBVIO!!!

Daqui a uns anos os Açores serão apenas um arquipélago independente sem estarmos que ser ligados a Portugal e aos portugueses hipócritas que pensam que nos Açores quando a maré está baixa dá para ir de ilha em ilha e de pedra em pedra. Vocês pensam também que a maré quando está vazia que dá para ir de pedra em pedra para as outras ilhas! Vocês são ridículos, para não dizer patéticos. Só um exemplo para você: As ilhas mais próximas de São Miguel, são Santa Maria e Terceira. Uma viagem de avião para Santa Maria são á volta de 20-25 minutos e Terceira 30 minutos. Imagine de barco!!

Por isso, se pensam que os Açorianos, são inferiores a vocês, estão muito mal enganados. Você pode perceber das contas do seu país e afins mas de história e de economia açoriana percebo eu!!


Criticam o povo açoriano, mas no verão estão todos cá caídos a ver as nossas belezas. Santa Hipocrisia. Repatriar essa gente por completo não? Eles não são bem-vindos cá!

São Miguel.
É uma ilha totalmente diferente das outras, acabando sempre por nos surpreender, quer em diversidade paisagística, quer pela sua grandeza, pela cultura e suas gentes, constituindo assim, a maior ilha do Atlântico norte, um pequeno continente, por assim dizer. São os contrastes das belezas naturais verdejantes e a grandiosidade dos cones e das crateras vulcânicas,as fajãs que banham o mar, cascatas que se precipitam do alto, as lagoas enormes que ocupam crateras de vulcões, as enormes montanhas para não falar na montanha da ilha do pico que é a MAIOR elevação de portugal continental com 2351 metros de altitude, a cidade de Ponta Delgada sempre activa, as suas outras restantes cidades e vilas,a sua história, freguesias e aldeias, as suas inúmeras praias, caldeiras, grutas, fontes de águas termais cascatas de água quente, fumarolas, geisers, etc... enfim São Miguel é um pouco de todas as ilhas dos Açores... mas as restantes ilhas também possuem um verdadeiro manancial paisagistico e do qual nos orgulhamos MUITO porque ele é NOSSO!!!


Deparei-me também com um crítica àqueles CONTINENTAIS que não têm o menor conhecimento do nosso território, que afinal também é o deles, visto que somos um PAÍS. A verdade é que, pelo menos no que toca à nossa geração, os açoreanos têm um maior e mais fiel conhecimento do continente do que aquele que os continentais têm em relação aos Açores.

Mesmo na faculdade - entre estudantes universitários - deparo-me com pessoas que me dizem para falar açoriano! Mesmo depois de lhes explicar calmamente as diferenças. Ora, eu consigo distinguir as diferentes pronúncias continentais, mesmo sem tê-las ouvido pessoalmente. Isto é de uma falta de cultura GERAL brutal!

Olhe primeiro para o seu país MINHA CARA COLEGA, que não é lá nada famoso, e depois venha cá criticar os outros ou dar a sua opinião se quiser, percebeu?

Diz-me você que os Açores não têm condições para serem independentes? Pois muito bem minha cara amiga, caso você não saiba, a região do pais que cresceu mais em pouco espaço de tempo e que o desemprego é quase nulo são os Açores.

Os Açores são a regiao do país em que a taxa de desemprego é quase nula e o poder de compra um dos melhores do País.

Nao sei se sabe mas o nivel de vida nos Açores mudou mto.. cresceu mto, e cá vive-se mto melhor do que em certas regiões do continente.

Perdemos MUITA emigração principalmente entre o século XIX e XX devido a inumeras catástrofes naturais, entre elas erupções vulcânicas, porque se não fosse por isso hoje em dia seríamos a região autónoma mais populosa do país.

Somos um povo de garra.. estamos habituados a tempestades violentas e a furacões, a sismos e a vulcões... vocês não sabem o que é ter sangue açoriano e enfrentar as adversidades da natureza... mas NUNCA vamos abaixo.. sabemos contornar e dar SEMPRE a volta às situações porque já estamos habituados... vocês estão é mt mal habituados meus caros compatriotas!

Passando à frente...

Como estava a dizer, a qualidade de vida nos Açores hoje em dia, é superior á de certas regiões do continente, é um facto!

A FLA (Movimento de libertação Açoreana) teve algum impulso nisso mas logo perdeu os seus mais ímpetos desejos de os Açores se tornarem numa nação independente quando os Americanos nos deixaram... sempre tivemos uma ligação especial com Canadá e Estados Unidos e é onde estão inseridos mais da metade da nossa diáspora... se for a Fall River, a Mississauga, New Bedford ou mesmo Santa Catarina que foi fundada pelos açorianos no século 18, verá que nessas mesmas cidades o espirito açoriano reina, quer em festas quer na arquitectura, quer nas tradições lingua usos, e muitos costumes...Não há uma unica família nos Açores que não tenha um familiar nas américas... temos uma ENORME descendencia naquelas terras... e alguns destacam-se no mundo politico e musical... lembrei-me agora por exemplo de Nelly Furtado que é fiel às suas origens e enaltece e divulga sempre a bandeira açoriana nos seus clips, outra coisa n seria de esperar visto que a familia inteira da cantora vive em São Miguel!

Enfim...

O que é certo é que mts continentais qd cá vêm desdenham tudo o que é açoreano, como se o país deles fosse o mais rico da Europa, chamando-nos de burros, de escumalha, de pretos, ( correcção: os açores nao foram povoados com negros mas sim antes por minhotos, alentejanos, algarvios, estremadurenhos, flamengos holandeses, judeus, mouros, e bretões. Os escravos negros que acompanharam as familias burguesas para os Açores nunca se chegaram a mesclar com a população branca dos Açores) ...

Passando á frente...

Até á data sempre fomos governados por uma cambada de incompetentes, daí o estado miserável em que Portugal se encontra e com tendência a piorar cada vez mais.
O nosso governo regional ao invés do de Portugal sempre soube aplicar os gastos e subsídios da União Europeia em prol do desenvolvimento autónomo ao invés do governo de Lisboa, que esbanjaram quantidades incalculáveis de dinheiro e hoje o povo é que paga a factura pelo país estar na bancarrota e na falência...

Portugal hoje em dia está na cauda da Europa em relação a tudo sendo o país mais pobre da Europa Ocidental.

Os Açores registaram, no último trimestre de 2005, a mais baixa taxa de desemprego do País - 4,4 por cento, contra oito por cento da média nacional.

Madeira e Algarve, com índices de desemprego de 5,1 e 5,9 por cento, respectivamente, foram as regiões com valores mais próximos do verificado nos Açores.

Segundo o Inquérito ao Emprego do Serviço Regional de Estatística, a taxa média de desemprego da Região situou-se, no ano passado, nos 4,1 por cento - 3,5 pontos percentuais abaixo do valor médio nacional – apesar do crescimento verificado ao nível da população activa regional.

O que nos liga a Portugal é apenas papelada e nada mais meu caro. Temos tudo para nos bastarmos a nós próprios e ao resto das ilhas, e esse dia vai chegar garanto-lhe, porque o Arquipélago está bem fornecido e dotado de industrias para se bastar a si próprio, não importamos obrigatoriamente tudo do continente, e temos um governo próprio que nos governa!



Falam falam falam
mas esquecem sempre de timor...
portugal libertou-os
tornaram-se independentes
indonesios tentaram ficar com aquilo mas nao conseguiram...

que aconteceu a seguir???
tao a recuperar
tao a receber apoios das mais variadas identidades!!
o povo timorense antes da independencia é portugues?!
que eu saiba nao!

SAO TIMORENSES!!!
tudo custa...
e neste momento nada dependemos de portugal continental.

Dependemos unicamente de nós e da uniao europeia...
Digam-me:
Para onde foi o $ que os USA deram em relaçao a base das lajes?...
se bem me lembro de ler nas noticias ficou no continente...
onde anda metade dos apoios que a UE da aos Açores?!?!
fica no continente...a unica coisa que anda a acontecer ao continuarmos amarrados ao continente é sermos roubados!!!

Lá por querer ser independente nao signifique que odeie Portugal, simplesmente quero ser açoreano e unicamente açoreano,,, temos historia, temos cultura, temos tudo!!Se os outros podem ser independentes tb nós podemos!!!E pra quê ficar junto a um pais que de dia para dia morre e se torna mais pobre?!?!Daki a dias Portugal é mais pobre que Angola, Congo, etc etc etc.


Que condiçoes k Moçambique, Angola, Timor e os restantes tinham que nós nao temos pa sermos independentes?!...1 coisa...amor a bandeira...e amor à nossa terra!!!nascemos nos Açores, logo somos Açorianos, e mais belo do que a nossa terra nao existe, é simplesmente nosso!!

A unica coisa k nos liga ainda ao continente é papelada, mais concretamente a constituição da republica portuguesa, nada mais nada menos.

Informem-se antes de falarem.!!!


Para mais informações deiem uma vista de olhos nesse site. Não custa nada lol!

http://acores.sapo.pt/opiniao/interior.php?id=146

VIVA AOS AÇORES E À MADEIRA!! INDEPENDÊNCIA!!!

Anónimo disse...

E à Madeira.
Vejam porque os turistas dizem que somos o paraíso na terra.
http://drakonyaz.blogspot.com/
www.madeiranature.com
http://youtube.com/watch?v=oWY41C6oFoY&mode=related&search=

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=434771&goto=nextoldest

http://youtube.com/watch?v=KtM62lXkUHE&mode=related&search=

http://youtube.com/watch?v=LtqnT4goUdo&mode=related&search=

http://youtube.com/watch?v=Csi4RC3Gn7I

e muits mais que dirão, isto é um paraíso na terra.

Anónimo disse...

Procurem no youtube a aterragem nakele aeroporto genial.
É demais. Para mim há poucos assim. Não é qualquer piloto.

Anónimo disse...

Pois bem, para a besta que quer desesperadamente a independencia das regios, pnse um pouco nestes aspectos.
Fique sabendo que 65% da zona economica exclusiva portuguesa provem das ilhas. Que peixe iam voçês comer? Lulas de rio? Carapau de lagoa?
E madeiernses?
1. Crisitiano Ronaldo.
2. Jorge Jardim Gonçalves, + parte do BCP
3. Berardo + participações em várias empresas portuguesas.
4. Fátima Lopes, única estilista de renome internacional, em Portugal.
5. 25% da Zona Marítima Exclusiva.
6. Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português.
7. 2 ilhas que qualquer outro país europeu dava o seu "centro" e o seu "alentejo" em contrapartida para as terem.
8. Contribuição líquida positiva para o PIB português.
9. As mulheres mais bonitas de Portugal.
10. Única região do país que se eleva deste marasmo-porreirismo-mediocridade luisitana...

Portugal desaparecia...

Anónimo disse...

O meu comentário vai direccionado para o "cubano" que escreveu que o seu governo devia de nos dar a independência...
Pois bem...

Desde a data da sua descoberta, em 1427, os Açores têm constituído uma importante plataforma oceânica, tendo, também por isso, uma relação privilegiada com o mar, patente, igualmente, no facto da ocupação humana das ilhas ocorrer, predominantemente, na faixa costeira.

Nos séculos XV e seguintes, a posição geográfica do arquipélago fez com que este se transformasse num eixo fundamental para a navegação entre a Europa, o Oriente e a América. Nessa altura, a Região serviu de porto de abrigo para as tripulações embarcadas em longas viagens, e é, desde então, ponto de convergência de diversidade cultural.

Esta importância histórica ainda hoje pode ser aferida pela existência de um avultado número de vestígios de naufrágios, uns resultantes de confrontos, outros devido a tempestades, em especial junto à costa das ilhas.

Hoje em dia, a importância do mar nos Açores, ou a importância do mar dos Açores para a Europa, pode ser aferida pela dimensão dessa Sub-área da Zona Económica Exclusiva de Portugal, - 953.633 Km2 - , a maior da União Europeia, alargando desta forma as fronteiras do espaço comunitário até próximo do continente americano.

O arquipélago possui 844 km de faixa costeira, um número cuja relevância pode ser aferida se se tiver em conta, por exemplo, que a extensão da linha de costa de Portugal Continental tem 943 km.

Pois bem,basta referir que, no caso da Região Autónoma dos Açores, apesar da sua pequena dimensão terrestre, a mesma beneficia da maior Zona Económica Exclusiva da Europa.

Os Açores têm no mar um produto turístico de excelência que proporciona actividades cujo potencial ainda não está esgotado, como a observação de cetáceos, big game fishing, pesca recreativa, fotografia subaquática, mergulho, náutica de recreio, vela etc...

Mas é em terra que os Açores marcam a diferença em tudo.

A começar pela inúmera e inesgotável paisagem de que somos conhecidos além fronteiras. São Caldeiras, a fervilhar, lagoas enormes que ocupam as crateras dos vulcões, os géisers, as cascatas de água quente férrea, as fumarolas, as cascatas que se precipitam do alto dos montes para o mar, os vales abruptos entre as escoadas vulcânicas, o matiz do verde sempre presente, a nossa floresta da Laurissilva e que é um vestígio da antiga floresta da Europa que hoje em dia já não existe sequer, ribeiras e ribeiros, inumeras praias aliás nos Açores existem mais de 25 praias, temos o nosso famoso anticiclone que nos dá fama, mas também por outro lado temos as nossas tempestades e furacões, sismos e vulcões...

Os Açores são unicos...9 ilhas com beleza igual à que temos não existe aqui no Atlântico e nem na Europa!!! Temos as unicas fábricas de chá da Europa, o único ananás cultivado no nosso clima português, sem falar na nossa gastronomia típica que é imensa...

... As nossas festas seculares... Temos as maiores altitudes da região atlântica e de Portugal entre o qual se destaca o cone vulcânico da ilha do Pico com 2351 metros de altitude... as restantes ilhas quedam-se pelos 1000 e poucos metros.

Açorianos?

Pauleta o nosso Pauleta...

Catarina( a primeira mulher portuguesa a ganhar o BB3)

Antero de Quental, Natãlia Correia, Teófilo Braga, Jaime Gama, Canto da Maia, Domingos Rebelo, Carlos Alberto Moniz, Sandro G,Lucia Moniz, Mário Jorge Garcia, Jorge Ferreira, Morbid Death, Different Mind, e claro os olhos dos Açores - Nelly Furtado!!!



Portugal já nos dava a nossa indepêndencia
não?


Actualizem ao menos os vossos conhecimentos cubanos e vejam o poder paisagistico que nós temos...

Se tiverem ao menos vontade de saber o que os Açores realmente são, aconselho-vos a verem esses pequenos clips... afinal não custa nada...

Haja saude!
http://www.youtube.com/watch?v=k7g40X_EDxw&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=KHepY6oEAt0&mode=related&search=


http://www.youtube.com/watch?v=fIbQFE65HlQ&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=8QEu6kUmQaU&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=dnU3EH5B2vs

http://www.youtube.com/watch?v=CzyeUdgOhLE&mode=related&search=

Anónimo disse...

Lol

Para quê tantos vídeos sobre os Açores? Nem mesmo mais do que um os cubanos iriam perceber lol.

Este aqui é curtíssimo e fala bem sobre os Açores e ainda por cima feito por jornalistas da TVI. Ora deiem uma pequena vista de olhos :)

http://www.youtube.com/watch?v=yemVdj034B8&NR=1

Anónimo disse...

Portugas?

Vão mas é pastar que quem manda aqui nos Açores são os Açorianos e não os tugas!

Açoriana e com MUITO orgulho.

Digam lá.. têm tanta dor de cotovelo de não viverem num sitio idílico como o meu não é? Digam lá lol ;)A inveja é um pecado e pode matar meus senhores do continente!

AÇORES AÇORES AÇORES VIVAAAAA!!! PORTUGAL PORTUGAL PORTUGAL = A merda da Europa.

Nada mais belo que a minha terra. Ora vejam lá se não tenho razão :)

http://www.youtube.com/watch?v=xlmdEm71lvo&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=I6XveE0Bsxs&mode=related&search=

Anónimo disse...

Correcção colega. A floresta laurisilva existe sim em grandes quantidades. Temos a maior concentração dela na Madeira. Quase toda ilha a tem. Daí o patrimonio mundial Unesco.

Anónimo disse...

O unico lugar no mundo onde tem certas especies animais e da flora.

Anónimo disse...

Eu não disse que a floresta Laurissilva não existia na Madeira.
Apenas disse que ela não é apenas originária da Madeira mas sim das ilhas da Macaronésia das quais os Açores também fazem parte. As ilhas da Macaronésia são ( Canárias, Cabo Verde, Madeira e Açores), os unicos redutos ainda da existência da Laurissilva. Ela também existe nos Açores caso você desconheça, e com ela a nossa fauna também endémica!

Não é só a Madeira que tem a floresta da Laurissilva.

Anónimo disse...

E aliás deixe que lhe diga que ela não se confina apenas a 2 ilhas como aí na Madeira mas sim a 9 ilhas. E os Açores são conhecidos por isso mesmo também : Por terem uma floresta intacta e virgem e da qual nos orgulhamos muito, porque afinal de contas o turista que vem às ilhas não quer ver desenvolvimento exagerado mas sim a nossa beleza natural e ela está intacta. O turista vem para descansar e passar férias... não para se pôr no meio da confusão. Pra isso eles têm isso melhor do que nós nos seus países. Nos Açores conciliamos o progresso mas respeitando sempre as nossas florestas endémicas senão daqui a dias estávamos com as 9 ilhas sem floresta e espaços verdes. E é disso que os Açores se orgulham : do seu enorme património paisagístico e turístico, coisa que hoje em dia existe pouco em Portugal dado ao super desenvolvimento exagerado que mais se vê por aí fora.

Anónimo disse...

"a nossa floresta da Laurissilva e que é um vestígio da antiga floresta da Europa que hoje em dia já não existe sequer" foi o que levou a pensar que não sabia que na Madeira existia a maior parte.
Se se refere À Madeira no que toca ao desenvolvimento exagerado, pode já se considerar enganado. Venha, e veja com os proprios olhos o que é desenvolvimento e respeito pela Natureza. Não é por acaso que quem cá vem, mesmo Açorianos e continentais, ficam pasmados pelo que em nada conheciam a Madeira e nem faziam a minima ideia dada a imagem falsa que a comunicação social e gente falsa que nunca cá veio, dá as pessoas. Muitos deles querem até ficar por cá.
As circusntancias deram-nos não 2 mas 8 ilhas (pelos vistos, não conhece o território portugues e o arquipélago da Madeira esquecendo-se de 3 ilhas nas Desertas e 3 ilhas nas Selvagens) comj relevos quase impossíveis de trabalhar mas os Madeirenses deram-lhes a volta, das quais em apenas duas podemos viver uma vez que as outros por serem mais pequenas e agora como reduto selvagem de animais tanto de endemicos como de raros têm o seu abrigo. Quando falo em endemismo, refiro-me às especies que apenas se encontra neste arquipélago e que são muitas.
Orgulhamos-nos de ter a maior area protegida do país e da vida nela existente sendo das regioes Europeias com mais diversidade natural. A UE consagrou-nos reserva biogenética mundial em 92. Todo o Arquipélago pode servir como laboratório biológico. è disso que mais nos orgulhamos.
Nunca disse que a Laurisilva aer apenas da Madeira.Sei muito bem os arquipélagos que compôem a Macarronésia. Disse, que a maior parte das especies e o maior agregado está na Madeira(ilha).Mas nas outras 7 ilhas tb tem. Aliás, o despertar para a importancia e o termo Laurisilva provem de biologos madeirenses e de um trabalho memoravel por parte deles e colaboração do Governo regional. De qualquer modo não há que haver rivalidades.
Os Açores, com o seu enorme potencial paisagistico (aliás deveria ser mais aproveitado me termos turisticos) e a Madeira, com a sua fonte de biodiversidade natural deve se orgulhar do que têm e explorar essa riqueza na parte económica como seja o turismo. A Madeira já o faz, espero dos Açores o mesmo com maior nível.
Confesso que das vezes que fui aos Açores, São miguel e Terceira, não vi muita floresta. Vi si muito verde, dos terrenos de cultivo, pasto e etc. Mas floresta, não chamava tanto à atenção. Quem sabe poderiam recuperar e investir em plantar uma com especies endemicas da laurisilva e vossas.
De resto, os Açores beneficiam muito de pouca população e muito espaço em especial na ilha de São Miguel, que, não é a maior do Atlantico norte como alguem disse atras. A madeira está quase sobrelotada apesar da emigração que ainda existe, daí uma necessiddae de conquista aos espaços verdes uma vez que construir em altura está mesmo fora de hipotese. Valha-nos o Governo que por bem, fez saber que agora é mesmo propibido cortar floresta para construir. Agora acabou de vez.

Anónimo disse...

Bem...

Eu pessoalmente já estive na Madeira e em Porto Santo e por isso falo do que apenas vi. Se bem que já ouvi dizer várias vezes( e isto por parte de continentais), que a beleza açoriana em nada se compara à beleza da ilha da Madeira. São arquipélagos totalmente distintos um do outro e como tal têm especificidades próprias que as distinguem uma da outra.

É-me dito também e isto por parte de algumas agências de viagem ( porque já trabalhei no ramo), que muitos turistas procuram um turismo de lazer e de natureza, coisa que os Açores oferem no seu expoente máximo.

Um turista vem deliciar-se com a natureza... não com o rebuliço das cidades. Ele não vem ver torres nem apartamentos de betão.. casinos ou industrias... porque isso eles têm em demasia nos seus países mais do que Portugal e particularmente a Madeira.

Claro que eles deixam dinheiro aí nos fundos da Madeira, mas cá nos Açores o dinheiro que eles deixam não é à custa de teleféricos nem de casinos...

Mas isso fica para outra história senão nunca mais saía daqui.

Vejo que você sabe muito pouco dos Açores. Também é normal, uma vez que só esteve em 2 ilhas e os Açores são mais que 2 ilhas.

Se fala em poder paisagístico lembre-se que os Açores ficam à frente da Madeira a anos luz. Não queira comparar pelo amor de deus.

De que adianta o arquipélago da Madeira ter 8 ilhas se apenas 2 delas são habitadas?

Nos Açores, o caso já muda de figura. Somos 9 ilhas TODAS habitadas com mais de 20 ilhéus. Chega para si ou ainda não?

Passando à frente...

Temos a MAIOR zona económica exclusiva da Europa, e um verdadeiro manancial de beleza paisagística que você não encontra em mais nenhum outro lugar do mundo, mas claro, cada qual defende aquilo que é seu.

A nossa floresta Laurissilva em São Miguel está apenas confinada à maior altitude da ilha. Você com certeza não queria ver a Laurissilva nas cidades ou nas vilas porventura? É que quando estive também aí na Madeira vi muitos pastos e a Laurissilva está confinada a zonas específicas... o mesmo acontece também aqui nos Açores.

À nossa floresta está aliada várias espécies endémicas animais e vegetais que você só encontra aqui nos Açores como vice-versa também.

Temos além do Morcego dos Açores, o ouriço cacheiro, o mocho dos Açores, o nosso querido Milhafre ou Àguia de asa redonda que deu o nome ao nosso arquipélago e essa ave você até nas cidades vê, temos o coelho bravo, o furão, a doninha, a salamandra de água-doce, o garajau- rosado o garajau comum, o cagarro( espécie protegida dos Açores, o tentilhão o melro negro, o estorninho, a codorniz, a perdiz e a galinhola, o rato do campo, o canário da terra, o pintassilgo, o rouxinol, a toutinegra, o pato-bravo, a alvéola, o pomo torcaz( espécie endémica e protegida), a estrelinha, etc etc etc e nunca mais saía daqui.. Claro que ainda restam muitos outros animais mas como a lista ainda nem na metade vai, quedo-me por aqui. Claro que algumas espécies foram introduzidas e outras não. Outras são mesmo endémicas dos Açores assim como a Madeita também a sua fauna endémica.

O vulcanismo não faz apenas parte da história geológica dos Açores, mas tem marcado também a história do povo açoriano desde que no século XV se deu inico ao povoamento do arquipélago, dado que a expressão do vulcanismo marca prsença em todas as ilhas à excepção da ilha de Santa Maria, que tal como aí na Madeira o vulcanismo já se encontra extinto.

Os Açores são ilhas em mutação, quero com isto dizer, que sendo ilhas extremamente activas a nível vulcanológico, as mesmas estão ainda em crescimento. Não estão estagnadas como aí na Madeira.

Estamos na junção das placas americana e europeia. Placas diferentes da da Ilha da Madeira.

A nível de população como disse, até meados do século XIXI e princípios do século XX os Açores tinham mais população do que a ilha da Madeira, só que devido à forte emigração gerada por recentes erupções vulcânicas fomos obrigados a perder mais de metade da nossa população, daí hoje em dia a nossa população ficar pelos 260.000 e qualquer coisa, s ebem que a população açoriana está de novo a crescer. Aí na Madeira a emigração verificou-se não por erupções vulcânicas ou terramotos ou furacões como aqui nos Açores mas sim pela busca de melhores condições de vida. É completamente diferente!

Diz que São Miguel não é a maior ilha do Atlântico Norte? Aconselho-o a ir a bom atlas e verá como a ilha de São Miguel é ligeiramente maior do que a ilha da Madeira, mas aconselho-o vivamente a ir a um atlas e verá!

Os Açores tem muitas mais condições para oferecer no que toca a turismo de natureza do que a Madeira, sem falar obviamente que são maiores em área do que a Madeira, porque são 9 ilhas, e logo tem muitas mais potencialidades para se investir.

Claro que existe muito espaço verde nos Açores. Não precisamos de torres ou apartamentos de betão para dar a ideia de superioridade( se bem que os primeiros começam já a aparecer em Ponta Delgada com muita pena minha), quando temos o que os outros não têm à custa de um desenvolvimento desenfreado como se vê aí na Madeira - A nossa paisagem pura e intacta! E fazemos questão de a preservar porque ela é a nossa marca e a menina dos nossos olhos. Neste momento posso lhe dizer que as ilhas atlânticas mais visitadas por turistas são as ilhas dos Açores. Não sei se será pela marca e prestígio da nova novela feita pelos cubanos no nosso território mas o que é certo é que cada vez mais os turistas estão sendo atraidos pelas nossas ilhas. Os turistas cá nos Açores vão à procura de um turismo totalmente diferente do que fazem aí na Madeira.

Um turismo de natureza e isso temos para dar e vender a quem quiser!!!


Temos é que saber investir e aonde vamos investir. João Alberto Jardim ficou fora de si quando soube que os Açores receberam 13 milhões de euros do fundo coesão social inserido no plano finanças para as regiões autónomas, e a Madeira apenas 200 mil euros. Não se esquecam que os Açores são 9 ilhas e não apenas 2 como a Madeira, logo há que se investir mais.

Anónimo disse...

E para falar além do poderio paisagistico açoriano você fala em cidades património pela Unesco. e isso temos ou não fossemos as ilhas mais importantes no passado porque serviamos de escala às naus da índia.

Vasco da Gama ou Cristóvão Colombo estiveram cá e com eles deixaram a sua marca.

Temos história, temos património.

Sem desvalorizar a ilha da Madeira aconselho-o a não viver tão fechado no seu mundo " Madeira" mas tente abranger mais os seus horizontes e tomar conhecimentos acerca de outras tradições e outras culturas como é o caso dos Açores. Eu não sou madeirense mas também interesso-me pela história da Madeira.

Devia de fazer o mesmo, visto que todas as ilhas atlânticas tiveram ou têm a mesma importância no contexto regional.

Anónimo disse...

Olhe até na internet consegui encontrar a sua duvida sobre qual as ilhas atlânticas a maior.

Ora veja bem :

Ilha da Madeira(740,7 km²)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_da_Madeira


São Miguel é a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km², mede 95km quilómetros de comprimento e de 8-15 km de largura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_S%C3%A3o_Miguel


Portanto como vê a ilha de São Miguel consegue ainda ser maior do que a ilha da Madeira.

Isso só para desmistificar a sua duvida!

Anónimo disse...

Penso que o site que foi indicado ou não está totalmente correcto ou precisa de ser actualizado, mas vá a um outro site qualquer sobre a àrea da ilha da Madeira e outro sobre a ilha de São Miguel e verá que tenho razão na questão de a ilha de São Miguel em área ser um pouco maior do que a ilha da Madeira.

Bem haja!

Anónimo disse...

Isto aqui não é um blog sobre Açores VERSUS Madeira.
Aqui falamos dos tugas e em relação a uma independência dos arquipélagos autómanos.

Deixemos isso para outro blog e aí podem dizer o que quiserem.

Por enquanto, não nos desviamos do tema em questão.

Açoriana e com muito orgulho.

Anónimo disse...

Bem quis deixar patente que em nada estamos a competir para quem foi o maior dsgraçado nem o que mais gente tem nem a maior ilha.
Muita falta de interpretação que vai aqui. Chama-se iliteracia.
Centremo-nos na questão essencial como muito bem deixou claro a colega anterior.
A qustão, é defender a dignidade do povo ilhéu em relação às atrocidades vindas do continente e respectivos "comentários" do habitantes que por lá brincam.

Anónimo disse...

Bem, ao ler o comentario do meu colega e para tdos o que o tenham pachorra de ler, verá quem é que realmente vive no seu "mundinho" fechado e obsoleto.`
É uma estupidez das maiores, comparar sequer a quantiddae de ilhas dos açores com as da Madeira relativamente às habitadas. Volto a refeir e parece que não percebeu ainda. São 8 ilhas, 2 habitadas, as outras tb nos servem para turismo biológico e ecologico. Algo que por ai inda vai demorar embora tenhm algum potencial.
Vasco da Gama, Colombo?
Voçê sabe do que fala? Colombo casou e viveu nestas ilhas. Aqui teve o seu filho e daqui partiu para as Americas. Voasco da Gama antes de ir para India, aqui passou levando Camões que dedicou estrofes à ilha nos Lusiadas.Voçê leu historia de Portugal?
Parece-me que não.
É claro que não tive em todas a ilhas! tb tenho mais que faça, mas informo-me muito, leio, e pesquiso! Algo que se voçê fzesse, teria uma percepção de tudo o que disse ao longo destes comentarios.
Quando disse que São miguel nã era a maior ilha, não quis dizer que a Madeira é que era! Voçê fala portugues? Não sei se considera a Islandia menor que São Miguel, ou mesmo Lanzarote, Gran Canaria! O seu mapa é disfuncional!
E por aqui fico porque não quero azer promoção do destino Madeira, sem dvida nenhuma muito mais bem sucedidos que os Açores e não entro em competição constante como tenta fazer.
Vou à minha vida que tenho mais que faça. Sugiro que faça o mesmo.
Fim e ultima vez que venho.

Anónimo disse...

Ó meu caro colega...

De história percebo eu. Não vivo apenas focado no meu mundo Açores, ao contrário de você que faz alegorias da batata-doce como por exemplo estar a dizer que o arquipélago da Madeira são 8 ilhas quando na verdade apenas 2 delas são habitadas e não chamaria ilhas às restantes do seu arquipélago mas sim ilhéus, e o que lhe disse foi que ao contrário do que você afirmou, todas as ilhas nos Açores são habitadas, é um facto, e que a beleza da Madeira fica muito àquém da beleza dos Açores... É novamente um facto a realçar, não tenha duvida. A madeira está muito urbanizada. Mal existem traços de ruralidade, mesmo nas zonas mais rurais, ao contrário dos Açores que preservam o seu património paisagístico e etnográfico. Na Madeira verifica-se quase o que se vê no já no Algarve - turismo de massas... HOTÉIS HOTÉIS HOTÉIS!!!

O turista que vem para os Açores não procura um turismo de massas.. Procura descansar, relaxar e disfrutar da natureza. Não é de estranhar que sempre quando mostram imagens de Portugal, mostram sempre spots publicitários sobre os AçORes. A Madeira é bonita claro, mas não é tão espectacular como os Açores...

A nível de falar da maior ilha do atlântico estava-me a referir aos arquipélagos da Madeira e Açores e estava-lhe a dizer que São Miguel é maior em área do que a ilha da Madeira. Não me estava a referir a islândias ou Patagónias à mistura entendeu?


E a nível de população se hoje em dia somos em pouco numero do que a Madeira como já lhe disse atrás, e torno a dizer-lhe, is Açores até meados do século 20, era a região autónoma mais populosa de Portugal, logo muito mais populosa do que a Madeira, e perdemos mais de metade da nossa população por catástrofes naturais, o que fez despoletar uma enorme emigração. Os madeirenses não sabem o que é deixar a sua terra em busca de outra devido a infortúnios da natureza... os madeirenses só emigraram em busca de melhores condições d evida e mais nada!!!

Não sabem o que foi emigrar devido a erupções vulcânicas, a sismos, a cheias, a tempestades etc etc... Vocês tal como os do continente estão muito mal habituadinhos e por isso não sabem dar o valor.

Se não fosse pela emigração enorme que os Açores perderam hoje em dia seríamos sem sombra de duvida a região autónoma mais populosa mas graças a deus a população açoriana está a crescer novamente e a bom ritmo...



Esteje mas é caladinho porque para falar de história percebo eu.

Sim eu sei que Cristóvão Colombo esteve aí também na Madeira. Não sou tão burro e inculto como você que nem sabe que Vasco da Gama, ou o descobridor da América viveram e passaram aqui também pelos Açores... Não apenas Vasco da Gama e Cristóvão Colombo como Pedro Àlvares Cabral... Quem é você para me ensinar história?

Os Açores sempre tiveram uma posição estratégica para as naus que vinham tanto do ocidente como do Oriente. Estude e depois venha cá falar!

Às tantas não sabe sequer que foi aqui nos Açores, e do qual nos orgulhamos muito que a história sempre teve um papel fundamental na treta que é esse país.

Quando, em 1580, Portugal estava de luto com a morte de D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, morreu o cardeal-rei D. Henrique, legando o trono a Castela, o filho bastardo do Infante D. Luís, D. António, Prior do Crato, apresentou-se como sucessor do reino, disputando-o pelas armas, contra Filipe II de Espanha. Perdida a causa pelos desastrosos combates travados no Continente, apenas resistia, heroicamente, os AÇORES e não a MADEIRA, mas mais concretamente a ilha Terceira, onde encontravam abrigo os partidários de D. António.

Durante três anos os Açores resistiram ao domínio espanhol, sendo o único ponto do país onde se erguiam as cinco quinas da bandeira portuguesa, chegando a ter trono, Casa da Suplicação, Mesas de Desembargo do Paço e Casa da Moeda.
Com as lutas entre liberais e absolutistas que surgiram em Portugal nas primeiras décadas do séc. XIX, mais uma vez os Açores notabilizaram-se!

Aqui se concentraram os emigrados liberais dirigidos pelo próprio D. Pedro IV, constituindo o seu único reduto em Portugal. A sua posição foi reforçada pela vitória obtida na batalha da Praia,da vitória em 1829, que evitou o desembarque de uma força absolutista. Da Terceira partiu para dominar a ilha de S. Miguel e desta para o desembarque no Mindelo, no primeiro passo para a vitória definitiva do liberalismo em Portugal..

Se não fossem os Açores hoje em dia provavelmente a ilha da Madeira como o resto do território português nessa altura com certeza estariam a falar espanhol e não português.

Você percebe da sua história da Madeira como eu percebo da minha história dos Açores. Não me venha com complexos de superioridade que em mim eles não me afectam porque sei bem o significado e a importância que tiveram os Açores no passado.

Saia você um pouco do seu universo ilha... Sabe... é que existe vida depois da Madeira!

Anónimo disse...

Por acaso esta besta não está a dizer que os Açoreanos sairam da ilha só por questoes da natureza pois não?
Como Açoreano emigrado chamava-me a mim proprio de cobarde. então os que ainda lá estão são os destemidos, os herois certo?
Oiça os Açoreanos tal como provavelmente os madeiernses sairam por querer ter um vida melhor que so era possivel fora das ilhas.
Não fantasie tanto.
Abraço a Angra.

Anónimo disse...

Obrigado pelo abraço à minha cidade património! Dsede já agradeço e retribuo pa si tb,

Sim.. foram os fenómenos vulcânicos que despoletaram a emigração em massa nos Açores. A questão da Madeira foi já diferente.

Mas uma coisa complementa a outra isso é óbvio, e besta é a puta que o pariu ENTENDEU?

Anónimo disse...

Caro conterrãneo Açoreano!
Quer-me parecer que voçê estara a fazer um compatição de quem foi o mais triste de todos e o mais heroi.
Como residente na America, sou forçado a dizer que nos açores, não há muitas possibilidades de vida. Quem quer ser alguem, tem mesmo de sair ou então fica enterrado. Parece-me que não está a saber lidar com alguns argumentos e que em nada acusa competição mas sim factos e voç~e transfoma-os. Vamos com calma.
Toda esta paisagem, é linda, mas não é unica. Tem que admitir que há mais coisas que aos olhos de outros podem ser mais bonitas.
Não olhe para os Açores como se fsse o ultimo paraiso terrestre porque não o são. Confesso que quando ai vou em derias, aborrece já tanta pasmaceira só voltando por atenção à familia que deixei.
Não sei a Madeira, mas os Açores t~em muito problema social por resolver como o caso da Graciosa por exemplo. e só aqui comecei.
Praia, não vos esqueci...

Anónimo disse...

Não entendo, se os açoreanos são assim tão Herois, porque é que no continente só ouvimos o Alberto João a reclamar do Governo central?
Fica a pergunta para alguem me responder!
Queremos um alberto joao no continente!

Anónimo disse...

Não queria responder a esta pequena discussão um pouco fora de contexto, que surgiu, mas perante os comentários do "neo", senti uma forte necessidade de responder. Meu caro...Não

compreendo a sua revolta, típica de um frustrado, ao ler o comentário do "carlinhes". não

foi feito nenhum ataque aos Açores. E não compreendo o seu ataque à Madeira...Diz que

estamos a anos-luz do potencial paisagístico dos Açores...pois bem meu caro..Está muito

enganado...O que a Madeira tem os Açores não têm, e o que os Açores têm a Madeira não tem.

Por isso acho de inteira estupidez fazer comparações. E se diz que a nossa ilha é só betão e

ruralismo desapareceu. Então visitou mal a ilha, porque como atrás já foi referido, temos

zona protegida onde não se pode construir, daí a zona costeira estar cheia de construção.

Diz que os Açores tem mais natureza que a Madeira. Pois bem...Mas nós temos natureza e

qualidade de vida porque o nosso governante preocupou-se em melhorar a nossa qualidade de

vida. Por isso é q estamos cheios de estradas e predios, porque a qualidade de vida, e

devido a isto a população está a crescer, sem esquecer o numero de estrangeiros residentes

estar a aumentar. Enfim...Isto para que compreenda que não vivemos apenas para servirmos aos

turistas. Também servimos a nossa população. Quanto aos factos históricos...Tivemos um papel

fundamental na expansão maritima portuguesa; Temos a Sé que foi a primeira fora da Europa à

qual esteve subjugada por um periodo, todo o Atlântico (isto inclui os Açores) e Indico; no

sec.XV o açucar que se consumia na Europa era da Madeira; o Vinho Madeira chegou a ser o

vinho mais caro do mundo, etc...Isto para ver que a Madeira não foi insignificante para a

História. Quanto às revoltas que aconteceram...realmente a Madeira não participou

activamente como os Açores e sabe porquê? A Madeira era um território de mercadores que mais

lhes interessava o comercio. E este comercio não se resumia com Portugal, mas com varias

nações marítimas europeias. Daí ter existido varias sucursais holandesas, francesas e

inglesas no Funchal, no sec.XVI, XVII e XVIII. Eramos mais um povo mercantil, que já se

tinha revoltado com a coroa varias vezes. Por isso é que não participamos activamente como

os Açores. Não eramos refúgio, mas sim um centro economico...Termino por aqui. Espero ter-lhe mostrado que de nada serve a sua revolta. Ninguém lhe atacou...E espero que os açoreanos não fiquem chateados ao ler isto, porque o que escrevo aqui dirige-se apenas aos comentarios do "neo". Saudações a todos...

Anónimo disse...

Meu caro ilhéu...

Não sei se sabe mas o nível de vida nos Açores melhorou muito. Hoje em dia nos Açores já ninguém emigra. No passado sim.

Os Açorianos têm uma longa tradição de emigração. As razões têm sido as mais diversas: desde a necessidade de colonizar territórios recém-conquistados, na época áurea dos Descobrimentos Portugueses, passando por catástrofes naturais, como erupções vulcânicas, até ao simples desejo de combater o isolamento inerente à insularidade... o mesmo aplicava-se à Madeira!

A verdade é que a diáspora açoriana sempre favoreceu este povo, que deixou marcas indeléveis na cultura dos locais por onde passou, e ainda hoje vê representantes seus assumirem posições de destaque nos mais diversos quadrantes das sociedades que os receberam – seja no desporto, nas artes, na indústria ou na política.

Devido a essa forte emigração verificada no passado os Açores perderam mais de metade do que a sua população, porque se tal não fosse o mesmo arquipélago hoje em dia teria mais população como teve num passado remoto do que o arquipélago da Madeira. Mas a população açoriana está de novo a crescer!


A origem da emigração açoriana está nos primórdios do povoamento, porque os Açores ao contrário da Madeira sempre foram um povo castigado pelas catástrofes naturais ( coisa que aí na Madeira não sabem sequer o que é, por isso os Açorianos são um povo de garra e de trabalho).


Foram cinco os grandes destinos da emigração açoriana: Brasil, Estados Unidos, Bermudas, Hawaii e Canadá.



A primeira emigração foi com destino ao Brasil, nomeadamente para o Sul do Brasil, em 1847, com a saída de cerca de 79.809pessoas.

A emigração para este país foi variável, porque após este período, verificou-se um outro fluxo migratório em finais do século XIX, início e metade de do século XX para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.



Os Estados Unidos surgiram como segundo destino em termos cronológicos, na segunda metade do século XVIII, porém só em meados do século XIX...


As Bermudas foram o terceiro grande destino da emigração açoriana. O ano de 1849 marca o início da emigração dos Açores para este arquipélago do Atlântico Norte. Se relativamente aos outros destinos, a maioria dos emigrantes eram oriundos de todas as ilhas dos Açores, no caso das Bermudas, são maioritariamente micaelenses.



O Hawaii, actual estado do pacífico dos Estados Unidos, foi em finais do século XIX um destino para muitos açorianos. As condições de vida no arquipélago, e as catástrofes que sempre assolaram as ilhas, e a crise económica da época, provocada pelo declínio da produção de laranja e consequente diminuição do comércio, levaram a que muitos açorianos seguissem viagem rumo ao Hawaii, onde as condições de trabalho oferecidas eram atractivas. Este surgiu como um pólo de atracção, apesar dos condicionalismos de ordem geográfica e cultural, principalmente para a população da ilha São Miguel.



Por ultimo,o Canadá foi o último grande destino de emigração dos açorianos. A emigração data de 1953 com a entrada de emigrantes naquele país ( 96.278 açorianos).

Apesar desta ser uma emigração muito recente, o número de açorianos que emigraram foi bastante elevado.

Como você pode ver os Açores perderam MUITA população dado que a emigração do arquipélago registou números elevados, nomeadamente para os Estados Unidos, Canadá e Bermuda, entre as décadas de 60 até aos nossos dias.

Hoje em dia a palavra emigração já não existe sequer nas ilhas dos Açores!

Com certeza hoje em dia a emigração também não se verifica na Madeira, porque o nível de vida na mesma melhorou bastante. O mesmo aplica-se também aos Açores!

Os Açores têm praias...(NATURAIS) já a Madeira dá-se ao trabalho de ir importar areia a Marrocos para criar praias ARTIFICIAIS!

Na Madeira pouco existe ruralidade. A ilha foi pouco e pouco sendo conquistada pelo preço cruel do desenvolvimento exagerado destruindo antigas zonas onde hoje em dia só existem betão e apartamentos. Na Madeira verifica-se o que nem na Bermuda se vê : Devido à insularidade da mesma e por se tratar de uma ilha existe uma falta de ordenamento de território que é uma coisa séria. São casas em cima de casas, estradas em cima de estradas... nem na Bermuda que é uma ilha muito mais rica e desenvolvida económicamente isso se vê.

Aqui nos Açores não precisamos de torres gémeas, nem de edificios de 20 andares para fazermos chegar até Lisboa os ecos da nossa existência. A nossa paisagem é património da humanidade pela UNESCO!

A Madeira hoje em dia está a tornar-se tal qual o Algarve associado a um turismo de massas exacerbado.

O turista que vem aos Açores procura um outro tipo de turismo totalmente diferente do da Madeira: Um turismo de natureza e de lazer, mais do que a Madeira possa oferecer, e isso os Açores têm em demasia para dar e vender a quem quiser, até à Madeira se for preciso.

Não temos necessidade de criar praias porque graças a deus estamos bem servidos com elas, não temos necessidade de criar ambientes paisagísticos porque graças a deus temos até dizer chega... olhe que a lista é enorme e não queria perder o meu tempo a enumerá-los todos.

Vá a um atlas ou a uma boa enciclopédia e procure você mesmo saber pelos seus olhos. Assim escusa de duvidar da minha palavra!

Você falou em banana? Vinho? Os Açores também são mundialmente conhecidos e isso graças à nossa diáspora que é imensa, pelos nossos famosos vinhos locais e frutos tipicos, que em nada se comparam à da Madeira. A Madeira tem os seus e os Açores os seus têm também!

Não nos falta nada! Só nos falta a nossa independencia. Cá nos Açores NINGUÉM passa fome. Só passa fome quem quer, porque trabalho existe para todos. Nos Açores vive-se hoje em dia muito melhor que em algumas cidades do continente... e por isso mesmo emigrar hoje em dia já não existe sequer nos Açores.

Olhe que pasmaceira vi também eu o mesmo na Madeira nas zonas fora de funchal... Porque a Madeira está apenas confinada ao Funchal e nada mais.. o resto é paisagem...

Mas é essa pasmaceira que você tão ironicamente fala, que os turistas buscam ( o turismo de lazer... o turismo de contacto com a natureza) coisa que a Madeira não sabe oferecer já que só vive de um turismo de massas e os nossos turistas que nos visitam não são os mesmos que vos procuram!

Não queira demonstrar uma superioridade na sua ilha da Madeira, quando existem outras ilhas e locais que tal ou melhor como a Madeira também têm o seu melhor para dar a quem nos visita.


A nível histórico....?

Pois bem, caso desconheça, durante todo o século XVI e século XVII a principal escala atlântica localizou-se nos Açores que então foram o principal porto oceânico para os navios portugueses e mais tarde espanhóis que regressavam à Europa com as riquezas do Novo Mundo e do Oriente.



Foram as viagens de Vasco da Gama (Cujo irmão Paulo da Gama se encontra sepultado mo Convento de São Francisco de Angra do Heroísmo) e Cristóvão Colombo que deram inicio à consagração dos Açores como escala fundamental das rotas atlânticas.

A importância dos Açores, foi tal que levou a própria coroa portuguesa a tomar uma série de medidas a confirmarem a posição das ilhas açorianas.

foi criada a Armada das ilhas, para fornecer protecção às naus que tocassem o arquipélago, e foram publicados o “Regimento para as naus da India nos Açores” e o dos juízes das alfândegas. Não sabia? Informe-se primeiro. Hoje em dia a falta de cultura é sinónimo de BURRICE!



Andamos sempre em festas.. Para nós a vida é uma festa. Tempos festas que só nos Açores elas conseguiram ser preservadas desde a época dos povadores e que nem em território continental ou na Madeira existem!


Os Açores, para além de albergarem várias espécies endémicas animais e vegetais, possuem uma unica espécie que não existe em qualquer outro local, do mundo... o Priôlo!

Estas ilhas, dada a sua localização geográfica, são muitas vezes visitadas por aves afastadas das suas rotas de migração, sendo mesmo frequente encontrar algumas aves do continente americano. Este facto torna os Açores um destino de eleição para os observadores de aves que desejam acrescentar mais algumas espécies às suas listas de observações, promovendo cada vez mais o turismo no que toca a bird whatching.



Falar dos Açôres, implica falar também das suas nove ilhas cheias e dos seus restantes ilhéus de encanto, e com paisagens naturais extasiantes, envolvidas por um mar infinito...

Falar dos Açôres, também é sinónimo de poesia, visto que foi o berço de figuras como, Antero de Quental, Vitorino Nemésio e Natália Correia, para só citar alguns, porque senão nunca mais saía daqui.

Vocês madeirenses ( posso estar a generalizar e peço desculpa aos demais )criticam os tugas mas no fundo são iguais a eles com o vosso complexo de superioridade desmedido que têm.

Temos pena...

Existem outros ao menos que se fazem notar : AÇORES SEMPRE AÇORES!!!

Anónimo disse...

Bem.. estava eu aqui a ler esse blog horrível criado não sei por quem quando deparo-me agora aqui com uma discussão tola entre Açores e Madeira e ao ler essa conversa que me desculpem, não queria ser parcial mas estão-me a obrigar a ser.
Como é possivel em pleno século 21 ainda existirem alguns madeirenses que pensam que ainda emigra-se nos Açores? É totalmente lamentável e absurdo, para não dizer patético.
Eu nem comento em relação a isso.
Como disse atrás o colega "neo" e com toda a razão já há muito que não se emigra nos ilhas Açorianas. Realmente devem de pensar que a vossa Madeira é o centro de tudo? Garanto-vos que não é não!

... E para aquele senhor que falou em pasmaceira, saiba que pasmaceira é o que a ilha da Madeira é quando comparada com a ilha da Bermuda que é muito mais pequena mas por conseguinte muito mais rica do que a Madeira porque lá vivi 10 anos, por isso peço desculpa mas você não está em condições para falar o quer que seja em relação aos Açores quando a sua ilha também deixa muito a desejar. E por favor não compare arquipélagos tão diferentes um do outro. A Madeira vale o que vale e os Açores falam por si. As ilhas dos Açores não precisam de advogado para se defenderem. Talvez a Madeira precise.


Cumprimentos de uma micaelense.

Anónimo disse...

Só um pequeno parentesis:
O senhor que afirmou haverem problemas sociais em algumas ilhas açorianas, não se esqueça que a Madeira também os tem, com a diferença de nos Açores eles serem em maior numero porque Açores é uma região de 9 ilhas e não de 2, e daí explica-se os Açores receberem mais fundos da União Europeia do que a Madeira. Sabe, é que dá muito trabalho gerir e gastar verbas com 9 ilhas.
Dá-me aqui a entender que só falta o senhor pôr a sua ilha da Madeira num altar. Olhe para pôr a madeira num altar o senhor primeiramente teria que começar por resolver tanto problema social e politico que existe na Madeira e só depois poderia falar dos Açores da forma que quiser. Acho que não está a ser lá muito correcto. E por favor não veja as coisas de forma mais humana e não com sentido de superioridade. Isso cheira-me a portugas lol :) Não me digam que os madeirenses por sua vez também sofrem dessa patologia de superioridade?


Cumprimentos.

P.S. À autora do blog : Por favor tenha vergonha ao menos naquilo que escreveu. Portugal é uma nação.Não se poderá falar ainda em independencia.

Woodworm disse...

Cresçam…

tanto se fala sem saber…
tanto se fala sem pensar…

Fica a promessa de publicar no meu blog um post sobre a matéria…

Anónimo disse...

É incrivel o que se diz sem sequer atacar!
Não me pareceu ataque por parte de madeirenses.
Será que os Açorianos têm complexos de inferioriddae?
Parece-me que sim. Em todos os posts desatam a mandar com carga informativa que em nada interessa a não ser que se queira ler um livro de historia açoriano. Da minha parte não estou interessado até porque há historias bem mais interessantes.
Não se trata de burrice. trata-se de prioriddaes anquilo que se quer saber e os açores não passam por elas. O minimo indispensavel e o resto é palha!
Não entendo o problema social e politico na Madeira. Será que o povo não vota no presente governo para ele tar a governar? Será que ele é eleito de forma ilegal?
Se sabe o que nos não sabemos, venha dizer mas cuidado porque pode responder me tribunal por calúnias. Não ia ser o 1º!
Respeitem os madeirenses pela opção governativa que quiseram. Não vos faz diferença nenhuma que seja ele ou outro!

MMV disse...

Cara Rita Medeiros...

Por favor... 9 ilhas com menos população que a Madeira e Porto Santo...

Problema social e politico na Madeira? Isso não existe... Somos uma das regiões mais evoluidas de Portugal, a par de Lisboa e Vale do Tejo... Somos sempre aproveitar os fundos Europeus...

Eu sei que é bonito dizer "ah somos 9 ilhas é dificil de gerir"... Vamos fazer as contas... Madeira, Porto Santo, 3 desertas, 2 selvagens... Total 7 ilhas... Já parece um pouco mais...

Deve existir nas Desertas e Selvagens o mesmo número de pessoas que no Corvo... 400 pessoas...

Depois cara micaelense... Os Açores são uma terra cheia de problemas sociais... Basta ver a reportagem que deu há cerca de um ano e tal na SIC... Em que os açorianos ameaçaram o jornalista, por ter mostrado a realidade...

E já agora deviam tentar resolver os vossos problemas com a ilha Terceira... Porque voces próprios são desunidos...

Um grande abraço

MADEIRA SEMPRE...

Anónimo disse...

Já agora! Para que conste, falaram-me que ainda há muita emigração açoreana e quem o diz são colegas meus de trabalho micaelenses.
É a sua palavra contra a deles mas como já antes um conterrâneo seu o disse e os meus colegas são mais credivei que voçê, eu acredito neles!

Anónimo disse...

Baby boy, chego a conclusão que bater em ceguinhos apenas faz ferida!

Anónimo disse...

A mim o que me disseram e isto dito por amigos meus da madeira foi que hoje em dia ainda existia emigraçao na madeira... vivendo e aprendendo.
Palha é o que tenho mais visto aqui.Cheira-me a dor de cotovelo será?

Vocês nem a Portugal pertencem mas a Marrocos lol.

Os Açorianos são realistas e não mesquinhos ou altruístas como os nossos "colegas" da madeira que tanto falam do "contenete" mas são ainda piores do que eles. Complexo desmedido de superioridade é o que têm os da madeira.

Não sei pk mas a nós açorianos quando nos vem à cabeça madeira pensamos logo em Alberto João Jardim, porque de resto não tem nada assim que chame tanto a atenção. Já se você pensar em Açores vem-lhe mais coisas à cabeça.

Lave a boca para falar da minha região porque você não está a par da realidade. Olhe para a sua já que o complexo de superioridade existe também na Madeira sem ser apenas no continente. Os do continente não deviam de vos dar NUNCA a vossa independência.

Já ouviu falar alguma vez em Bermuda? Cale-se e não diga baboseiras. Olhe que fica feio. Bermuda é muito mais pequena do que a Madeira, mas ao mesmo tempo muito mais rica por isso não queira fazer comparações com a sua Madeira porque ela perde.

Novamente a treta da conversa sobre população? Mas você gosta de bater sempre na mesma tecla, já reparei nisso. Os Açores tinham muito mais habitantes do que a Madeira se não fosse pela emigração que perderam muita gente. Hoje em dia a população está a crescer a bom ritmo e em breve passamos-vos à frente não se preocupe.
Desertas? Selvagens? De que serve o vosso arquipélago ter 7 ilhas se apenas 2 delas são habitadas? 2 delas são apenas habitadas e as restantes são para enfeitar lol. Nos Açores já não é assim. As 9 ilhas, fora os mais de 20 ilhéus, são todas habitadas porque permitem a fixação humana, logo não são como os ilhéus da Madeira. Já se calava não?


Rivalidades entre ilhas? Não me faça rir quando a rivalidade a que se refere até no seu arquipélago existe e de ilha para ilha. Quem é você pa falar dos Açores o que quer que seja? Você nem de história açoriana percebe, quanto muito mais da etnografia e cultura local. Eu não sou madeirense, mas ao menos interesso-me pela cultura e história da madeira. Não me considero ainda burro. Estude e depois venha cá falar comigo.
E a nossa rivalidade entre Terceira e São Miguel teve origem na primeira capital açoriana que depois por razões de ordem populacional, riqueza, e dimensão passsou para Ponta Delgada mas não é disso que estamos aqui a tratar mas sim do vosso complexo de superioridade.

Passando à frente...

Alberto Jardim lol. Esse nem precisa de tirar curso de palhaço coitado. O nosso governo ri-se às custas desse baboso que nem queiram saber. Ele é o bobo da corte de Portugal... Entretêm os outros com as suas comédias e insultos.

Ele gosta do mais ridículo populismo e provincianismo fascista e ditatorial e ainda por cima sendo o responsável máximo de uma região autónoma de um país da Europa.
Eu, embora tenha o maior respeito por Alberto Jardim, sou daqueles que pensa que a Madeira vive à conta do “Contenente”. Pois é mas Alberto Jardim disse precisamente o contrário. Ao que parece, o que a Madeira recebe do Continente representa apenas 14 % do total das receitas madeirenses. E mesmo esse valor é inferior ao que a Madeira produz em impostos. Ou seja, depois de ouvir Alberto Jardim, fiquei com a sensação que, se amanha a Madeira ficasse independente, o Continente ficaria a perder dinheiro. Será verdade? Não sei. Estamos aqui a andar para trás como o caracol? Estará o "contenente" a ser sustentado pela Madeira?
A Madeira não passa de uma ilha, é rodeada de agua por todos os lados, por isso não a façam crescer, porque ela não cresce mais daquilo que é, e na melhor das hipóteses afunda-se porque é ridiculo, afinal de contas não passa de uma ilha como tantas outras, e olhe que há ilhas bem mais pequenas do que a MADEIRA mas com um poder economico tremendo - Bermuda é uma delas, e sendo mais pequena tem 4 vezes a população da madeira por isso veja lá como as coisas são.

A Madeira tem hoje um estatuto muito para lá do especial, sim sim claro, claro! Alem dos impostos serem bastante mais baixos do que em Portugal continental, a Madeira é hoje um paraíso offshore onde circula dinheiro corrupto e sujo.


O continente financia a extravagância e os luxos da Madeira e nada recebe em troca a não ser insultos e incentivos de independência. E o que é Jardim faz? Os que vivem na pobreza são escondidos para que os milhares de turistas não vejam. A oposição faz-se quase às escondidas, com receio de represálias como num qualquer país de ditadura. Pobreza escondida e envergonhada também é o que mais existe às escondidas na Madeira por isso cale-se e admita ao menos que a sua ilha não é esse paraíso que faz parecer aos de fora.
Fidel Castro, tantas vezes apelidado de ditador, é um aluno primário comparado com o catedrático Jardim.
Jardim bebe e fuma do melhor. Possui amantes no continente e ainda somos obrigados a ouvir os seus disparates quando se encontra bêbado nos habituais “circos” a que chamam de comícios.
Convence os Madeirenses que este é mesmo o último mandato para que se sintam obrigados a votar nele. Para ajudar, o clero local incita ao voto na figura. Para quando o fim?
Não me esqueço que Alberto Jardim ficou fulo quando os Açores receberam mais fundos da UE do que a Madeira. Também de que é que ele estava à espera?

Olhe ele que continue a ir buscar areia a Marrocos para criar as vossas praias fingidas lol.. e o luxo desmedido porque a ilha não irá crescer mais do que é. Afinal de contas não passa de uma ilha.

Bem isso é mesmo de loucos.. Só mesmo na Madeira. Que vergonha!
Temos pena.

Açoriano SEMPRE!

Anónimo disse...

Fiquei abismada com o que se escreveu por aqui neste blogue.

Primeiro esta discussão não era Madeira VS Açores. Não estávamos a comparar nada, já que a luta era contra aqueles que difamam as nossas regiões autónomas…

Continuando…vou comentar aqui umas tiradas do nosso colega ilhéu Neo.

“Os Açores têm praias...(NATURAIS) já a Madeira dá-se ao trabalho de ir importar areia a Marrocos para criar praias ARTIFICIAIS!”

A praia da Calheta é a primeira praia do género na Madeira, para criar uma alternativa diferente. No arquipélago das Canárias é pratica comum. Não é que seja fã de praias artificiais, mas prefiro mil vezes o areal dourado do Porto Santo que é só o melhor da Europa. E sei do que falo, porque falam tanto da Riviera Francesa e a Costa Italiana… mas é uma grande desilusão é o que é! Só as ilhas gregas superam.
Mas voltando ao assunto, penso que deve desconhecer por completo as inúmeras praias que a ilha da Madeira tem. Tenho muita pena, que apenas tenha conhecido o cartaz turístico para a malta da 3ª idade.
Relacionado com as praias…. temos aqui na Madeira das melhores ondas para fazer surf na Europa, nas nossas praias de calhau. Todas com bandeira azul.

“Na Madeira pouco existe ruralidade. A ilha foi pouco e pouco sendo conquistada pelo preço cruel do desenvolvimento exagerado destruindo antigas zonas onde hoje em dia só existem betão e apartamentos. “

Lamento que conheça tão pouco da ilha. Vê-se mesmo que realizou apenas os circuitos turísticos mais vulgares. Não me admira que tenha tão má opinião sobre a ilha. Temos ainda imensa ruralidade, sobretudo na costa norte e nas vilas a altitudes mais elevadas e mais remotas. Não é por acaso que temos lugares, onde certos “falares” arcaicos mantiveram-se, devidas as barreiras físicas que esta ilha impõe. Apartamentos e betão existem em demasia….mas isso é no Funchal. Mas era necessário dar resposta às necessidades da população. E a população exigia mais desenvolvimento e mais condições de vida. Então isso foi proporcionado pelo nosso Governo. Nota-se que este foco de desenvolvimento deu-se no Funchal, sobretudo para não descaracterizar certos traços culturais das outras localidades na ilha. Experimente ir ao Jardim do Mar e andar por aquelas ruelas, com as suas casinhas brancas. Experimente ir até ao Loreto no Arco da Calheta e ver as imensas fazendas e as agriculturas de subsistência daquelas gentes.

“Aqui nos Açores não precisamos de torres gémeas, nem de edificios de 20 andares para fazermos chegar até Lisboa os ecos da nossa existência. A nossa paisagem é património da humanidade pela UNESCO!”

“Um turista vem deliciar-se com a natureza... não com o rebuliço das cidades. Ele não vem ver torres nem apartamentos de betão.. casinos ou industrias... porque isso eles têm em demasia nos seus países mais do que Portugal e particularmente a Madeira.”

Não temos aqui nenhumas torres gémeas e muito menos apartamentos com 20 andares. Temos apartamentos em demasia, no Funchal, repito: no Funchal e no seu “pólo” habitacional que é o Caniço.

“Você falou em banana? Vinho? Os Açores também são mundialmente conhecidos e isso graças à nossa diáspora que é imensa, pelos nossos famosos vinhos locais e frutos típicos, que em nada se comparam à da Madeira. A Madeira tem os seus e os Açores os seus têm também!”

Devia saber que entre os melhores 10 vinhos mundiais, está o Vinho Madeira e o Vinho do Porto. Qual vinho dos Açores? Cá dele?
Já agora, há inúmeras referências históricas sobre o vinho Madeira e o do Porto. Para não falar das centenas de referências histórico-literárias que existem. Não tente fazer a mínima comparação, porque é completamente descabida e forçada. Está comprovado pelas melhores especialistas quais os melhores vinhos, e o Madeira faz parte da lista deles.

“Olhe que pasmaceira vi também eu o mesmo na Madeira nas zonas fora de funchal... Porque a Madeira está apenas confinada ao Funchal e nada mais.. o resto é paisagem...”

Bem…vamos ver se a gente se entende. Então você critica o nosso betão…os fictícios apartamentos de 20 andares…as torres gémeas fantasiosas… É preciso por os pontos nos i’s. É normal que os outros sítios sejam uma pasmaceira pegada. O Funchal é a capital onde se concentra tudo. E ainda bem que assim o é, porque detestaria ver o Jardim do Mar, o belíssimo Porto da Cruz ou mesmo São Jorge cheio de lixo moderno e social. Há que preservar os traços rurais que algumas localidades. Mas isto também não implica que não melhoremos as condições desses mesmos lugares. E é o que tem sido feito ao longo destes 20 anos. Mas não é com coisas desnecessárias, mas sim com coisas que servem o interesse da população, como o saneamento básico, a educação, o desporto para os jovens, o serviço cultural, etc, etc.


”Mas é essa pasmaceira que você tão ironicamente fala, que os turistas buscam ( o turismo de lazer... o turismo de contacto com a natureza) coisa que a Madeira não sabe oferecer já que só vive de um turismo de massas e os nossos turistas que nos visitam não são os mesmos que vos procuram!”

Mais uma vez está enganado. Completamente… Turismo de massas é o Algarve e as vizinhas Canárias. O turismo para a Madeira, é turismo de 3ª idade endinheirada. De luxo. Porque não é qualquer pé rapado que pode passar cá uns dias. Os hotéis são caros, mas temos aqui dos melhores hotéis da Europa, que já ganharam inúmeros prémios.
Felizmente, e principalmente nos últimos anos, tem-se apostado noutra modalidade turística, o Ecoturismo. Temos paisagens belíssimas de perder a respiração. Temos as montanhas mais inacessíveis, as ravinas e gargantas mais profundas e escondidas com a tão bem preservada Laurissilva. Temos as inúmeras levadas que percorrem a ilha.
Existe de momento uma publicação que é virada para esta vertente. De oferecer a natureza selvagem desta ilha. Cada vez mais se oferece a vertente radical para os jovens turistas. Desportos radicais, desde o slide, rapel, parapente, canoagem….
Não fale daquilo que desconhece.
Já agora deixo aqui uma dica: http://www.madeiranature.com/


“Não sabem o que foi emigrar devido a erupções vulcânicas, a sismos, a cheias, a tempestades etc etc... Vocês tal como os do continente estão muito mal habituadinhos e por isso não sabem dar o valor.”

Acredito que têm condições péssimas devido às condições naturais. Mas mais uma vez, vossa excelência comete um erro. Vamos rever algumas noções de orografia. A Madeira é uma ilha com uma orografia extremamente montanhosa, apresentando ribeiras com declives muito acentuados e montanhas com declives acidentados. Não é por acaso que muitas vidas foram gastas, para construir as famosas levadas, para poder levar água e “gente” aos lugares mais inacessíveis. Levava-se dias para percorrer alguns quilómetros apenas. A Madeira tem uma orografia muito agreste e acentuada, tendo dificultado a vida de muitos Madeirenses. Havia pessoas que nunca tinham ido ao Funchal (há muitos anos atrás) por causa das barreiras naturais. Hoje felizmente temos meios para chegar a quase todo o lado. Mas temos ainda imensos lugares, onde são praticamente inacessíveis e onde há pouquíssima mão humana, para não dizer nenhuma.


“Eu pessoalmente já estive na Madeira e em Porto Santo e por isso falo do que apenas vi. Se bem que já ouvi dizer várias vezes( e isto por parte de continentais), que a beleza açoriana em nada se compara à beleza da ilha da Madeira. São arquipélagos totalmente distintos um do outro e como tal têm especificidades próprias que as distinguem uma da outra.”

“Se fala em poder paisagístico lembre-se que os Açores ficam à frente da Madeira a anos luz. Não queira comparar pelo amor de deus.”

Claro que as belezas das duas regiões são completamente diferentes. A da Madeira é muito mais selvagem e agreste com ravinas sinuosas de meter vertigens a qualquer um, e com umas das florestas mais antigas, e a vossa é menos agreste (a nível orográfico). As vossas ilhas têm uma orografia mais suave, menos sinuosa. Mas por outro lado vocês sofrem muito mais com outras coisas, como a instabilidade geológica e o próprio clima. Não é nada fácil assim. Mas não vale apena dizer que uma é melhor que outras, porque gostos são discutíveis. E mais…os Açores têm uma natureza bela, mas completamente diferente da Madeira. Felizmente temos estes dois belos arquipélagos para fazer inveja a muitos continentais.

Aqui faço uns pontos de destaque (positivos):

Floresta Laurissilva: Fonte Wikipédia: “A Floresta Laurissilva é o nome dado à floresta endémica da ilha da Madeira. Esta floresta ocupa uma área de 14.953 hectares. Na laurissilva as plantas mais comuns são as lauráceas como o loureiro (Laurus novocanariensis), o vinhático (Persea indica), o til (Ocotea foetens), e o barbusano (Apollonias barbujana). Em 1999 esta floresta foi considerada pela UNESCO como Património da Humanidade. É um dos locais no mundo, com o maior índice de diversidade de plantas por km². A palavra laurissilva deriva do latim Laurus (loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque).” (…)Actualmente a laurissilva sobrevive em alguns dos arquipélagos que integram a Macaronésia, nomeadamente nos arquipélagos portugueses dos Açores e da Madeira e no arquipélago espanhol das Canárias.Nos Açores a presença da floresta é residual, encontrando-se na ilha de São Miguel, enquanto que no arquipélago da Madeira encontra-se apenas na ilha maior do arquipélago (ilha da Madeira), onde se encontra a espécie endémica Teucrium abutiloides. Ocupa nesta ilha uma área de aproximadamente 15.000 hectares, o que corresponde a 20% da ilha, sendo o maior e mais bem conservado núcleo desta floresta. Concentra-se principalmente na costa norte, em altitudes compreendidas entre os 300 e os 1400 metros. Na costa sul, ocorre em áreas de altitude compreendida entre os 700 e os 1600 metros.Nas Canárias os núcleos mais significativos encontram-se na ilhas de Gomera (Parque Nacional de Garajonay), La Palma (Canal e Los Tildes), Tenerife (Parque Natural de Teno) e Gran Canaria (Parque Rural de Doramas).
Ilhas Selvagens: Fonte Wikipédia: “A Reserva Natural das Ilhas Selvagens (que integra o Parque Natural da Madeira) foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas reservas naturais de Portugal. Actualmente é a única reserva portuguesa galardoada com o Diploma Europeu do Conselho da Europa.Sob gestão do Parque Natural da Madeira desde 1989, as ilhas Selvagens são um dos melhores exemplos de áreas protegidas vigiadas continuamente. Desde 1976 que esse olho atento dos vigilantes poupou um espantoso legado de fauna e flora primitivas.”
http://www.blablablamedia.com/selvagens/Intro.html
Acabo por aqui a minha argumentação. Espero que o nosso colega ilhéu perceba que nenhum dos Madeirenses que escreveram aqui, estão contra os Açores. Estamos todos no mesmo barco contra certas injustiças. Agora é triste, ter visto da sua parte, tamanha animosidade contra a Madeira. Você começou com isto. O outro colega madeirense apenas corrigiu-o em relação aos dados da floresta laurissilva. Ficava-lhe bem um pouco de humildade.
Os mais cordiais cumprimentos desta madeirense com muito orgulho de ser ilhéu. Ser ilhéu é um sentimento que nenhum continental sabe o que é. Nem sonha….

Para terminar… quanto ao ressabiado cubano que escreveu e chamou-nos de parasitas… bem! Você, seu ressabiado, deve com toda a certeza, ter vindo da parvónia para viver na grande urbe que é Lisboa. Algumas pessoas (não digo todas, porque tenho muitos amigos continentais) ao mudarem-se para a grande urbe, ficam com graves problemas psicológicos. Isto porque viver numa grande urbe faz confusão a muitos… Já agora… estes espécimes são caracterizados pelos seguintes sintomas: laivos exacerbados de colonialismo; ignorância e finalizando… provincianismo bacoco.
Os parasitas estão em Lisboa a sugar o dinheiro que devia ser destinado às regiões mais desfavorecidas do país (como o Alentejo, por exemplo). E não foi a vossa custa que a Madeira se desenvolveu. Foi à custa da Europa. Mas ainda bem que somos uns “bons sugadores”. Pelo menos houve quem pegou no dinheiro e levou a Madeira, para uma das regiões mais ricas e desenvolvidas do país, quando era das mais atrasadas há 30 e tal anos atrás.Arranje uma vida mais saudável. Alimentar ódios inúteis não é sinónimo de uma longa vida. Felizmente, há muitos continentais que não pensam como a genial bestialidade de vossa excelência.
Um bem haja a todos! Cumprimentos a todos os irmãos ilhéus.

Ps: Sublinho que primeiro sou Madeirense…mas sobretudo também sou Portuguesa. As diferenças culturais não são assim tão distantes.

Anónimo disse...

prepare-se para responder perante em tribunal os dados que tem sobre o presidente do governo!
isso é grave o que diz.Devia saber disso e provavelmente não o sabe porque é ainda uma criança. Pelo menos em mentalidade.
Não arranje conflitos entre povos das ilhas. Não tem capacidade nem o direito de o fazer.
Deveria, antes de abrir a boca compreender o estatuto da região autónoma da Madeira enquanto região turistica por excelência e RESPEITÁ-LA.
Não invente argumentos que nada têm de verdade. Poderá ter razão em alguns aspectos mas, tanto quanto sei, os Açores não gozam da melhor popularidade em termos sociais e políticos.
Como vê, até os seus conterrâneos o mandam cala.
Faça isso e ganhará!

Anónimo disse...

Jardim ganhando perdeu, porque nada poderá oferecer mais ao povo madeirense senão uma taça para utilizar no bailinho. Jardim está isolado de Portugal e dos Açores. E nos próximos seis meses a EU não está disposta para desviar directivas por causa de uma grande autarquia recalcitrante em que agora a Madeira se transformou. A Madeira vive de aparências.

Ou Jardim aperta a bolsa e adapta-se ao novo e cabisbaixo nacionalismo madeirense ou vai passear nos corredores europeus a chorar apoios. E estes nem vão ser ouvidos no Centro Cultural de Belém.
Jardim é um além de ser um prepotente é racista pois não tolera a presença de pessoas de raça amarela na sua ilha. Será ele a nova encarnação de Hitler? A ver vamos.
Jardim deveria não tentar omitir a pobreza escondida que se verifica na Madeira. Madeira não é nenhum local paradisíaco porque já lá vivi 2 anos e meio e tive oportunidade de constatar muita coisa meus caros amigos que não se vê em mais nenhum outro lugar deste Portugal. A Madeira é uma fachada acreditem. No entanto nos Açores o presidente carlos César e a autarca Berta Cabral têm o meu total apreço, pelas pessoas dignas que são e que tudo fazem e têm feito em prol do progresso do povo açoriano.
Ao Dr. Costa Neves só lhe falta fazer o estágio na cadeira do poder para se tornar pupilo de Alberto João Jardim. Ele é ridículo e fazia uma boa dupla ao lado de Alberto Jardim. Se bem que a mim cheira-me que isso nunca irá acontecer.

Se os Açores caminharem para a sua independência e assim o espero, primeiro terão de fazer frente à política hipócrita, vergonhosa e abominável de Alberto João Jardim.

Abraços de um continental

Anónimo disse...

Falou a besta de um PS! É fácil perceber porque nunca ganham eleições. Ninguem vota em voçês.
Oxalá um dia respondam por tudo isso que "sabem".
Voçê não viveu aqui pois se vivesse, teria outra opinião. Está em completo contra-argumento com os seus muitos amigos continentais que escolheram a Madeira para viver e trabalhar. Olhe que já são mesmo muitos e renderam-se às paisagens e gentes da ilha!
Vivemos bem, sem dever nada a ninguem por isso, a nossa consciência está tranquila.

Anónimo disse...

Lamento mas não tenho partido se é essa a sua questão.
Sim tive o privilégio ou o azar de viver por quase 2 anos e meio na Madeira e garanto-lhe que não foi pelas gentes nem pelas paisagens, porque se fosse pelas paisagens, decerto teria-me rendido primeiramente às dos Açores e não às da Madeira. Digamos que que vivi aí na Madeira por 2 anos e por 6 meses nos Açores e deu para perceber a fachada que é a ilha da Madeira.
Bem haja para si também.

Anónimo disse...

Bem, se isso aqui é uma competição pra dizer o que cada arquipélago possui aqui vai:

Pense num local a ocidente, onde a natureza se encontra em estado puro, de vegetação intocada, em pleno Atlântico.

Adivinhou? Sim são os Açores! 9 lugares mágicos no meio do Atlântico.



O arquipélago dos Açores possuem uma fauna marinha que incluem grandes cetáceos (baleia azul,cachalote, sardinheiras, entre outras) e os grandes grupos de diversas espécies de golfinhos (roazes, golfinhos comuns, golfinhos pintados, golfinhos riscados, etc).

Os Açores têm sido considerados por vários órgãos de comunicação social internacional, como um dos pouco locais paradisíacos do Oceano Atlântico.

Os Açores possuem um solo de origem vulcânica, o que revela grandes potencialidades ao nível geotérmico.

Os Açores são simples, puros, calmos e lindíssimos. Nove ilhas jogadas para o meio do Atlântico que lá foram ficando por estes séculos fora.

Se o paraíso existe, de certeza que é nos Açores...

Os Açores têm tudo aquilo que não encontramos nas stressantes vidas citadinas: a paz, a tranquilidade e, por conseguinte, o sossego.

Nos Açores vive-se, vê-se, sente-se e cheira-se a harmonia e o bem-estar.

Tudo é perfeito: da gastronomia à simplicidade das gentes, das paisagens bucólicas ao Atlântico aberto. É um lugar para ser apreciado e vivido.Tudo é puro e genuíno.

Conhecendo o que já conheço, e vendo o que já vi, não percebo nem compreendo que tanta gente gaste dinheiro e tempo em viagens para Ibiza, Canarias, Palma de Paiorca e etecetra e tal, e não conheça sequer uns centímetros quadrados das nossas ilhas, a começar pelos Açores.

Para quem conhece os Açores sabe que nao existem palavras para descrever a sua beleza e encanto. Os Açores têm de tudo e no seu melhor. Natureza virgem e bela. Fantasticas paisagens naturais, flora unica no mundo, um clime sempre ameno, etc.

Existem à volta de 200 espécies que podem ser vistas nos Açores e muitas delas endémicas.

Quem fala em Açores fala em vales abruptos vulcânicos, em géisers e fumarolas a fervilhar, fala em praias de aguas cristalinas fala em cascatas que se precipitam do alto para o mar, em lagoas enormes que ocupam crateras de vulcões, em cones vulcânicos enormes entre os quais o da ilha do Pico com 2351 metros de altitude, em fajãs, cachoeiras, cascatas de agua quente, a montanha e o mar etc.

Floresta Laurissilva, obrigado pela dica mas já eu tinha esse conhecimento. Todas as ilhas da Macaronésia posseum ainda os restos da antiga Laurissilva e da qual os Açores também fazem parte.

Bem desde quando a Madeira tem praias? Lol.. Vivendo e aprendendo minha gente. E eu a pensar que as histórias de fadas eram apenas do passado. Olhe minha conterrânea, calhaus é uma coisa mas praia é outra totalmente diferente, e estou-me a referir não a calhaus mas sim a praias imensas de areia, coisa que os Açores têm e a Madeira não. Se falar em Porto Santo aí já concordo consigo, mas até agora as unicas praias que existem na Madeira são aquelas em que o vosso presidente vai buscar areia a Marrocos por ter mais uma vez a falta da mesma.

Fique bem.

Anónimo disse...

Caro Neo

Bem, vejo que não compreendeu na totalidade e o propósito daquilo que eu escrevi.

Mas você é que sabe...Que eu saiba, calhau é praia meu caro. Está classificado como zona balnear. Ou acha que só existem praias de areia? Como é óbvio não.

Outro ponto...eu salientei a Laurisilva como um ponto positivo da Madeira. Não afirmei que não existia em outros sítios. Mas vossa excelência deve ter interpretado mal.

Para terminar....

Eu fiz uma comparação ou outra com os Açores...mas sem denegrir as partes. Mas o meu caro continua a insistir nas comparações entre as ilhas. Isso não tem lógica e só vem alimentar mais polémicas. Sublinho: não estamos aqui em competição nenhuma. Cada caso é um caso, e os dois arquipélagos têm as suas belezas naturais, apesar de completamente distintas. Confesso que preferi a beleza natural da Madeira, do que a dos Açores. Talvez por ser o sítio onde nasci. Mas cada um puxa à brasa à sua sardinha.
Espero que esse comentário das viagens não se aplique a mim. Como gosto de viajar, já fui à descoberta de vários lugares pela Europa fora, como conheço alguma da realidade das ilhas. Mas como é óbvio não serei detentora do conhecimento universal nem possuo a verdade suprema.
Confesso que não lhe fica bem o "tom" irónico e agressivo que usa. Aconselho-o a utilizar outro tom, porque nada lhe fiz para falar comigo dessa forma.

Detesto ver este tipo de "bota abaixo", quando nesta hora, precisamos de uma certa coesão contra a ignorância de muita gente de vista limitada, que pensam que a Madeira e os Açores são uns parasitas ignorantes. É muito triste.

Quanto ao anónimo que fala em fachada: fachada há em todo o sítio. Talvez vê-se muitos problemas sociais na Madeira. Mas outros locais de Portugal não estão imunes a isso. Infelizmente os mais ricos enriquecem cada vez mais e os pobres ficam cada vez mais pobres. E os políticos ficam a chular ao país. Não é um povo que chula mas sim os políticos que vivem à nossa custa. Nós que os elegemos para nos bem representar....

Infelizmente o Governo Regional da Madeira, tem um enorme defeito. Apostou numa política do betão e do desenvolvimento económico e de infra-estruturas de auxilio à população mas não apostou nas potencialidades humanas. Ou seja deu a cana ao pescador, mas não o ensinou a pescar.
E em relação às questões sociais, muitos aqui ainda tiveram a sorte de ter uma habitação social digna.Isso é de aplaudir.
Digo sorte, porque sei o que acontece nos bairros periféricos de Lisboa. Acompanho esta realidade de perto, porque estudo em Lisboa, e resido numa zona problemática.
Noutros locais do país os problemas sociais são enormíssimos. Acaba por ser uma questão nacional, e não regional.

Um bem haja caros participantes!

Anónimo disse...

Ps: já agora e ainda relativamente às praias. Temos algumas praias de areia (cinzenta) que de certeza que não é de Marrocos. Ehehe
É o caso da Prainha no Caniçal e da praia mais urbana Praia Formosa no Funchal. Conheço pessoas que vão lá fazer praia e dizem que aquilo está melhor.
É pena não termos grandes extensões de praia amarela...como o maravilhoso Porto Santo.

Já agora... muito se fala nas revistas da especialidade das praias da riviera francesa, e vê-se essas praias bem focadas nas revistas do "coração".
Curiosamente, algumas das praias que eu tive eram de calhau (apesar de mais "miúdo" e claro). Engraçado não é? Eheh

Anónimo disse...

Vivo em Lisboa curiosamente ja tive nos dois arquipelagos varias vezes.
Em termo sociais digo que estão até bem melhor que muitos lugares no continente. De qualquer maneira numa das vezes que fui aos Açores estive mesmo para ser assaltado numa das ruas da cidade de Ponta Delgada. Ao contactar com os locais, soube aque havia ruas que se deviam evitar a certas horas e mesmo durante o dia. Na Madeira isso felizmente nunca aconteceu. De dia e noite andei e passeei por muitos lados e nada me aconteceu.
Poderá ser um caso pontual, mas pelo queme disseram há varias zonas nos Açores e em particular em são Miguel, que é complicado de entrar.

Anónimo disse...

Mais uma vez o "outro" vem fazer publicidade. até já mete nojo.
Inda por cima vem com o tsco comentario de que na madeira não há praias. Para além de um grande mentiroso que foi em dizer que já cá tinha estado, está também a estragara as boas relações que têm os ilhéus.

Anónimo disse...

Antes de mais olá.
Sou o que voçês chamam de cubano não entendo muito bem porquê.
Nunca tive em nenhum dos arquipelagos mas devo afirmar que vejo mais sobre os açores do que da madeira. Não sei se por acaso ou a quantidade de publicidade assim o proporciona.
Achei bonita a paisagem açoriana as quais devo dar os parabéns(penso que as imagens que vi eram de varias ilhas) mas sinceramente prefiro muito mais paisagens de sol e areia amarela, o que existe parece, no Porto Santo por isso estou ansioso por o conhecer.
Uma pergunta faço aos açorianos. Não vos chateia tanta pacatez?
É que sempre que falo com um açoriano, reclama sempre que não se faz nada nos açores e que prefere mais o continente.
Não entendo.
Em relação à comparação da beleza entre arquipélagos devo dizer que é muito relativo. se foi aqui dito que é muito diferente, não há que comparar. O mesmo ao tamanho das ilhas.
Que tal comparar a beleza do Canadá, com os Açores? Ou a Russia com a Madeira? Não tem nada a comparar.
Ainda dias passou um documentario sobre a Madeira da autoria de J. Hermano Saraiva e o que mais filtrei nesse programa foi o realce que deu Às suas gentes pelo exemplar modo de vida trabalhador que têm e guerreiro tb. pelo que vi, a ilha é impossivel de se construir mas eles lá deram conta do recado. Terminando o programa, ele diz cmo pensamento final seu, "das ilhas, as mais belas e livres". Penso que uma pessoa credivel como ele derverá saber muito bem o que diz.
Com um cartaz destes, quem não quereria conhecer a Madeira.
Já agora, alguém me pode explicar o que é uma "levada" ou "levado"?
Tipo um riacho? Algum site que me ilucidasse.
De resto em relação à independencia que é o que realmente se discute, se querem, tenham. Se calhar o unico que Portugal perdia é população!

Anónimo disse...

Colega cubano
Poupe os açorianos da sua ironia, porque você não sabe o que é viver em ilhas como se vive na Madeira ou nos Açores.
A mim cheira-me mais a dor de cotovelo do que outra coisa. E você? Não se cansa de viver debaixo de um inferno? Entre o céu e o inferno eu prefiro 1000 vezes o céu e o céu é aqui nos Açores. Até os próprios portistas são os que dizem que Lisboa é Horrivel . Sim porque Portugal é apenas Lisboa e Porto... o resto parou no tempo... Ao menos Açores e Madeira não têm a pasmaceira que se vê em algumas cidades interiores do continente.

Os Açorianos que você deve de ter contactado devem ser aqueles que coitados quando vão para fora estudar na Universidade o "mijinho" sobem-lhes à cabeça. Conheço "N" Açorianos assim e "N" madeirenses assim. por isso arranje lá outro argumento para debater aqui com a amiga dos Açores.

Pena que não tenha visto a semana passada um documentário também sobre o mesmo historiador na rtp Açores. Ah! Desculpe... ia-me esquecendo... Aí em Cuba não existe a rtp Madeira nem a Rtp Açores.
bem...
Mas continuando o meu raciocínio se tivesse visto o programa teria visto o mesmo senhor referir-se aos Açores como o tesouro mais belo e escondido de Portugal, e se ele disse isso é porque alguma o justifica meu caro cubano.
Não vejo é a hora de nos livrarmos de Portugal, porquer de resto se quiserem nos chamar de japoneses ou de rabos tortos, estão à vontade, mas desde que vocês cubas não venham cá ao nosso território. Sim porque quem manda aqui somos nós e não vocês. Vocês mandam na merda do vosso país mas quem manda aqui são os Açorianos. Tava bonito se os Açores fossem depender apenas do turismo dos tugas.. a essa hora estávamos todos a passar fome lol. Mas graças a deus o nosso turismo é composto por suecos, noruegueses, dinamarqueses, franceses, italianos, holandeses, alemães, espanhóis, italianos, e filandeses, sem falar na nossa enorme diáspora das américas que deixa sempre dinheiro nos fundos dos Açores.

Falou em quê? Em paisagens? limpe a boca bem limpa porque a paisagem do seu país deixa muito a desejar quando comparada com a da minha terra. Cada ano que passa Portugal é pasto para chamas e daqui a anos Portugal será um deserto árido. O mesmo não se aplica aos Açores nem à Madeira.

Anónimo disse...

Não quis ofender ninguem. Limitei-me a relatar a minha experiência de conhecimentos. Não conheço muito, infelicidade minha não ter posses para visitar outros territorios, mas experiência de vida não me falta vejo que da maneira que fala, tem a boca demasiado suja para dizer essas coisas a alguém que pode ter idade para ser seu pai.
Não acredito que todos os açorianos são assim tão mal educados. Afinal, a educação ai tb está mal.
Aqui pelo que vejo, ninguem pôs em causa a beleza dos açores mas voçê ofenderam-se com qualquer coisa que no fundo pode ser verdade, senão não faziam esse alarido.
tenham lá calma porque não há necessidade de haver conflitos com ninguem. Somos todos seres humanos.
Ou não?!

Anónimo disse...

E só para que conste. Eu sou nortenho.

Anónimo disse...

Ai meu Deus!
Tanta dor de cotovelo que anda por aqui em relação aos Açores.
Pior cego é aquele que não quer ver, o que se aplica neste caso a muita gente daqui.
Quando se fala nos Açores falamos na natureza intacta e na sua mais pura forma. Falamos no céu, paraíso ou como queiram chamar. Nem todo o turista procura um turismo de massas ou de terceira idade. Existem turistas que procuram um turismo religioso ou um turismo de lazer e de contacto com a natureza. Por isso é que eles vêm aos Açores.

Nos Açores existe e sempre existiu também "uma cumplicidade natural" entre Açores e Estados Unidos, motivada também pela "qualidade de região atlântica, inculcada numa relação simbiótica entre a cultura europeia e a cultura americana e que sempre nos fez de amigos naturais pela proximidade geográfica, mas também pela afectividade resultante dos fluxos de emigração".

Os Açores são um paraíso para quem ama a natureza. Das formas fantásticas dos lagos e lagoas, de enormes cascatas, às extasiantes vistas sobre o oceano; das profundezas das crateras de vulcões adormecidos, às paisagens que mantêm a pureza original; da harmonia bucólica à serenidade do silêncio. Com todo este explendor verdejante, os Açores são sinónimos de uma experiência inesquecível, para qualquer pessoa. Os Açores são pacatos por natureza e o turista gosta disso, caso contrário não nos procurava.

Todas as nossas 9 ilhas são um PARAÍSO, todas elas distintas e belas! paisagens são Fantásticas (tanto terrestres como submarinas)


Venham cá aos Açores e deliciem-se com o que temos:

A primeira coisa que irão notar é o sotaque das pessoas.... Tipo abanar a cabeça a dizer que "sim" sem perceberem nada. Há pessoas que têm o sotaque mais fechado do que outras...

Segunda Coisa: Muitas vacas, ovelhas, carneiros, cavalos, burros e cabras...


Terceira coisa - respirar fundo aqui ao cheiro das conteiras, criptomérias e das hortênsias não tem comparação possível.

Quarta: As caldeiras e os géiseres cheiram mesmo a.... enxofre e sim, fazem-se cozidos debaixo do chão aproveitando o vapor termal.


Quinta: Tanto se bebe nesta terra, FOGO! lol

Sexta: Restaurantes de peixe sem igual, marisco sem igual... água do mar super limpa, super salgada!

Sétima: Paisagens lindas e absolutamente fantásticas e empolgantes capazes de surpreender até o mais sério dos turistas... sem falar que Áçores é terra de lindas mulheres também

Oitava: Pelo menos uma vez na vida tenham a experiência estarrecedora de escalarem a montanha mais alta de Portugal com 2351 metros de altitude

Nona: Deliciem-se ao tomarem banhos em cascatas de água quente natural, coisa que além dos Açores só na Islândia isso é possível.

Décima: Tudo verdinho e com muito gado. A paisagem é realmente espectacular e com os seus prados e montes até faz lembrar um pouco o Shire do Senhor dos Anéis. O vinho do Pico é muito popular e um dos melhores da Europa, se bem que todas as ilhas produzem os seus típicos vinhos e queijos.

Os golfinhos e cachalotes são ás centenas nos Açores. Enfim... A natureza nos Açores foi mestra e singular. Deis criou tudo belo. Os Açores são uma demonstração do belo.

Anónimo disse...

Já acabou a publicidade???
Obrigado!

MMV disse...

Fico feliz ao ver que até os madeirenses que não gostam do Dr. Alberto João Jardim são capazes de defender a Madeira, separando as águas!

Todas as regiões do país tem as suas qualidades (umas mais que outras)...
Se me derem qualquer lugar do continente ou dos açores para viver... Eu direi sempre que não... Porque não troco a Madeira por nada...

E como um amigo meu italiano diz: "Tu moras no lugar onde todas as pessoas do Mundo desejam ir"... (é claro que ele disse em inglês, misturado com um bocadinho de italiano...)

Oh açorianos... Um dia voces poderão inspirar ser como os madeirenses... até lá... Vão evoluído como tem vindo a fazer... os € que receberam sempre a mais que a Madeira nunca os evoluiu... Onde será que anda esse €? o Sr. Carlos Cesar o deve ter... Esse senhor que a unica que fez na vida foi prestar vassalagem ao partido socialista... é um lambe botas de primeira... Atentados às autonomias são feitas todos os dias... E esse senhor deixa que aconteça...
Nunca vi esse senhor a dizer que as viagens da SATA são muito caras para os açores... Quer é tapar os olhinhos aos açoreanos... Os Açores são a par do Interior e Alentejo as regiões mais atrasadas do país...

Basta ver que as regiões mais ricas são aquelas que podem investir no desporto e ter bons atletas e boas equipas... Quantas vezes os Açores teve uma equipa na 1ª Divisão?... O Santa Clara passou e foi-se...

Todavia porque é que irei fazer publicidade do "cantinho do céu" que é reconhecido Mundialmente por todos... A Madeira só por si é um simbolo Universal...

Até na Independencia dos EUA se brindou com vinho Madeira!... Podemos ser pequenos em área, contudo somos um Universo de pessoas que todos os dias coloca um tijolo na construção do Mundo!...


MADEIRA SEMPRE!

http://madeiraminhavida.blogspot.com/

MMV disse...

Fico feliz ao ver que até os madeirenses que não gostam do Dr. Alberto João Jardim são capazes de defender a Madeira, separando as águas!

Todas as regiões do país tem as suas qualidades (umas mais que outras)...
Se me derem qualquer lugar do continente ou dos açores para viver... Eu direi sempre que não... Porque não troco a Madeira por nada...

E como um amigo meu italiano diz: "Tu moras no lugar onde todas as pessoas do Mundo desejam ir"... (é claro que ele disse em inglês, misturado com um bocadinho de italiano...)

Oh açorianos... Um dia voces poderão inspirar ser como os madeirenses... até lá... Vão evoluído como tem vindo a fazer... os € que receberam sempre a mais que a Madeira nunca os evoluiu... Onde será que anda esse €? o Sr. Carlos Cesar o deve ter... Esse senhor que a unica que fez na vida foi prestar vassalagem ao partido socialista... é um lambe botas de primeira... Atentados às autonomias são feitas todos os dias... E esse senhor deixa que aconteça...
Nunca vi esse senhor a dizer que as viagens da SATA são muito caras para os açores... Quer é tapar os olhinhos aos açoreanos... Os Açores são a par do Interior e Alentejo as regiões mais atrasadas do país...

Basta ver que as regiões mais ricas são aquelas que podem investir no desporto e ter bons atletas e boas equipas... Quantas vezes os Açores teve uma equipa na 1ª Divisão?... O Santa Clara passou e foi-se...

Todavia porque é que irei fazer publicidade do "cantinho do céu" que é reconhecido Mundialmente por todos... A Madeira só por si é um simbolo Universal...

Até na Independencia dos EUA se brindou com vinho Madeira!... Podemos ser pequenos em área, contudo somos um Universo de pessoas que todos os dias coloca um tijolo na construção do Mundo!...


MADEIRA SEMPRE!

http://madeiraminhavida.blogspot.com/

Anónimo disse...

Você é simplesmente patético. Para não dizer um ASNO com todas as letras.

Pelos vistos você ainda deve de viver no século passado com a ideia que tem dos Açores. Temos pena.

Aconselho-o a visitar esse site para o elucidar melhor a ideia que tem acerca dos Açores. Diga-me uma coisa: É dor de cotovelo que tem dos Açores? É dor de cotovelo de a Madeira não ser em termos turisticos aquilo que os Açores têm? Pois é... A natureza não agradou a todos da mesma forma... a começar aí pela Madeira. Vá lá, não seja um nabo porque falta de cultura hoje em dia significa BURRICE!

http://acores.sapo.pt/opiniao/interior.php?id=146


Fique lá com a sua madeirinha que aqui os Açorianos não precisam de vocês e muito menos de terem um representante máximo da Madeira que é um bêbabo e um mal educado. Os Açores são pequenos mas GRANDES!

Até os carroceiros da minha terra têm mais educação que esse senhor que se diz presidente da Madeira e que ainda por cima é xenófabo pois não quer indivíduos de raça amarela na sua ilha. Isso é digno de um senhor?
Que eu saiba não! O nosso presidente ao menos não é xenófabo. Aqui nos Açores não há racismo, há é sim um ódio por todos aqueles anti-açores como você por nós!

Lá está o senhor no seu já célebre "bota-abaixo". Dou-lhe um conselho : não se enerve. faz mal à celulite. como assim não leva água ao seu moinho, não é assim? admita que César só deu a ganhar aos Açores e assim será, por mais tempo. dê-me exemplos. O que foi de tão grave que Carlos César fez contra os Açores ? Que descrédito é esse que o leva a acreditar que Carlos César não é bom presidente ? não temos o turismo a evoluir? Aliás o nosso turismo é um turismo que a Madeira não tem sequer. A Madeira dava o cu e uma saca de farinha para ter as potencialidades que os Açores têm percebeu??Temos os aeroportos a funcionar empregos a subir casas a construír-se enfim o senhor não consegue ver, um governo a zelar ( ás vezes menos bem é verdade, mas não tão grave ) pelos nossos interesses? até parece, pelo modo como fala, que Carlos César se foi embora, como o fizeram outros políticos da nossa praça... Jardim é um bom exemplo.

Recordo bem as palavras do Dr. Santana Lopes no telejornal da RTP 1: em suma, apontou o excelente trabalho desenvolvido por Cesar no Arquipelago. Todavia, as pessoas valem mais que qualquer partido: toda a vida foi assim! Qualquer Homem que preze a sua terra, valores e que tenha honestidade e principios (incluindo q.b caracter e firmeza) terá, pois, a confianca dos seus cidadaos.


Nós, nos Açores, preservamos a estabilidade política, a solidez das instituições e a imagem das autonomias no plano nacional e, portanto, seguimos outro caminho,já a Madeira perde mais verbas comunitárias do que com a Lei de Finanças Regionais.


A Madeira é que pode perder autonomia política e financeira com o desgoverno do doutor Jardim e com a situação a que está a levar a região autónoma, que é à falência.

Enquanto que os Açores verão aumentar as transferências do Orçamento de Estado em 2007,e 2008 a Madeira deve perder mais de 40 milhões de euros no próximo ano, ao abrigo da nova Lei de Finanças Regionais.


Alberto João Jardim e sejamos honestos, não presta um bom serviço às autonomias regionais e não privilegia valores que nós, nos Açores, privilegiamos, que são a estabilidade e a credibilidade das instituições
Jardim passa a vida a chamar “bastardos da comunicação”. Mas não é isso que ele quer? Chamar a atenção de todos? Não creio que ele queira o melhor para a Madeira quando pede a “independência”. Não creio que ele queria o melhor para a Madeira, porque senão já se teria demitido há muito.

Pena é que a caravana só vá para onde ele quer que vá e que os cães sejam puxados pela trela que ele próprio "governa"!!!!!


Vá vender chuchas para o Pico do Areeiro!!!

Diga-me uma coisa, então o que era a Madeira há 30 e tal anos atrás e o que é hoje? Muita obra, muito desenvolvimento social, muitos equipamentos de saúde, educação e turísticos...porquê que a Madeira hoje é tão visitada? É por causa das montanhas e vales? É por causa das lagoas e dos lagos? É por causa das praias infinitas de areia? É por causa das grutas ou das cascatas? É por causa da maior altitude de Portugal Continental?Que eu saiba isso existe apenas nos Açores e não na Madeira. Não! Ainda não chegamos ao ponto de importar areia de Marrocos para criarmos praias porque a natureza foi em tudo perfeita conosco.
Oh meu amigo vá dormir que é o melhor que faz, assim escusa de dizer disparates... que gente nómada mesmo!!!

Este João jardim é um deserto e os do continente para ele e outros da mesma laia são todos cubanos.Ele que fique c/ o seu reino e não viva á custa dos nossos impostos. É ingrato mal educado e ditador mesmo que faça alguma coisa bem, o Fidel também faz, e o resto? a dignidade e o respeito pelo próximo? não presta... esta é a realidade.


Alberto João Jardim, quer queiram quer não é a face viva do fascismo e ditaduras do nosso país!
É um homem que continua impune, depois de tudo o que tem feito e dito.
Depois das consecutivas afrontas à democracia portuguesa, à Consituição da Republica Portuguesa, depois das loucuras cometidas.

É a vergonha de qualquer cidadão português, em especial do estado português.
É o rosto da ditadura da burguesia de fachada democratica em que o nosso país está mergulhado.
Urge afrontar institucionalmente e como a Constituição o prevê esse senhor!

Todos os adjectivos para qualificar um dejecto de pessoa como esse ditador serao poucos!

Adolf Hitler também dizia que defendia os interesses da alemanha!

Tenho "pena" deste senhor, uma pessoa com o comportamento dele só evergonha o nosso pais, mas que podemos fazer...

Enfim...Falar desta personagem é relativamente fácil,onde houver uma garrafa de whisky ou algo alcoólico,o Jardim está completamente à vontade,porque no estado normal, este sujeito nada diz,precisa dos vapores etílicos,para se convencer que é alguém.E mais convencido fica,porque nos seus delírios alcoólicos,a imprensa dita responsável,presta-lhe um serventilismo aberrante.
A este alcoólico inveterado,que vive da política,porque neste país existiu o 25 de Abril,senão, continuava como mais um serventuário da Legião Portuguesa, é mais do que natural,que esteja contra esse dia glorioso para Portugal.Qualificar este indivíduo, como relevante da democracia, é no mínimo algo de caricato, onde se encontra a democracia na oligarquia da Madeira?
De vez enquanto,somos brindados, com cenas dignas do 3º Mundo no parlamento madeirense,onde os lambe-botas de Jardim,numa política de terror,ameaçam, quem tente por em causa,os previlégios desse grupo,o próprio povo,convencidos que algo de bom existe na ilha,presta-se a tudo,trocam a sua personalidade,por uma espetada e um copo de vinho,e por empregos que mais não são mera ficção,porque, quando houver coragem política,e,os impostos que são de todos nós, deixarem de ir para os cofres do Jardim,sempre gostava de saber,como é que ele,sustenta toda aquela situação.Será com fogos de artifício constante?


O que circula na Madeira é dinheiro sujo e corrupto. Cá nos Açores lamento mas já não é assim.


A quem vai o Sr Jardim pedir verbas para a Madeira qd precisa?
Conclusão: Alberto João Jardim não é nem de longe nem de perto das personagens mais relevantes para o país. Se o fosse, também o Isaltino poderia ser, pk não?Desenvolveu uma região do país! Esteve lá muitos anos! Mas não seria melhor uma alternancia no poder? Não contribui em nada para a Democracia do país... Pode ter feito alguma coisa pela Madeira, mas Madeira não é tudo, nem ele é um político exemplar....


Continuação também de um bom fim de semana para si lol

... Com cada uma que é de fugir hehehe :)

Anónimo disse...

Não entendo quando diz que:
"porquê que a Madeira hoje é tão visitada? É por causa das montanhas e vales? É por causa das lagoas e dos lagos? É por causa das praias infinitas de areia? É por causa das grutas ou das cascatas?"
tem duvidas?
os madeirenses não têm!! Pelos vistos nem conhece o território portogues. Está fechadinho, coitado, nessa ilha, que nada tem de moderno que proporcione uma melhor vida aos seus habitantes.

1-voçê, so pelo que escreve, é muito mais mal educado do que AJJ.
2-qual um de nós, gosta de tomar um copo ou mesmo fumar um charuto. Ele, como político do povo, fá-lo em frente de todos. Não faz Às escondidas. Quando o seu caro presidente veio cá passar ferias, fez e BEM o mesmo que AJJ.
3-AJ não é xenófobo. Já que se intitula inteligente(lol) teria lido ou ouvido o que realmente se passou. Os chineses, estavam a falsificar produtos madeirenses como sejam o bordado e o vime. Produtos estes de topo de qualidade e ele apenas defendeu essa qualidade. Voçê só lê o que lhe convêm! Por cá, chama-se a isso BURRICE e digno de um ASNO.
4-a Madeira (região) tem turismo igual ao vosso e muito mais. Turismo que não se entedia só com a natureza. há mais oferta para todos os gostos.
5-Jardim não se foi embora. Mas voçê é mesmo burro não é? Mudaram as regras a meio do jogo. ele sentiu-se traido e demitiu-se para reorganizar programas de governo. O que é que voçê lê? vê-se que não percebe mesmo nada de politica.
6- a Madeira não dá o cu por nada. Sempre lutamos por tudo o que tivemos.
7- a Madeira recebeu varios premio Europeus como boa aproveitadora de dinheiros comunitários. Açores-0
8-A Madeira saiu do Objectivo 1 dos quadros comunitarios. 1- significa região muito pobre em relação à media Europeia. Está agora no 3. por isso perdeu uma parte significativa dos fundos o que quer dizer que o objectivo está a ser cumprido. Açores, ainda estão no 1 e por lá vão continuar enquanto isso que por ai vai, continuar.
9-nós tb defendemos a estabilidade politica e por isso queremos um governo de continuidade.
10-os Açores aumentam as verbas do orçamento de estado 1º por questões políticas(são os 2 da mesma cor) e 2º porque isso está tão mau que mais dinheiro precisam. (provavelmente para o fazer desaparecer outra vez).
11-AJJ não quer independencia. Não invente merdas. Ele quer é mais autonomia para a região- Mal fez ele em pedir tb para os Açores como mal agradecidos que são.
12- Arieiro não é assim que se escreve. Que besta!! Poderá ser areeiro noutros locais mas aqui conservamos o nome arcaico.ANORMAL!
13-A tal praia de areia importada foi uma alternativa criada às praias de calhau e areia preta dentro da ilha da Madeira. Muito famosa até porque locais e turistas adoram-na!
14-voçê desconhece o significado de "nómada" senão saberia que os açoreanos são-no por excelência! És uma grande besta meu rapaz!!!Não acertas mesmo uma!!!
15-se acha que AJJ é a face viva do fascismo e ditadura em Portugal, poderá ter de defender isso em tribunal quando for acusado de difamação.
16-O povo vota livremente, por isso já não pode chamar de ditador já que questiona a democracia na Madeira. isso é grave, sabia? E diz-se inteligente? Só se for nos Açores. No resto do mundo chama-se abébia!
17- com um país que tem uma tradição no consumo de alcool e em especial a região onde vive com elevada taxa de alcoolemia, voçê vem reclamar do nosso presidente?
18-já que diz que o dinheiro madeirense é sujo gostava de saber se as muitas empresas açoreanas aqui sediadas na zona "off-shore" se recusam a usufruir desse dinheiro. É que daqui, ele vai para ai também. Deitam fora? Voçê é na realidade um piada constante!
E BURRO!!!
19-AJJ fez pela Madeira o que ninguem mais podia ter feito. Foi defende-la com garras e criar uma região autonoma. Alias devia saber que voçês só o são, por iniciativa da criação da FLAMA, o que mais tarde viria a surgir nos Açores a FLA que ao contrario do que diz, não lutavam por independencia mas sim por autonomia.
20 e ultimo. Se duvida das qualidades da autonomia e gestão da mesma na Madeira, deveria saber que esta, é um região modelo de muitas regiões autonomas por todo mundo. A ultima a pedir informação, é uma região Sul Coreana que está prestes a conseguir a sua autonomia e que se veio aconselhar ao governo regional por este ser um modelo exemplar de boa gestão e condução de autonomia.
Não foi nos Açores!!!!!
resumindo:
tem de ser mais calmo nos comentários e não disparar à toa porque o ricochete pode-lhe sair caro. Poderá ter de responedr por afirmações gravosas.
Como vê, não ofendi os Açores que sem duvida tem a sua beleza paisagistica e tal, e falei de maneira bem moderada comparando com aquilo que voçê escreveu.
Deixe-nos em paz!

Anónimo disse...

Açores é a região que mais tem crescido economicamente nos ultimos anos.
A taxa de crescimento do PIB dos Açores foi quatro vezes superior à média nacional.
Informe-se primeiro você e depois venha cá falar.
Não fale do que não sabe. você vive no seu mundinho isolado ( isolado não... ao lado de Marrocos lol)daí dar-se um desconto.

Sabe onde vão os turistas quando vão para portugal sem ser ao Algarve? Vão para o interior do mesmo, porque estão mais em contacto com a natureza. Diga-me você sendo turista ia querer passar as suas ferias no meio de lisboa? Não me parece! O mesmo passa-se aqui com os Açores. Eles vêm em busca daquilo que não encontram nos seus paises : A natureza perfeita e intacta e não de modernices feitas à pressa. Nós vivemos muito bem felizmente e não precisamos de "X" ou de "Y" para fazer atrair turistas às nossas ilhas. Já vocês têm de progredir a ilha para chamarem turistas à mesma. Sabe, nos Açores não precisamos isso.. Temos isso tudo de graça e de borla pela natureza e os turistas ADORAM os Açores!

Deixe-nos em paz sim?

Anónimo disse...

É isso mesmo:

Madeira = Artificial

Açores = Natural

Unknown disse...

Aqui vão alguns posts de conterraneos seus!

Os Ananázes da Fajã de Baixo
prometem ser aromáticos, dulcíssimos, grandes e lindos, mas é mentira, ele há meses em que são ácidos, fibrosos, verdes.
Ananázes? S. Miguel? Bah...
TóZé | 04.27.05 - 9:34 am | #

Porra para isto , eu que ia ai no verão que estava encantada com as fotos dos açores e agora leio isto !!! que cena ainda para mais vinda de um açoriano ... acho que vou trocar os bilhetes , eu de facto ia convencida de promessas de paissagens idilitas , vegetaçãos luxuriante , uns cozidos nas furnas , uma passeata para ver a santa da lapinha , encontrar uns amigos , enfim , umas ferias de sonho , mas sendo assim , já não vou ... aliás já nao vamos ...heheeheheh
Viuva Negra | Homepage | 04.26.05 - 7:59 pm | #

Caríssimo primo Sebastião se quem vem para os Açores "está-se nas tintas para a cultura, não quer saber da tradição. Quer é sol, praia e campo. Enfim, férias boas e baratas. Então prepare-se para uma valente decepção. Como tu sabes os Açores são um destino nada barato e sol e praia não é propriamente o nosso maior motivo de atracção.
Um abraço amigo.

Cara Fofa há quanto tempo os ananases já não fazem parte do cartaz turístico dos Açores!? Aliás o meu post era exactamente sobre isso, todo o investimento de promoção é feito na natureza, mas quando chove eu sei aonde levam os autocarros cheios de gente triste e cansada. E já nem falo dos investimentos directos em áreas - directa ou indirectamente - ligadas ao turismo.
Caro TóZé tens toda a razão. Infelizmente para mim.
pedro | Homepage | 04.27.05 - 10:08 am | #

Ok... leva lá a bicicleta.
Já estou mais como a Sra Dona Fofa.
"Os que não vêm, não fazem falta nenhuma." Os que vêm aguentem-se com ananazes ácidos, autocarros cheios de gente triste e cansada e deprimentes férias de sol, praia e campo, de rebentar com tudo o que é orçamento familiar.
Gosto particularmente da passagem "mas quando chove "...Abraços
Sebastião | 04.27.05 - 11:29 am | #

ora esse tb é um problema do turismo nos Açores - a restauração!

Quanto aos ananázes - verdade que os abacaxis da Costa Rica são imbatíveis, e aqui custam 6 dolares, já descacascados(!!), mas nunca ninguem os viu crescer....compreendo a cultura e a tradição, mas tb não chega.
Quanto à escassez de sol...se calhar o que falta é criar alternativas.
Catarina | 04.27.05 - 11:59 am | #

títulos de jornais como este de ontem no Pblico: "Governo dos Açores candidata Fajã do Santo Cristo à Convenção das Zonas Húmidas" (!!!!!)
Catarina | 04.27.05 - 12:02 pm | #
(lol) adorei este!
Turismo - uma massa informe que se quer de milhares de pessoas diferentes, mas se queres mesmo 25 razões para se ir embora dos Açores desgostoso eu dou, mas não agora
pedro | Homepage | 04.27.05 - 12:49 pm | # a promoção de um destino turistico não precisa de ser necessariamente uma sintese, mas a sê-lo pode ser uma sintese de vários aspectos e não só de um, muito mais quando esse um é tão inconstante e tirano, como se vê pelo dia de hoje.

Estou com o Pedro.
Os Açores têm pouco a ver com a fantasia como, muitas vezes - já foi bem pior (tempos houve em que se viam imagens de praias de areia branca e céu sem nuvens, o que nos Açores é muito raro) - "são pintados" publicitariamente como destino turístico.
Ninguém gosta de "comer gato por lebre", e já são muitos (já quase tantos quanto os que "comem e calam") aqueles que reclamam!
João Pacheco de Melo | Homepage | 04.27.05 - 2:07 pm | #

Chega?

Anónimo disse...

ep� ent�o?
Vo�s nem se entendem?

Anónimo disse...

Tudo isto deixou-me muito triste com os açoreanos. Sinceramente fiquei decepcionado. Vocês querem mostrar a superioridade dos Açores criticando a Madeira, em vez de apenas falarem dos Açores. Parece-me que quem tem dor de cotovelo são vós, que não foram mais inteligentes que nós de maneira a aproveitar bem o dinheiro que recebiam. Isso meus caros é um facto. Também notei muita ignorância da vossa parte quando falavam da Madeira. Até parece que não temos natureza...Se afirmam isso é porque não tiveram cá ou porque sentem-se inferiores relativamente à nossa ilha e defendem-se atacando. Pois...reflexos de ignorância, pequinez e estupidez. Tenho pena de vocês...Ninguém vos atacou e aproveitaram para exteriorizar as vossas frustrações...felizmente vi um açoriano sensato, que chamou besta ao NEO...Com toda a razão...Ele é uma besta ignorante, e como fala parece um cão a ladrar. Leva uma palmada e fica meia-hora a ladrar. E pelos vistos é poeta. Tens lábia para vender, mas se eu for um dia aos Açores não será pelas tuas cantigas...ès uma besta quadrada. Vai te tratar, ou melhor...Sai da tua ilha, vem a Madeira, para a conheceres bem e depois fala comigo. Verás que da tua boca só saí merda. Uma boa noite

Anónimo disse...

Quem vende gato por lebre acho que é a madeira. Até já foram roubar imagens dos Açores para as mesclar com outras da madeira. ah pois é meus senhores! Que vergonha, mas os responsáveis por tal acto foram chamados às leis da justiça...

Nos Açores isso n acontece pk n temos necessidade d roubar imagens d ninguem pk estamos mto bem servidos.
Isso na minha terra chama-se dor de cotovelo. Sabe, o que é que distingue os Açores da Madeira? É a sua paisagem verdadeira e unica e é ela que nos traz os maiores beneficios... sejamos sinceros que a madeira até pode ser bonitinha e tal, mas a natureza não é o seu prato forte. Lamento!

Não sendo eu um entendido na matéria (se é que existe alguma matéria em que eu seja entendido), como não podia deixar de ser, também tenho uma perspectiva.

Em boa verdade, os Açores continuam a ser um destino que desperta muita curiosidade e que é apetecível para muita gente. Basta olhar à nossa volta para perceber porquê.

Está mais que visto que o Turismo de massas, por todas as razões e mais algumas, não serve aos Açores... deixemos isso pá madeira.

A nossa aposta centra-se no turismo cultural e de natureza meus caros colegas madeirenses.

Parapente, Asa Delta ou Jet-Ski já não é novidade para ninguém.

Não será cativante visitar uma cidade Património da Humanidade? Não será cativante perceber e apreciar uma das maiores manifestações de teatro popular do mundo como é o nosso Carnaval? Não será cativante perceber e apreciar onde nasceu e viveu Vitorino Nemésio? Antero de Quental? Manuel de Arriaga? Ernesto do Canto? Teófilo Braga? Natália Correia e outros grandes vultos açorianos?

Não será cativante perceber e apreciar a produção do vinho verdelho dos Biscoitos, o vinho do Pico e da Caloura de São Miguel? Não será cativante ver os nossos Grupos Folclóricos a actuar e perceber os trajes que têm vestidos durante a sua actuação?
Não será cativante perceber e apreciar a devoção ao Divino Espírito Santo das gentes das Ilhas? Não será cativante perceber e apreciar as nossas touradas à corda? Não será cativante perceber e apreciar o nosso artesanato local que é riquíssimo? Não será cativante perceber e apreciar a nossa Gastronomia? Não será cativante perceber e apreciar a história da chegada dos militares espanhóis aos Açores e saber que foi aqui a unica zona do país que não se deu por vencida aquando da tomada de portugal pelos espanhóis? Não será cativante perceber e apreciar os nossos Ranchos de Matança? Os nossos romeiros dos Açores?Não será cativante perceber e apreciar essas matanças e o porquê da sua existência? Não será cativante poder usufruir de todo este espólio histórico e cultural, tendo como pano de fundo a nossa belíssima e unica riqueza paisagística?

São estas pequenas grandes coisas que trazem visitantes com poder de compra à nossa Terra. Visitantes que querem perceber o que estão a ver e que estão dispostos a pagar para serem bem servidos.


Quem parece que tem aqui dor de cotovelo são os madeirenses pk n conseguem suportar o facto de os Açores a nivel de natureza e de etnografia serem muito mais ricos e diversificados conseguirem ultrapassar de longe a madeira.

Poupem-me meus senhores. Até uma criança de 6 anos sabe ver bem essas diferenças.Se nós fizéssemos como aí na madeira, já tinhamos cá o nosso ambiente todo destruido.
Aí é só betão atrás de betão. É essa a diferença daí para aqui. Nós mantemos tudo preservado e intacto sem dar uma má imagem de blocos em cima de blocos.

Você realmente é mt engraçadinho... foi buscar à net criticas negativas sobre os Açores. E as positivas? Também foi buscar? Claro q não. Nem lhe interessam certo? Mas saiba que também posso ir pesquisar sobre a parte negra da madeira... Mas claro.. isso não.. até pode dar má imagem da madeira né? Você é ma deirense... podia ser até uma pessoa razoável e inteligente mas não é. Gosta é de pôr abaixo tudo e todos... e se forem açorianos ou continentais ainda melhor, sim porque a sua madeira parece ser intocável.. isso..
continuem a esconder os problemas d pedofilia na vossa terra... a pobreza escondida e as queixas dos turistas... escondam sempre... até um dia...

Natureza intacta e pura como a nossa nem na Europa você encontra quanto mais na madeira meu senhor( se é que é realmente um senhor,pois duvido que o seja).

São muitas as zonas protegidas, parques e áreas forestais de recreio, nas distintas ilhas açorianas que,requerem os cuidados do Governo Regional pela preservação dos ecosistemas do Arquipélago.

Não é em vão que os Açores são chamados de ilhas de bruma devido aos seus eternos nevoeiros e é graças ao nosso clima chuvoso e humido que temos a vegetação luxuriante que temos. Até nisso a mãe natureza nos deu já viram?

Nos Açores podem-se encontrar restos da floresta hidrófila que cobría o arquipélago antes de ser habitado. Há uma grande profusão de flores silvestres e de especies botánicas e animais. Os elementos mais atractivos da fauna terrestre são as aves marinhas e diversos pássaros, entre eles o priolo, uma espécie endémica de ave com apenas 120 casais nidificantes -(Pyrrula murina).especie endémica açoriana.

Apresenta também uma espécie endémica de mamífero - Morcego dos Açores (Nyctalus azoreum)

Não sei aonde essa personagem foi buscar essas respostas cómicas,( talvez tenham elas sido mesmo manipuladas por ele proprio para seu proprio beneficio, mas o que é certo é que o ananás dos açores têm selo certificado logo é um produto de confiança.Quem diz o nosso ananás diz o nosso maracujá ou a nossa espadana, melão ou tabaco o nosso famoso leite dos açores,e queijo, a nossa ângelíca, o nosso mel, as nossas compotas, os nossos licores, o vinho doce local,e outros produtos de que não me lembro agora.

O ananás dos açores tem denominação de origem, quero com isto dizer que o ananás é produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, colheita e acondicionamento do produto. Não se brinca com coisas serias meus ilustres " senhores" da madeira. Andamos aqui a brincar ou quê?

Os Madeirenses querem o Alberto. Ok tudo bem, fiquem com ele e que vos faça bom proveito, agora era só o que faltava que eu não possa dizer aquilo que eu penso sobre ele, sobre aquilo que diz e aquilo que faz. Cá nos Açores ainda temos esse direito sabiam? Aqui não se vive em ditadura mas sim em democracia, e cada vez que a personagem comica de jardim sobe à comunicação social para dar uma entrevista, os açores sentam-se de perna cruzada para poderem rir na cara dese senhor.. suponho que os continentais também... afinal de contas quem não acha piada a um palhaço :)

Abraços dos Açores.

Anónimo disse...

Nunca vi publicidade da Madeira com imagens dos Açores! Isso é só na sua cabeça e se por acaso ver, serei o primeiro a criticar pois a Madeira é mais do que natureza.
Se me dessem "carne" para comer todos dias que estou de ferias num lugar, ia enjoar pra caraças! Na Madeira temos oferta diversificada. Não é só natureza. Temos muito mais que isso. E isso os açores estão incapazes de oferecer. tem de respeitar isso.
Não vi na parte cultural quase nada que a Madeira não tenha. À excepção de touradas, que aqui não sacrificamos animais, tudo o resto temos. Claro que não é igual ao que ai há. vai criticar isso também?
Ou acha que o mundo só é perfeito com coisas iguais aos que os seus açorezinhos têm?
Acorde para a vida criancinha!
natureza e etnografia mais ricos?
Não é isso que diz o relatóri da união europeia quando nos considerou a região portuguesa e das primeiras europeias com mais diversidade de especies tanto de fauna como de flora e com complexas raizes tradicionais, sejam elas musica, dança ou artesanato! Com prioridade 1 a preservar! Tome e embrulhe esta!
Caso não saiba e por ai vejo a sua cultura, ilhas de bruma, era um nome antigo dado às ilhas atlanticas! Mas voçê não lê? Que egocentrico pensar que isso é so dos açores.
Já parava com essa merda de publicidade. o blog não serve para isso. Para isso, pague um espaço e faça a publiciddae que quiser.
Em relação ao ananas, quem o disse foram os seus conterrâneos. Não eu!
Para terminar, voçê pode criticar quem quiser, não pode é como quiser. tem de ter conhecimento de causa ou então arrisca-se a responder por calúnias. Mesmo na democracia perfeita é assim. Voçê é mesmo burro, desculpe que lhe diga. Nunca vi nada assim sinceramente! Olha que foi gente do partido que tem o poder ai nessas ilhas, que lixou a vida a um professor no Porto apenaas por dizer uma piadinha! Então, já não é democracia? Uma piada?!!! ou mesmo aquela medica que foi tirada do cargo que ocupava, por se recusar a tirar um papel com piadas alusivas ao mesmo membro do partido que representa voçê! Democracia? Parece-me que voçê é que não sabem o que é! Por aqui, brinca-se e ri-se com a imagem do nosso presidente, mas acima de tudo respeitámo-lo! Não inventamos mentiras! Podem rir muito a vontade, mas tem de saber que enquanto riem, nós ficamos mais fortes e continuamos a progredir! Voçês só estagnam.
Já agora, não inventei nada! o blog de onde tirei era mesmo de um açoreano. e aprenda a escrever. Quando abre parenteses, tem de saber fechá-lo!

Pedro disse...

Meus senhores apenas tenho um aviso a fazer. Não liguem e acima de tudo NÃO GENERALIZEM os Açorianos à custa do utilizador "NEO". Ele é conhecido do público internauta açoriano há muito tempo e já ninguém lhe dá credibilidade. É um dos responsáveis pelos próprios Açorianos discutirem entre si. Sim, porque antes deste Madeira vs Açores, veio o São Miguel vs Terceira e por aí adiante. Portanto, por favor, ignorem completamente os comentários dessa triste pessoa que não merece pisar o chão que pisa na ilha onde reside. A mim não me enganas Neovreth e sinceramente tu é que já emigravas de vez! Não te basta criar guerras no acores.net? Agora também é com os Madeirenses? Que frustado...

Senhores Madeirenses e Continentais façam como nós Açorianos fazemos...ignorem o senhor porque senão por mais argumentos que digam vocês nunca terão razão...para além de ele ser uma vergonha para todos os Açorianos pois faz crer que a sua opinião é a que todos pensam o que é completamente mentira.

Sou Açoriano com muito orgulho e reconheço o potencial paisagístico que temos aqui. Mas sei também que a Madeira também tem beleza, tem a grandiosa Laurissilva, tem um desenvolvimento ímpar ao que não se pode comparar com o açoriano. Eu vejo beleza em todos os lados tal como no continente que neste último ano corri de Norte a Sul. Criar guerras patéticas para quê? Se elas não têm fundamento nem vale a pena falar nelas...mas claro que isto tudo começou devido a este certo utilizador que aparentemente não tem vida a não ser criar atritos entre os portugueses. Ignorem e mais importante que isto não generalizem todos os Açorianos à custa dele. Tenho muito bons amigos no Continente e na Madeira e todos nós falamos nesta questão com um grande à-vontade. Afinal de contas somos pessoas adultas racionais e inteligentes capazes de conversar sem descairmos para o ridículo como ele. Então quando ele começa a chamar nomes é porque está chegando à fase em que o menino vai começar com as birras e em que fica sem argumentos lógicos tipo "1+1 = 3 porque eu quero e pronto!".

E só pra responder ao blog.. Senhora cubana...tome juízo.

sou a favor de mais autonomia e não de independência. Refiro-me claro aos Açores. Se a Madeira quiser independência muito bem não tenho nada contra. se podem e querem porque não? Eu também não sou fã do titio Alberto mas o povo Madeirense é que sabe aquilo que quer. Se ele ainda lá está é porque o povo assim quer. E mais não digo.

Haja saúde meus senhores

E Neo vê lá se vais pregar pra outras bandas e deixa estes senhores inteligentes no seu cantinho onde claramente eu sei que não te inseres.

PS - ahh e preparem-se pras retaliações dele. Se assim não fosse não seria normal.

Anónimo disse...

Camarada açoreano, voçê foi essencial para por fim uma discussão que parecia não tem fim.
Obrigado e um bem haja caro ilhéu.

Pedro disse...

Não tem de agradecer. Falo pra defender o meu nome pois custa-me vê-lo manchado à custa de um bairrista sem vida como ele.

Comigo este gajo leva sempre de tabela desde que apareceu no fórum do Canalacores em 2004. Acredite...é preciso muita paciência e nós açorianos somos os primeiros a admitir isto.

Um bem haja

Anónimo disse...

Claro que não. o Albertinho não tá bom. LOL visitem o meu blog peu ter tantos comentários tb! LOL

Anónimo disse...

Sou continental e ainda gostava de saber porque nos chamam de cubanos.
Não compreendo é porque os senhores da Madeira aspiram tanto assim uma independencia se é o meu país que sustenta os gastos exagerados e os luxos de alberto jardim, e depois ainda acham-se no direito de insultar sempre que podem o povo português. Porque é que não fazem como os nossos camaradas açorianos? Eles estão sempre lá no seu cantinho sem se meterem com ninguém, e lá vão se desenrascando. Façam o mesmo em vez de estarem a falar mal de um país que por enquanto ainda é vosso. Quando forem independentes aí sim, podem nos criticar à vontade, mas até lá agradeçam a Portugal aquilo que a Madeira é hoje em dia.

Anónimo disse...

Caro Lisboa... a única pessoa que falou em independência para a Madeira foi a infeliz autora deste blogue. É de conhecimento geral (aqui na região), que os habitantes da Madeira não estão interessados na Independência, só alguns mais extremistas.
Ficar quietinhos? Bem se fosse sempre assim, íamos comendo e calando, como Lisboa sempre gostou? Quando as coisas estão mal, é necessário ouvir a voz de descontentamento do povo! Isto seja na Madeira, seja na "Cochicina".

Cumprimentos para vossa excelência e não me leve a mal.

Anónimo disse...

Boas minha gente.. Mas que sanguinários que aqui andam.
Sim sou cubano, porquê? também me vão expulsar daqui a pontapé como fizeram com alguns daqui que tive a infelicidade de ler?
Eu no meu trabalho desloco-me muitas vezes aos Açores como à Madeira e a outras partes do país, e passo largas temporadas fora de portugal continental.
No entanto, não me parece que os Açores estejam estagnados porque cada vez que lá vou vejo sempre mudanças, sem falar que hoje em dia vive-se muito bem nos Açores. É uma qualidade de vida que não se encontra em muitos locais aqui do continente nomeadamente lisboa.
Uma vez na madeira quando lá vou não noto diferença alguma, se calhar porque já não tem mais nada para crescer.
Ó meu caro amigo Carlos, os Açores são 9 ilhas todas elas habitadas e só São Miguel tem mais área do que a Madeira, logo há muito mais para ver e para ir por isso o seu comentário da "carne" foi um comentário triste, uma vez que a diversidade é maior nos Açores do que apenas em 2 ilhas do arquipélago da Madeira, e nos Açores cada ilha tem caracteristicas muito proprias e genuínas seja ela a paisagem, os costumes ou até mesmo a própria pronuncia cultural, gastronomia etc etc.. Só agora é que o mundo está a acordar para os Açores, e daqui a uns anos falamos quando a Madeira estiver repleta de betão e os Açores ainda com a sua natureza intacta.
A diferença é que vocês começaram a investir no turismo há muito mais tempo do que os açorianos, mas em contrapartida, os açores têm muitas mais potencialidades que estão agora a ser exploradas.

Aos anos que vou aos Açores, o nosso arquipélago irmão, apercebi-me que os açorianos são dos povos mais educados neste país. Mantêm vivas ainda os bons costumes. Na madeira já notei uma coisa : há muita simpatia aparente mas no fundo um grande cinismo propício à "fofoca".
Acho também ridículo e que me desculpem os madeirenses, quase todas as vilas da madeira quererem terem uma marina e o que se passa é que a verdade é que mais da metade delas nem são usadas, ou seja dinheiro mal empregue.
A madeira só quer tentar chamar à atenção e dar nas vistas. Nos Açores não se gasta dinheiro pró boneco. Tudo é empregue para fins necessãrios e não de luxo ou caprichosos para dar nas vistas como se vê na Madeira. Que me desculpem mas já não ha pachorra para "madeirices". Fiquem independentes e larguem-nos da mão. Vocês nem parecem portugueses de tanto queixume que fazem, e de tanto capricho. Peçam mas é a Marrocos para fazerem parte deles do que de portugal, Só têm é de aprender àrabe e converterem-se ao islamismo. Deixem-nos ficar por enquanto reduzidos a Portugal e Açores, já que macau já lá vai.

MMV disse...

Para o Neo e alguns revoltados contra a Madeira... Tenho no meu blogue... Um post feito para eles... em especial uma foto... ahahahah

Estes cubanos andam todos revoltados... É lixado ter dor de cotovelo acerca da Madeira...

Porque não comem umas bananinhas da Madeira, mas pelo anus acima? :p


http://madeiraminhavida.blogspot.com/

MMV disse...

Caro julio-lx...

Dinheiro mal gasto... Pois... Nos Açores não é gasto o dinheiro... Porque receberam muito mais dinheiro que nós... E nunca fizeram nada... e fizeram sempre poucas coisas... Em comparação a nós...

Marinas desnecessárias? Sabe o quanto é bom essas freguesias terem um acesso ao mar? É um desejo das populações, é uma necessidade turistica... A única marina que está vazia é a do lugar de baixo... as restantes estão repletas de barco... Acho que conhece muito, mas muito pouco acerca da Madeira... Aconselho a viajar e a conhecer melhor a Madeira antes de emitir qualquer opinião...

Anónimo disse...

Mais alguem percebeu que o julio-lx é o mesmo que o neo?
Afinal rapaz, não gostas de cubanos e intitulas-te como um?

Anónimo disse...

O seu comentário é realmente muito triste.
Apenas dei a minha opinião neste fórum, mas já vi que infelizmente é uma perca de tempo uma vez que as pessoas acusam-se e humilham-se constantemente umas às outras. Lamento se o meu comentário não foi do seu agrado. Não ofendi ninguém mas também não vou admitir que me tomem por outra pessoa, porque ao contrário de você tenho nome, já você manda o "bota-abaixo" em anonimato.

Saudações de "Cuba"

Anónimo disse...

Realmente é muito triste o que uma pessoa aqui anda a ler :(
Por favor PÁREM!!!
Porque é que os arquipélagos de madeira e açores em vez de estarem unidos por uma causa comum, cada vez mais se atacam um ao outro caramba? Por favor PÁREM! A mdeira vale o que vale e os Açores valem o que valem. De que serve estarmos com guerrilhas estupidas e sem senso algum quando a guerrilha parte de lá de lisboa para cá? Por favor acho que já enjoa. Se o ppl da madeira parasse de uma vez por todas de se exaltar perante tudo e todos e se os açorianos parassem com guerras em relaçao à madeira por aquilo que têm acho que o mundo seria um local melhor para se viver. Por favor irmãos ilhéus, UNAM-SE e não se ataquem. Somos todos ilhéus e estamos todos no mesmo barco.
Espero que ao menos pensem nisso.
Um bem haja a todos os ilheus madeirense se açorianos.

Anónimo disse...

obrigado Pedro...obrigado por nos informares acerca do neo...É uma besta frustrada...Obrigado e peço desculpa se ofendi algum açoreano. Tudo o que respondi foi devido à reacção que tive, às barbaridades escritas por essa vergonha de açoreano que é o neo...Saudações para os Açores e Madeira...

Anónimo disse...

Sou micaelense e vivi na ilha durante cerca de 16 anos, e deixe que lhe diga neo que a ilha é subdesenvolvida, as gentes são mesquinhas, de mentalidade fechada, preconceituosas, agressivas para com tudo o que lhes pareça diferente. Ainda existe imensa gente que imigra ao contrário do que diz, mas você não passa de um ignorante que dispõe dos factos a seu bel-prazer para fazer valer teorias da conchichina que lhe andaram a ensinar na catequese, na escola e na rua para fomentar um ódio para com os continentais.

Tenho vergonha da FLA alguma vez ter existido. O seu maior acto de coragem e rebelião foi atirar uma mulher na avenida marginal. Que raio de coragem é essa? Uma capacidade de afirmação deveras louvável, nós açorianos somos mesmo valentes, para incentivarmos uma acção de independência atacamos os que não se podem defender.

Graças a deus que vim morar para o continente, sair dessa terra onde a maioria da população é extremamente preconceituosa, mesquinha e pequena, onde só existe compadrio, então em Ponta Delgada as forças de direita, nomeadamente do PSD, exercem um compadrio que só é possível mesmo numa região que esteja isolada.

Se os Açores se declarassem independentes, eu declarar-me-ia português continental, e viveria mais feliz sabendo que você e uma data de homens que nao percebem patavina de economia ou sociedade estariam finalmente felizes, no novo El-Dorado do Atlântico, a comer ananases que na maioria do ano são uma porcaria para o resto da vida.

E viveriam felizes com o turismo do Norte da Europa, que se caracteriza por pessoas que são EXTREMAMENTE POUPADAS nos gastos quando vao de férias, porque acredite que quem gasta efectivamente dinheiro nos Açores são os continentais que você e os padres aí da terra tanto amam detestar.

Fique bem e coma só produtos autóctones, para ver se não é envenenado pelo continente.

Anónimo disse...

Será que ainda n perceberam que esse micaelense vertigo é novamente esse neo a tentar baralhar-nos o assunto?

nao disfarcas nada ó neo :)

Anónimo disse...

não anónimo, eu sou felizmente uma pessoa diferente, também sou frequentador do canalacores e sei das porcarias que o spookie faz...


Como alias o proprio neo vai comentar quando vier com aqueles ataques de criança :)

Anónimo disse...

Infelizmente há cada açoriano que envergonha a minha terra e o meu povo, que nem merece consideração alguma por ninguém,e nem tou a falar do neo, porque ao menos esse defende a sua terra como os madeirenses o fazem. A minha critica vai para o vertigo.
Vertigo, isso de falares mal da tua própria terra, (coisa que acho que nem um talibã faria),é uma coisa muito mesquinha. por favor não julgues todos os açorianos iguais. Fala por ti apenas e só por ti. A falares assim nem deves de ser açoriano.
Se achas que todos os açorianos são pessoas mesquinhas então é porque ainda não conviveste com madeirenses.
Sou jorgense a trabalhar na madeira e com madeirenses, e posso dizer que saudades daqui não levo nenhumas quando for para a minha terra. Meu rico povo o dos açores, ao menos não nos apunhalam por trás sem mais nem menos, nem se atiram a ti por interesse, ou quando muito por cinismo. Meu rico São jorge.
Comamos e bebamos que amanha não sabemos o nosso dia... enfim.

Anónimo disse...

Reparei que não era o neo. A escrita era mais inteligente.
De qualquer maneira, o neo percebeu que ninguem aqui quis ofender ninguem. Vamos respeitar as qualidades e defeitos que cada região até porque paraíso perfeito não existe!
Como ilhéu madeirense, mando um abraço para todos os meus conterrâneos e açoreanos com quem tenho grandes amizades.
Vamos todos fazer do nosso lugar, um lugar lindo para viver, contribuindo para isso com positivismo e trabalho.
bem hajam.

Anónimo disse...

Afinal, o neo ainda anda por cá!
Luis? isto aqui é facil de mudar de nome peoos vistos!!

Anónimo disse...

Eu já ando a tentar dizer isso há muito tempo atrás.
PÁREM com esses ataques infantis por favor. Somos todos ilhéus. Porque é que não se unem? Em relação a essas mesquinhices penso que devem de haver 3 ou 4 pessoas por aqui que têm vários heterónimos e que se fazem passar por várias pessoas ao mesmo tempo e a criar mau ambiente. Por favor não sigam esse caminho, e nem se desvim do tema em questão porque ele já foi muito desviado.

Pedro disse...

Senhores também não é necessário supor que agora todos os Açorianos que aqui comentam são o utilizador em questão.

O assunto deste blog foi debatido no canalacores.com pelo que outros utilizadores vieram aqui ler os comentários.

Um bem haja

Anónimo disse...

luís açores, em relação à tua crítica, "falar mal da própria terra como nem um talibã faria" é realmente muito infeliz, porque os talibãs obviamente não falam mal da sua terra, pelo contrário. Se foi uma má conjugação da frase, temos pena.

Apesar de tudo acho que a minha terra natal tem paisagens lindas e que deviam ser aproveitadas, só acho que as gentes deviam mudar de mentalidade, quer para os continentais, quer para tudo o que lhes pareça diferente. Ganhar respeito. Porque não generalizo, mas dos Açores não levei muitas memórias alegres, excepto com alguns bons amigos em alguns sítios lindíssimos.

Anónimo disse...

Amigo Vertigo já percebemos que você embora sendo açoriano não morre lá muito de amores pela sua terra, mas por favor não generalize. O seu caso é um caso, porque com certeza existem muitos outros casos diferentes do seu e de pessoas mais ligadas à sua terra do que propriamente você.
Eu sou micaelense de gema e quando estive na faculdade em Lisboa, você nem imagina o quanto dói estarmos longe de casa e não poder sentir sentir o cheiro a verde logo pela manhã, o galo da vizinha a cantar logo da manha, provar os bolos lêvedos das Furnas, os torresmos das matanças, as Malassadas, o arroz-doce, a nossa linda pronuncia... enfim e é como digo, eu senti muita falta disso quando estive em Lisboa. Eu vivia com 10 raparigas todas de São Miguel e acredite você que nos custou muito a adaptação. Como era bom chegarmos ao aeroporto de Ponta Delgada e podermos ouvir um velhote a dizer : " corisco mal amanhado" enfim, são essas pequenas coisas que nos enchem a alma porque quem é fiel às suas origens jamais lhe vira as costas. O seu caso é um caso, mas nem toda a gente trocaria a sua terra ìmpar por uma outra que de bom em parte nada nos trza. Você sabe o que é tentar conviver com lisboetas e eles virarem-lhe a cara ? Estar mal disposta em plena hora do metro e ninguém querer o ajudar? Desculpe, mas nesses momentos daria tudo para regressar à minha terra de origem onde ao menos as pessoas como diz " mesquinhas" ao menos estão sempre prontas a ajudarem o outro compreende? Você não pode estar a julgar todos os açorianos da mesma forma. Ok já todos percebemos que você deve ter passado momentos muito complicados nos Açores, mas penso que não é razão para você estar de luto com ela. Olhe que a mesquinhice existe em toda a parte. Em Lisboa então se eu lhe contasse todas as minhas peripécias vividas por altura da faculdade em Lisboa, você decerto teria uma imagem completamente diferente das pessoas. As aparências iludem não se esqueça disso, e acho que você deveria de lembrar da sua terra com um sorriso na cara e não estar a falar mal de tudo porque tanto a terra como as pessoas não têm culpa daquilo que você passou quando esteve nos Açores.

Bem haja a todos.

Anónimo disse...

Podemos discutir então as coisas para que este blog serve?
É que já me satura este vai e não vai, é e não é!...
Ou então, visto o assunto principal ser uma autêntica borrada, acabamos de vez com os comentários e vamos, cada um, felizes à nossa vida que é o que na realidade devíamos estar a fazer.

Anónimo disse...

http://www.acores.net/forum/viewtopic.php?t=4111&postdays=0&postorder=asc&start=14


Vejam! O que esse blog ja provocou aqui! LOL

Anónimo disse...

Agradecia ao pessoal dos açores que parasse com essa merda de uma vez por todas. Querem comentar no blog acho muito bem que sim mas apenas ao assunto em questão.

ao colega pedro : acho que ja especificou mais ou menos o que se tratava ( isto é, se não for você mais um heterónimo dos muitos que por aqui andam), e penso que não vale a pena estarem a alimentar um assunto que já se deu por encerrado. Até aonde é que querem ir mais com isso? Acho que já é altura para darem uma trégua ou ainda acham que não? É que existem aqui pessoas que estão-se nas tintas pra isso mas que querem apenas debater o assunto que foi proposto pela autora estupida deste blog.

Pedro disse...

Colega Bruno concordo completamente consigo em relação ao que diz. Eu nunca fomentei esta discussão acesa deste blog nem de longe sou responsável pelo offtopic. Apenas alertei para que fossem os senhores a ignorar esse mesmo offtopic pois estava-me a deparar com uma discussão muito comum para mim. E outra coisa, eu nunca tive problemas em dar a cara por nada e necessidade de heterónimos não tenho nenhuma, pelo que pode verificar a minha galeria do canalacores onde sou conhecido por pEdRiN.

Da minha parte não digo mais nada, porque definitivamente tenho uma vida e não estou para me chatear com isto. Era só o que me faltava.

Um bem haja

Anónimo disse...

Nós não temos culpa das suas discussões comuns com quem seja. Trate você mesmo delas sem estar a pôr terceiros em jogo. Aqui limite-se ao menos a dar a sua opinião acerca do assunto da autora que acho que é bem mais merecido. Não estou minimamente interessado em saber quem você seja ou de onde é que vem. O que acho é que essa conversa já está a cheirar mal, e se você diz que tem uma vida então ao menos dê prioridade de os outros poderem debater sobre o blog em questão, uma vez que essa tal pessoa que você mencionou já fez o mesmo. Deixem as restantes pessoas fora dessa mesquinhice e não estejam a bater sempre na mesma tecla porque já começa a dar cabo dos nervos de cada um. Há pessoas que não têm nada a ver com isso aqui percebeu? Se tem problemas trate-os você fora daqui uma vez que o assunto já foi encerrado, daí não haver o porquê de estarem novamente a quererem alimentá-lo.
...Siga o assunto em questão por favor.

Anónimo disse...

Puta que pariu, o primeiro gajo que fizer outra vez fazer merda de publicidade dos açores, ou vier com merdas outra vez!

Anónimo disse...

Engraçado!
Tanto que eu já li aqui madeirenses a falarem tanto mal dos Açores , mas de facto os Açores foram considerados um dos mais atractivos destinos do mundo, obtendo a SEGUNDA MELHOR pontuação que foi atribuída a 111 ilhas ou arquipélagos do mundo!
As ilhas do arquipélago dos Açores foram eleitas como as segundas melhores do mundo para o turismo.

Aqui fica o TOP 20 das ilhas e arquipélagos classificados, segundo a NGT, como: os melhores destinos turísticos, e Madeira nem vê-la lol :)))))

A lista :

Votação:

1 – Ilhas Faroe, Dinamarca
2 – Açores, Portugal
3 – Lofoten, Noruega
4 – Ilhas Shetland, Escócia
5 – Chiloé, Chile
6 – Ilha de Skye, Escócia
7 – Ilha Kangaroo, Sul da Austrália
8 – Ilha Mackinac, Michigan
9 – Islândia
10 - Molokai, Hawaii

A Madeira fica-se pelo 70º lugar. TEMOS TANTA PENA!!!

As razões são :

Apesar de a Madeira ter reputação de turismo de alta qualidade, com jardins lindos e diversos, e passeios a pé em belas paisagens, a Madeira tem sofrido com muita construção de hotéis para turismos de massa especialmente no Funchal e zonas circundantes. O lado negativo são os altos hoteis que destoam da paisagem natural e que dominam demasiado a paisagem da cidade.

No caso dos Açores a 2 pontuação explica-se da seguinte forma :

Ao contrário da Madeira, os Açores sendo ilhas vulcânicas activas, oferecem uma enorme e extensa variedade paisagisistica natural e não destoada. O desenvolvimento do turismo não afectou a paisagem natural que tanto define os Açores. O clima bem como as suas imensas de areia, os vales recortados, as cascatas, as caldeiras fumegantes, as enormes lagoas, os campos de hortênsias, as florestas de Laurissilva intactas, espécies endémicas da fauna, tanto marinha como terrestre, foram elementos suficientes para elegerem as ilhas açorianas no lugar que merecem.


Mais informações :

http://euterpefyllos.blogspot.com/2007/11/aores-classificadas-em-2-lugar-pela.html

http://www.viaoceanica.com/canais/noticias/noticia.php?id=15293

Freitas disse...

Encontrei este blog por acaso e estive a ver alguns dos posts e dos comentários inseridos.
E até agora só apraz dizer uma coisa: tristeza. São tópicos e posts incoerentes, bem como os comentários, sendo a esmagadora maioria deles sem fundamento algum.
Penso não me enganar, mas aotora do blog nunca foi à Madeira nem aos Açores. Penso que se calhar nunca saiu da aldeola onde vive. E fico triste a ver portugueses (como eu), à briga para ver se Madeira ou Açores são independentes, se a minha terra é mais bonita que a tua, se o dinheiro é mais bem gerido aqui do que ali ou acolá. Faz lembrar há uns anos quando Vizela queria ser elevada a concelho. Era uma briga entre Guimarães e Vizela. Tal como o Gabriel Drumond (o tal da FLAMA que pede a independência da Madeira), ainda há muita gente neste país com reumatismo no cérebro.

Anónimo disse...

Queira o senhor saloio antes do freitas saber que;
O arquipélago da Madeira ficou em 58 lugar mas só neste concurso. Quer saber em quantos já ficamos em 1º? Ora aqui vai uma pekena lista
1-ilha mais florida do mundo.
2-maior espectáculo pirotecnico do mundo.
3-1ºpremio do aprovitamemto de verbas comunitárias.
4-1º premio na ornamentação de calçada portuguesa e calçada madeirense.
5-alguns hoteis receberam 1º premio na secção gastronómica com melhor apresentação, higiene e qualidade da comida.
6-cidades mais limpas de Portugal e o Funchal a 3ª mais limpa da Europa... e ainda aqui vamos.

Sim senhor, os meus parabéns pelo 2º lugar, mas agora..tirem proveito disso. por razão o vosso turismo não é dinâmico e com muita oferta?
Bem, a resposta voçês devem saber bem!
Queira ainda o senhor saloio saber que: A Madeira não tem turismo de massas! Isso mostra só a cultura que tem. Tenho pena de si... hoteis altos?? Tem de me dizer onde estão pq não sei!!! Sim, concordo que houve muita construção mas foi necessária para trazer dinheiro para a Região. É rentável! temos apenas 2 ilhas para habitar e tirar recursos, as restantes 6 são reservas naturais que assim queremos que continuem e temos mais populção que as 9 ilhas juntas dos açores. posto isto, há que ter lugar para as pessoas viverem mas sabes meu saloio, não me preocupa o que tu dizes! Apesar de não serem as 2ªs melhores ilhas, o Arquipélago da Madeira continua com a maior afluência turistica de classe do país. É isso que interessa! E cada vez mais os hoteis estão a 100% o que é sinal que o turismo continua a crescer e a qualidade e oferta a aumentar!

Só por acaso deverias saber que: o vulcanismo na madeira não está inactivo! Em algumas zonas ainda há expulção de gases, sobretudo nas zonas marinhas.
e hortênsias meu saloio, são japonesas e a Madeira têm maior floresta laurisilva do Mundo! Embrulha!!

Anónimo disse...

acabem com este blog de merda...so vejo cubanos e açorianos ignorantes a falarem do que não sabem..quando não se sabe não de inventa...nisso os madeirenses não são portugueses..

Anónimo disse...

Esta resposta aqui vai para o otário que escreveu antes do ultimo e pelo que vejo denota ter uma invejidade terrível dos Açores.

Meu caro otário,

Você para falar com uma ENORME ignorância dos Açores só demonstra que nunca deve ter saído da sua ilha chamada Madeira, porque se ao menos tivesse conhecimento sobre as enormes potencialidades dos Açores não diria aberrações de todo o tamanho como disse.

Em primeiro lugar temos pena mas a mãe natureza não serviu as ilhas de igual maneira.
Os Açores têm uma paisagem brutal que nem de longe se podem comparar com a Madeira. Não digo que a Madeira não seja bonita porque até é, mas a natureza da Madeira é totalmente diferente da dos Açores, para não falar na orografia açoreana que é muito mais elevada do que na Madeira ou não tivessemos a altitude de Portugal mais alta.

O vulcanismo açoriano está "VIVO" e em constante actividade. Já na Madeira está mais adormecido do que outra coisa.

E foi e é graças ao nosso vulcanismo que os Açores têm uma natureza digna e de causar invejidade a qualquer, mas em especial a criaturinhas tristes como você que julga que a sua Madeira é que é a zona mais linda de Portugal. Lamento mas você está muito enganado.

Para começar a Madeira nem é um verdadeiro arquipélago, porque apenas duas ilhas são habitadas e o resto é paisagem. Já nos Açores assim como em Cabo verde ou nas Canárias, todas as ilhas são habitadas, à excepção de inumeros outros ilhéus de menor importancia que servem apenas de abrigo a aves marinhas mas isso acho que você deve saber, afinal de contas não o tomo assim por tão burro... ou será que é?

Eu ja tive na madeira e sinceramente tava á espera de ver outra coisa. para ver carros e apartamentos isso eu vejo em s miguel ou na melhor das hipoteses em lisboa. Gostei de algumas tradições q vocês têm sim senhor mas sinceramente tava á espera de encontrar outra coisa. Pensei que a madeira fosse uma ilha e nao a 3 versão do algarve em ponto menor.

Se não fossem os Açores hoje em dia provavelmente a ilha da Madeira como o resto do território português nessa altura com certeza estariam a falar espanhol e não português.
Não me venha com complexos de superioridade que em mim eles não me afectam.
Saia você um pouco do seu universo ilha... Sabe... é que existe vida depois da Madeira!

Se nos tirassem as 7 cidades não morriamos por isso pk temos MUITISSIMAS outras lagoas. Temos cascatas de agua quente, temos caldeiras e fumarolas, temos cidades e vilas património mundial, temos as nossas tradições, temos imensas praias de areia e não de pedra como voces.
Voces ate vao buscar areia a marrocos por terem a falta dela.
que vergonha.!

Toda a gente sabe q o ppl da madeira é retardado a começar pelo patético do seu presidente.
Aliás nem sei como eles são Portugal já que pertencem mais a África do que qualquer outro arquipélago português.Madeira a nivel de beleza está a nos luz dos Açores, é um facto a realçar.
Um turista que vem às ilhas não quer ver nem está à procura de "torres gémeas" ou de confusão. Ele vem para descansar e estar em contacto com a natureza. Ele vem desfrutar e ver o melhor que nós temos, porque se fosse para ver a merda que é o Funchal eles com certeza preferriam ficar a ver isso nos seus países, já que lá eles ao contrário de vocês, têm em demasia.

Os Açores foram a região de Portugal que mais cresceu nos ultimos tempos.
Jardim ficou fora de si quando soube que os Açores receberam 13 milhões de euros do fundo coesão social inserido no plano finanças para as regiões autónomas, e a Madeira apenas 200 mil euros. Não se esquecam que os Açores são 9 ilhas e não apenas 2 como a Madeira, logo há que se investir mais.

A nível de população se não fosse a nossa emigração para o Canadá, Brasil e Estados Unidos hoje em dia teríamos muito mais população do que a Madeira. Caso desconheça, até aos anos 60 a ilha de São Miguel possuía à volta de 210.321 habitantes sem falar nas outras restantes ilhas o que com certeza daria um numero bem mais elevado do que na Madeira. Os Açorianos emigraram porque foram vítimas de terramotos, de furacões de vulcões... já vocês não sabem o que isso significa, porque o vosso vulcanismo não é como o nosso. A nossa natureza foi em tudo perfeita conosco, mas assim como ela nos criou, ela também nos tira.

Os Açores são um paraíso para quem ama a natureza, Das formas fantásticas dos lagos e lagoas, de enormes cascatas, às extasiantes vistas sobre o oceano; das profundezas das crateras de vulcões adormecidos, às paisagens que mantêm a pureza original; da harmonia bucólica à serenidade do silêncio, e os nossos turistas que nos procuram não são os vossos porque os nossos procuram um turismo cultural e não um turismo de massas como o vosso.

Fique lá com a sua madeirinha que aqui os Açorianos não precisam de vocês e muito menos de terem um representante máximo da Madeira que é um bêbabo e um mal educado.(JARDIM) Os Açores são pequenos mas GRANDES!Até os carroceiros da minha terra têm mais educação que esse senhor que se diz presidente da Madeira.

E ainda por cima é xenófabo pois não quer indivíduos de raça amarela na sua ilha. Isso é digno de um senhor?O nosso presidente ao menos não é xenófabo. Aqui nos Açores não há racismo, há é sim um ódio por todos aqueles anti-açores como você por nós!Dou-lhe um conselho : não se enerve. faz mal à celulite.

Admita lá otário, que César só deu a ganhar aos Açores e assim será, por mais tempo. Dê-me exemplos. O que foi de tão grave que Carlos César fez contra os Açores ? Que descrédito é esse que o leva a acreditar que Carlos César não é bom presidente ? Não temos o turismo a evoluir? Aliás o nosso turismo é um turismo que a Madeira não tem sequer.

Temos os aeroportos a funcionar empregos a subir casas a construír-se enfim o senhor não consegue ver, um governo a zelar ( ás vezes menos bem é verdade, mas não tão grave ) pelos nossos interesses? até parece, pelo modo como fala, que Carlos César se foi embora, como o fizeram outros políticos da nossa praça... Jardim é um bom exemplo, lol :)

Nós, nos Açores, preservamos a estabilidade política, a solidez das instituições e a imagem das autonomias no plano nacional e, portanto, seguimos outro caminho,já a Madeira perde mais verbas comunitárias do que com a Lei de Finanças Regionais.

A Madeira é que pode perder autonomia política e financeira com o desgoverno do doutor Jardim e com a situação a que está a levar a região autónoma, que é à falência.Enqt q os Açores verão aumentar as transferências do Orçamento de Estado em 2008, a Madeira deve perder mais de 40 milhões de euros no próximo ano, ao abrigo da nova Lei de Finanças Regionais.

Alberto João Jardim e sejamos honestos, não presta um bom serviço às autonomias regionais e não privilegia valores que nós, nos Açores, privilegiamos, que são a estabilidade e a credibilidade das instituições. Jardim passa a vida a chamar "bastardos da comunicação". Mas não é isso que ele quer? Chamar a atenção de todos?

Não creio que ele queira o melhor para a Madeira quando pede a "independência".Pena é que a caravana só vá para onde ele quer que vá e que os cães sejam puxados pela trela que ele próprio "governa"!!!!!Vão vender chuchas para o Pico do Areeiro talvez façam mais dinheiro.
Durante anos Portugal esqueceu-se de nós só para pk o vosso presidente c a mania das grandezas quis "engrandecer" a madeira, esquecendo-se que havia 1 outro arquipélago composto por 9 ilhas a desenvolver e nao apenas 2 e o resto ilhéus. Agora ficam vocês a ver-nos crescer eqt nós ficámos há mt tempo.

Todos os adjectivos para qualificar um dejecto de pessoa como Jardim serao poucos!
Adolf Hitler também dizia que defendia os interesses da alemanha!
Tenho "pena" deste senhor, uma pessoa com o comportamento dele só evergonha o nosso pais, mas que podemos fazer...

O que circula na Madeira é dinheiro sujo e corrupto. Cá nos Açores lamento mas já não é assim.
A quem vai o Sr Jardim pedir verbas para a Madeira qd precisa?
Conclusão:Jardim não é nem de longe nem de perto das personagens mais relevantes para o país.
Ele pode ter feito alguma coisa pela Madeira, mas a Madeira não é tudo, nem ele é um político exemplar....Açores é a região que mais tem crescido economicamente nos ultimos anos.
A taxa de crescimento do PIB dos Açores foi quatro vezes superior à média nacional, e garanto-lhe q n foi á custa de jardim.

Anónimo disse...

já é altura de madeirenses, açorianos e cubanos unirem-se.. somos todos portugueses caramba!

Anónimo disse...

Tb acho! concordo!

Cada arquipélago é unico e lindo... sejamos todos unidos. essa discussão é tão tola já repararam?

Anónimo disse...

Ninguém notou um cheirinho a política e narcisismo no comentário do panasca do açoriano?
Já fui aos Açores e já fui à Madeira! Dos Açores, conheço 6 ilhas, da Madeira 4! Tive da Deserta grande e na selvagem grande tb a título profissional! Como biólogo devo dizer que a Madeira apesar de alguma construção(e não vi torres gémeas) a natureza está bem cuidada, catalogada e defendida em diversos parques naturais e reservas! Nos Açores meu amigo lamento mas já não é bem assim! Para para terminar esta discussão em que sinceramente percebo que o gajo que fala pelos Açores é sempre o mesmo, com os mesmos comentários e ainda por cima com a atitude fraca que tem, porque se acha que fala melhor que o Alberto João, tá bem enganado e nesta situação vejo-me obrigado a tirar pelos madeirenses apesar de revoltosos em relação ao continente Português! Tenho vários amigos madeirenses e açorianos. Reconheço nos madeirenses uma maior abertura a nível de mente, pensam em grande, em perfeição, algo que no continente reconheço não estarmos habituados e pelo que vi muito menos no Açores.
Tive a pesquisar e não encontro onde os Açoies foram a região que mais cresceu em portugal!! Vejo sim, Lisboa, seguida da Madeira e logo a seguir Porto. Tou enganado ou vejo açores antes da beira interior no fim da tabela? bem, começo a pensar que mente!
Caro amigo, chama merda ao Funchal? Queira saber que foram os funchalenses que pagaram a MERDA do porto de Ponta Delgada e da Horta! Sei eu porque fui ao Madeira Story center...ah e soube que o Funchal foi considerado uma das cidades mais bonitas da Europa!!
Estes e muitos mais argumentos poderá ouvir se continuar a mentir e a ser prepotente! (creio que não sabe o que isso significa) Vá ver ao dicionário!
Confesso que me choca o Alberto João e tb não gosto dele até pela maneira como se refere aos portugueses continentais, mas lá que ele é o mais decente político de Portugal, isso é porque defende o seu povo! Coisa que nem aí, nem aqui isso acontece!!

Anónimo disse...

Ninguém notou um cheirinho a política e narcisismo no comentário do panasca do açoriano?
Já fui aos Açores e já fui à Madeira! Dos Açores, conheço 6 ilhas, da Madeira 4! Tive da Deserta grande e na selvagem grande tb a título profissional! Como biólogo devo dizer que a Madeira apesar de alguma construção(e não vi torres gémeas) a natureza está bem cuidada, catalogada e defendida em diversos parques naturais e reservas! Nos Açores meu amigo lamento mas já não é bem assim! Para para terminar esta discussão em que sinceramente percebo que o gajo que fala pelos Açores é sempre o mesmo, com os mesmos comentários e ainda por cima com a atitude fraca que tem, porque se acha que fala melhor que o Alberto João, tá bem enganado e nesta situação vejo-me obrigado a tirar pelos madeirenses apesar de revoltosos em relação ao continente Português! Tenho vários amigos madeirenses e açorianos. Reconheço nos madeirenses uma maior abertura a nível de mente, pensam em grande, em perfeição, algo que no continente reconheço não estarmos habituados e pelo que vi muito menos no Açores.
Tive a pesquisar e não encontro onde os Açoies foram a região que mais cresceu em portugal!! Vejo sim, Lisboa, seguida da Madeira e logo a seguir Porto. Tou enganado ou vejo açores antes da beira interior no fim da tabela? bem, começo a pensar que mente!
Caro amigo, chama merda ao Funchal? Queira saber que foram os funchalenses que pagaram a MERDA do porto de Ponta Delgada e da Horta! Sei eu porque fui ao Madeira Story center...ah e soube que o Funchal foi considerado uma das cidades mais bonitas da Europa!!
Estes e muitos mais argumentos poderá ouvir se continuar a mentir e a ser prepotente! (creio que não sabe o que isso significa) Vá ver ao dicionário!
Confesso que me choca o Alberto João e tb não gosto dele até pela maneira como se refere aos portugueses continentais, mas lá que ele é o mais decente político de Portugal, isso é porque defende o seu povo! Coisa que nem aí, nem aqui isso acontece!!

Anónimo disse...

Ninguém notou um cheirinho a política e narcisismo no comentário do panasca do açoriano?
Já fui aos Açores e já fui à Madeira! Dos Açores, conheço 6 ilhas, da Madeira 4! Tive da Deserta grande e na selvagem grande tb a título profissional! Como biólogo devo dizer que a Madeira apesar de alguma construção(e não vi torres gémeas) a natureza está bem cuidada, catalogada e defendida em diversos parques naturais e reservas! Nos Açores meu amigo lamento mas já não é bem assim! Para para terminar esta discussão em que sinceramente percebo que o gajo que fala pelos Açores é sempre o mesmo, com os mesmos comentários e ainda por cima com a atitude fraca que tem, porque se acha que fala melhor que o Alberto João, tá bem enganado e nesta situação vejo-me obrigado a tirar pelos madeirenses apesar de revoltosos em relação ao continente Português! Tenho vários amigos madeirenses e açorianos. Reconheço nos madeirenses uma maior abertura a nível de mente, pensam em grande, em perfeição, algo que no continente reconheço não estarmos habituados e pelo que vi muito menos no Açores.
Tive a pesquisar e não encontro onde os Açoies foram a região que mais cresceu em portugal!! Vejo sim, Lisboa, seguida da Madeira e logo a seguir Porto. Tou enganado ou vejo açores antes da beira interior no fim da tabela? bem, começo a pensar que mente!
Caro amigo, chama merda ao Funchal? Queira saber que foram os funchalenses que pagaram a MERDA do porto de Ponta Delgada e da Horta! Sei eu porque fui ao Madeira Story center...ah e soube que o Funchal foi considerado uma das cidades mais bonitas da Europa!!
Estes e muitos mais argumentos poderá ouvir se continuar a mentir e a ser prepotente! (creio que não sabe o que isso significa) Vá ver ao dicionário!
Confesso que me choca o Alberto João e tb não gosto dele até pela maneira como se refere aos portugueses continentais, mas lá que ele é o mais decente político de Portugal, isso é porque defende o seu povo! Coisa que nem aí, nem aqui isso acontece!!

Anónimo disse...

Não entendo que cretino é este açoriano de merda que diz qu ena Madeira não há praias de areia! Cretino de merda, o porto santo tem o quê?
Só para que saibas, o maior areal da europa!! Embrulha filho da puta!
Sabes, é com gajos como tu que nunca irá haver bom ambiente entre ilheús! Sabes porque vao receber milhoes do fundo de coesão e a Madeira não? Sabes porque foi retirado o dinheiro à Madeira para aumentar a voçês? Porque agora o governinho de merda do PS tem de fazer nos açores à pressa, o desenvolvimento que nunca tiveram! São uns atrasados, mal organizados e esbanjadores!

Anónimo disse...

Ó paneleiro, além de seres um BURRO ainda por cima és um palhaço com todas as letras.

O maior areal da Europa fica em Portugal e na Costa da Caparica e não na porra do Porto Santo.

Bebe leite!

Vocês tal como nós AINDA são uma região autónoma, por isso não estás em posição de dizer o que quer que seja dos Açores. Dor de cotovelo é muita.

De que serve tanto progresso e tanta fachada quando vocês nem sabem fazer uso dela. Tenho pena mas a mãe natureza foi perfeita conosco... Já vocês vivem de aparencias para chamar turistas á vossa ilha... já nós vivemos daquilo que temos e do que a natureza nos deus.

Tenho amigos madeirenses a estudar cá que são os próprios a dizerem que a mentalidade dos madeirenses é extremamente mesquinha e reles.. Já aqui nós sabemos receber as pessoas e não temos complexos de superioridade perante ninguém ao contrário de vocês que chulam o dinheiro da porra desse país e depois vêm se armar em grandes.

Embrulha!

FODAM-SE TODOS UM A UM!!!

Pó palhaço do cubano que veio armado em biólogo dos tomates, muito me admira que você como biólogo desconheça que os Açores são uma região extremamente rica em fauna e flora, para não falar em grutas e algares vulcânicos. Muito espanta você sendo licenciado em biologia não saber que os Açores são a região do país que possui um ecossistema excepcional que nem na Madeira ou no seu país do rectângulo encontramos.

Somos o maior arquipélago português, formado por 9 ilhas e vários ilhéus paradisíacos de origem vulcânica. A nível da flora endémica temos mais de 1000 espécies existentes no arquipélago.

Aonde é que foi tirar o curso de biólogo? Só se tiver sido na baixa da banheira ( o piorio de Portugal), ou na melhor das hipóteses em NO PARQUE EDUARDO VII.


Temos as paisagens mais espectaculares de todas. É impossível ficar indiferente ao verde que ainda hoje toma conta da paisagem ao contrário da Madeira ou do seu reles país. É impossível você ficar indiferente aos lagos que temos, ás enormes montanhas e desfiladeiros, às cascatas de água quente férrea que além dos Açores só se podem encontrar na Islândia, às nossas fumarolas e géisers, ás nossas praias de AREIA, já que ao contrário da Madeira onde só encontramos um porra de uma praia naquela ilha minúscula, nas 9 ilhas açorianas existem praias, até na ilha mais pequena - CORVO.

Até os próprios porto santenses são os primeiros a criticarem a merda do feitio dos madeirenses, e isso foi-me dito por porto santenses portanto quem é você para me vir corrigir quando você vive num país que é a vergonha da Europa?

Olhe pá sua terrinha e depois venha cá falar cmg à altura se quiser.



Olha pó teu país que é a merda e a vergonha da Europa e depois vem cá falar da minha terra, ó biólogo dos colhões!

Vocês são a merda que a Europa caga todos os dias!

Vocês Portugal são a cagança da Europa. Se tivessemos a ser sustentados por vocês qur só têm dinheiro para embelezar Lisboa, esquecendo que há zonas em Portugal que morreram no tempo. Vocês são vergonhosos. Por isso mesmo sou AÇORIANO DE CORAÇÃO E PORTUGUÊS À FORÇA!!!

Se você opta por dizer que foram os funchalenses isso, ou os funchalenses aquilo, olhe que eu tenho um rol ENORME para lhe atirar à cara de feitos açorianos.

E olhe que pode começar a doer por isso agradecia que a conversa ficasse por aqui e que morresse aqui porque pode ferir susceptibilidades.

É a sua opinião. Apenas isso. Nada mais do que isso.

E não vai ser ela que irá mudar o que somos ou aquilo que você gostava que nós fossemos.Lol. Até que tinha piada!

Portanto respeite a minha opinião se não quer ser achingalhado, por um açoriano que sabe mais do que você imagina, pois o rol de coisas que nós temos para atirar à cara de cubanos de 2 categoria cmo você é muita, já que nem para ser bom Biólogo você presta pra fazer serviço à nação!

Boa noite a apaga a luz!

Anónimo disse...

Ah ia-me esquecendo:

A taxa de desemprego nos Açores é a mais baixa do país, ficando abaixo de nós apenas a Madeira e Portugal continental.

Neste momento a Região Norte de Portugal está igual aos Açores.

Esse país só vive de demagogia e de mentiras absolutas defraudando a realidade açoriana.

Alguns partidos afirmam que os Açores são a região mais pobre do país, mas mostram-se surpreendidos por constatarem, eles próprios, que é mentira, e que nesta região se vive muito melhor do que em muitas das suas regiões de origem.

Se nesse momento estivessmos pura e simplesmente a depender de Portugal continental a essa altura estavamos todos a morrer á fome mas felizmente dependemos de nós próprios ( e por isso é que somos 1 região autónoma) , e da União Europeia. Portugal dá-nos 0 EUROS!!! Não nos podiamos ter dado ao luxo de termos crescido tão rapidamente se tivessemos a ser sustentados por Portugal. E felizmente que não o somos. Felizmente a nossa população está a crescer de novo porque perdemos mais da metade da nossa população na nossa diáspora e brevemente caminhamos para os nossos indices de população antes dos anos 60 onde a população açoriana situava-se à volta dos 380.000 habitantes. Temos os empregos a crescer, o turismo que é o nosso sustento.. Só queremos uma coisa: ver-nos livres de uma vez por todas da merda q é Portugal Continental. Pode ainda demorar alguns anos mas para lá caminharemos. Vejam o exemplo de algumas das antigas colónias portuguesas que sendo mais pobres do que os Açores e a Madeira ganharam a sua independencia. O que nos liga neste momento a Portugal continental é papelada e nada mais!!!


Dê uma vista de olhos nesse site. Os numeros não mentem e ao menos você não permanece na burrice porque ignorância hoje em dia é sinónimo de BURRICE. Assim deve ser o seu caso.

http://acores.sapo.pt/opiniao/interior.php?id=146

Anónimo disse...

Meu Deus!

Não acredito nas atrocidades anti-Açores que tenho lido aqui, fruto quiçá de um desdém tremendo da região Autónoma Açoriana.

Os Madeirenses ao invés deviam de se unir a nós como arquipélago irmãos que somos, mas infelizmente preferem optar por picardias estúpidas, bairristas e racistas.

Ainda dos continentais dou um desconto, mas de vocês Madeirenses? Mas afinal quem se julgam vocês que são quando no fundo estão no mesmo prato da balança do que nós sendo também uma simples região Autónoma como nós somos.

A marca Açores é unica meus caros conterrâneos. Os Açores são ilhas mágicas.Tiveram realmente um tempo muito esquecidas, e perdidas algures a meio caminho entre Europa e América, tudo fruto dessa falsa e hipócrita admnistração portuguesa que dá tudo a uns a nada a outros, mas felizmente a União Europeia dá-nos o nosso devido valor e é graças a ela que hoje em dia os Açores deram um passo de gigante ao demonstrar as suas enormes potencialidades uma vez que possuem a maior zona económica exclusiva da Europa.

Os Açores têm marca e prestígio assim como a Madeira também tem a sua.

Os Açores são tão maus e paupérrimos que ficaram em 2º lugar como as MELHORES ilhas do mundo para se viver.

Os Açores são tão pobres que mereceram o 2º lugar de MELHOR turismo do mundo de qualidade.

Afinal a Madeira não é assim tão boa como dizem... e mais não digo.

Os Açores são pequenos mas GRANDES. Fundámos cidades na Bermuda, fundámos a cidade de Santa Catarina do Sul(Brasil), e outras no Hawai. Sem falar que foram os Açorianos que contribuíram para o crescimento do PIB americano e canadiano. A maioria dos portugueses no Canadá e América são todos açorianos e não continentais nem madeirenses, e hoje em dia somos os açorianos em terras americanas são aos milhões a contar com os seus descendentes de igual forma.

Quem fala mal dos Açores mostra ser uma pessoa vulgar e no mínimo sem formação cultural que afirme os seus argumentos.

Temos cidades património, temos o nosso artesanato, a nossa viola da terra açoriana, as nossas festas, as nossas tradições que em mais algum lugar do mundo se encontra, temos a nossa gastronomia típica, temos a nossa beleza exuberante considerada por muitos especialista como uma das MELHORES do mundo. Para quê que os Açores querem betão atrás de betão? Ao contrário da Madeira sempre soube-se conciliar o progresso de forma a não destoar a nossa paisagem e é isso que nos distingue de Portugal e da Madeira.

Estamos bem como estamos e não precisamos de viver de artifícios constantes ou de muito menos da política do betão. O desenvolvimento açoriano não afectou a paisagem natural e graças a deus que assim o é.

Argumentos como eu tive oportunidade de ver aqui a chamarem aos Açorianos de atrasados, demonstra uma total e completa incoerência, falta de conhecimento, estupidez, soberba, hipocrisa e arrogância e desdém pelo que não se tem.

Viva os Açores! Meus Açores, meus amores!

Anónimo disse...

Gostava era de saber para que servem esses bairrismos entre as diversas ilhas, quando no fundo somos todos portugal (ainda).

E Portugal Continental? Aonde é que se encaixa aqui nessa situação toda?
Não nos desviemos por favor do assunto em questão.

Anónimo disse...

Cara amiga da terceira, segundo percebi, foi um conterrâneo seu que começou por "axincalhar" primeiro os continentais e depois os madeirenses! Ele teve a resposta que mereceu! é sempre o mesmo ao longo dos comentarios, dá para perceber. demasiado obvio.
Quero dar uma achega ao que ele disse. A madeira é de facto parte do continente africano. e é por isso que não deviamos ser portugueses? Caro idiota de merda, as Flores e o Corvo estão na placa americana! Que tens a dizer ò pacovio?
Já agora, os Açores vivem bem sem o continente? Não é isso quwe diz o vosso presidente!
Realmente, os ilheu deviam estar unidos, o problema são uns energumenos que acham de ser radicais nos comentarios!
Pelo que percebi, nem entre ilhas voçês se entendem também, no entanto sei que entre terceirenses e madeirenses sempre houve uma cumplicidade saudavel de boas relações! Quanto mais não seja por ser a ilha cujas tradições e gentes mais agrada aos madeirenses!
Fim e estou fora de vez!

Anónimo disse...

Caro colega do continente.

Tenho que concordar consigo que o meu conterrâneo não foi lá muito feliz nos seus argumentos, mas você parece que também não ajudou lá muito certo?

OK. Passando à frente...

Todas as ilhas dos Açores à excepção da ilha de Santa Maria situam-se na junção das placas americana e euro-asiática. Já Santa Maria situa-se na placa africana.

Essa questão de haver rivalidades entre ilhas é comum também no arquipélago da Madeira, mais propriamente entre Porto Santenses e Madeirenses, porque não se esqueça que as ilhas mais pequenas têm uma enorme necessidade de se afirmarem perante as ilhas maiores.

Sou da Terceira e sei que sempre existiu uma rivalidade entre terceirenses e micaelenses, apesar de eu nunca ter feito parte dessa rivalidade. Mas isso ultrapassa-me até porque não gosto de politica e muito menos sou racista.
Eu ao contrário de si vivo na realidade açoriana e com certeza não será você a corrigir-me certo? Não quando até no seu proprio país existe uma DESUNIÃO e uma rivalidade doentia entre Porto e Lisboa. No caso dos Açores bem como na Madeira o mesmo acontece. Esse "bairrismo" até é saudável quando não levado ao extremo, mas quando estive no Porto pude constatar o ódio que os portuenses sentem em relação a Lisboa e vice-versa. Afinal pelo que vejo não estamos sozinhos.

Passando à frente...

Bairrismo sempre houve e no caso dos Açores (Terceira - São Miguel) vem já desde o século XV.

Acho que somos todos portugueses, Açorianos bem como Madeirenses, mas você parece denotar também um "bairrismo" em relação aos Açores. Isso já é problema exclusivamente seu, até porque a maior parte dos Açorianos sentem-se irmãos dos Madeirenses como ilhéus que somos, e não irá ser a sua anti opinião dos Açores que fará com que isso mude as nossas boas relações entre Açorianos e Madeirenses percebe?

O nosso arquipélago garanto-lhe que neste momento não vive à custa de Portugal mas sim da União Europeia bem como a Madeira propriamente dita.

Se você afirma não ser bairrista com as ilhas então lamento mas deu a entender o que não devia.


Cumprimentos.

Anónimo disse...

Acho que com isto púnhamos um ponto final nesta discussão estúpida e desnecessária!
Ilhéus, vamos unir-nos, e defender a nossa dignidade, o nosso respeito, e sobretudo, o nosso modo de vida que nos caracteriza dado o meio em que vivemos! Respeitemos sempre as nossas origens e história em comum com o compatriotas continentais, da mesma forma que nos orgulhamos de ser de onde somos!
Do arquipélago da Madeira para o Açoriano, um grande abraço de paz e cordialidade e já agora, permitam-me agradeçer o enorme apoio que a gentes dessas terras deram à Vânia! Só vem mais uma vez comprovar que estamos unidos e seguiremos juntos para uma resolução definitiva em relação ao estatuto político das nossas regiões! Afinal de contas, merecemos mais!!! Saudações...

Anónimo disse...

Bem, isto anda quente... Mas o meu comentário vai em especial para o "Senhor Biólogo" que veio aqui denegrir a imagem dos Açores e de Ponta Delgada, e que me desculpem os meus camaradas madeirenses mas há coisas que não podem passar em branco e a minha crítica vai para esse "ilustre senhor da batata-doce"

Caro cubano... São Miguel desenvolveu-se graças a uma geração que aventurou-se no desenvolvimento da sua terra, sendo hoje Ponta Delgada a capital Açoriana.

No sector dos serviços, houve um forte desenvolvimento de iniciativa privada. Nomes como Açoreana de Seguros, BCA, SATA, Mutualista Açoreana(Carregadores Açoreanos), empresas que são referência em todos os Açores, não é por acaso que estão sedeadas em Ponta Delgada, foram todas fundadas por micaelenses, e com dinheiros privados.


Ainda hoje grande parte das empresas Açorianas está nas mãos dos Micaelenses, mesmo nas restantes ilhas, como é o caso dos hipermercados, hotéis, rent-a-car, tantas coisas. Foi graças a essa forte iniciativa privada, que nunca foi muito seguida por outras ilhas, que S. Miguel deu um pulo. Hoje em dia, as maiores obras em S. Miguel são privadas.

Novo rumo está a ser dado, com a aposta no turismo. As Portas do Mar, são a face mais visível, para mim, as Portas do Mar, serão á nossa dimensão o que foi a Expo 98 em Lisboa, de que todos os Portugueses se sentiram orgulhosos da obra que ficou.


S. Miguel é de novo o motor de arranque para um desenvolvimento dos Açores. Ponta Delgada é a Cidade Mãe da Autonomia, e capital dos Açores, e disso sinto muito orgulho. Foi o 2 de Março e o 6 de Junho, sempre em Ponta Delgada, que levaram os Açores e a Madeira a serem as Regiões Autónomas que são hoje.

Por ser o berço da Autonomia, considero ser Ponta Delgada a cidade que merece o título de Capital da Região Autónoma dos Açores.

Em relação ao sotaque propriamente dito:

Primeiro, não há melhores nem piores pronúncias, existem sim diferentes pronúncias. Uma pessoa pode falar português correcto e no entanto falar com pronúncia. O sotaque de Lisboa e Coimbra é considerado o standard porque calhou a capital de Portugal ser em Lisboa!


Se a capital portuguesa fosse no Porto, o sotaque do Porto seria considerado o português standard. Percebe a lógica? Não há falar melhor nem pior, existe sim, falares diferentes e devem ser respeitados. Uma coisa é falar português mal, outra coisa é falar português correcto mas com pronúncia.


Em segundo lugar, mais de metade da população açoreana vive em São Miguel, o que logicamente significa que a maior parte dos açoreanos fala com sotaque micaelense, é o sotaque mais diferente e mais notório desta região e é o sotaque mais "original", pois é uma mescla de falares do sul de Portugal com francês, e como tal é considerado de património linguístico e considerado por muitos linguistas um fenómeno raro, singular e interessantíssmo na língua portuguesa, por isso poupe-nos da sua dor de cotovelo.

Digo e repito, uma coisa é falar português mal, outra coisa é falar português correcto mas com sotaque. (exemplo: Doutora Berta Cabral, muito micaelense no seu sotaque mas fala sempre um português correctíssimo).

Há zonas no continente que também não se percebe nada., os diferentes tipos de sotaque devem ser respeitados.

Ponta Delgada tem mendigagem, sim senhor tem... tal como qualquer outra cidade. Lisboa tem muitos mendigos, (Baixa da banheira já ouviu falar?) Madrid nem se fala, Berlim também, Londres credo, em Atenas é o que não falta, no Funchal também. Quanto maior for uma cidade (evoluída ou não), mais hipóteses há de encontrar de tudo um pouco. Muitos dos mendigos de Ponta Delgada ou são repatriados, prostitutas ou bêbedos que foram expulsos de casa. Problemas sociais existem por toda a parte.


Em relação à diversidade paisagística açoriana:

Muito me admira que sendo você biólogo, desconheça as ENORMES potencialidades dos Açores.. De facto deixa muito a desejar...

São Miguel é considerada por muitos a mais bonita - e, sem dúvida, a mais diversificada - ilha dos Açores, razão pela qual não será de admirar que muitos turistas optem por iniciar a exploração do nosso magnífico arquipélago em São Miguel, e que é também a principal ilha dos Açores.

São Miguel, é, o maior e mais importante centro económico, político e intelectual do arquipélago caso desconheça.

A ilha de São Miguel é incrivelmente rica em locais a visitar, tanto do ponto de vista natural. É uma vergonha que não tenha conhecimento desse pormenor.

Critique em 1 lugar a sua terra e só depois venha cá criticar os Açores combinado? :)

Saudações aos nossos irmãos madeirenses e uma chapada a todos os cubanos.

Anónimo disse...

Só para dar uma pequena achega ao infeliz comentário de um conterrâneo meu que diz ser biólogo, envergonhando a minha nação e tenho que me desculpar por ele caros irmãos ilhéus da Madeira e dos Açores.

Caro camarada, ao contrário de si e não sendo biólogo, tenho forçosamente que aceitar que a beleza fenomenal dos Açores é única. É um facto! Para quê negar? Costumo ir aos Açores frequentemente em trabalho e acredite que aquelas ilhas sempre me surpreendem. Quando julgamos que já vimos tudo, há sempre mais alguma coisa que nos surpreende. Nem aqui em Portugal Continental e por maior que ele seja do que os Açores ou a Madeira, encontramos tais atributos da natureza, por isso queira me desculpar mas não é de bom tom vir aqui criticar os micaelenses ou os terceirenses, não quando infelizmente o meu país, e como já disseram aqui, envergonha a União Europeia, fruto dos nossos representantes. Com você então ao comando, esse país nunca mais saía da sepa torta temos de admitir.

Ah! E só mais um pequeno pormenor: Quando nós continentais resolvermos a questão HIPÓCRITA da rivalidade bairrista entre Porto e Lisboa aí com certeza poderemos nos dar ao luxo de pronunciar acerca do bairrismo Terceira - São Miguel, mas até lá resta-nos não termos sequer o direito de criticar nem de julgar muito menos os Açorianos.
Um abraço aos camaradas do continente e a todos os Açorianos e Madeirenses e continuem a serem os arquipélagos maravilhosos que são.

Saudações.

João disse...

Esses cubanos são a vergonha de toda a Europa. Ao menos os madeirenses ainda dão a cara para a comunicação social ao terem a coragem de se expor, já os continentais têm VERGONHA até da sua própria pobreza e nunca mencionam o esgoto de Lisboa, mas ao invés mostram apenas as melhores zonas da mesma, dando a ideia que Lisboa é um paraíso universal quando na realidade não é e POBREZA a dar com um pau, é o que mais existe por lá, mas lá está, os cubanos só vivem de aparencia e de fachada omitindo a sua verdadeira realidade lisboeta, abafando e escondendo a sua realidade. Isso é que é EXTREMAMENTE VERGONHOSO - A POBREZA ESCONDIDA!!!

E pobreza escondida é o que mais existe em Portugal só que as pessoas são tão hipócritas, que como têm vergonha da sua própria vida, não ousam sequer se expor, agravando, assim, cada vez mais os seus problemas. Já nas regiões autónomas as pessoas não têm medo de dizerem e de exporem os seus problemas, e não se esqueça que problemas sociais existem por toda a parte e Lisboa é a 1ª da listta, portanto informem-se e actualizem-se primeiro, e depois venham cá criticar o povo madeirense!

Anónimo disse...

Concordo!

Anónimo disse...

Parece-me que esta senhora tem é falta de sexo...e de partilhar as coisas boas da vida. Seguramente é uma infeliz miserável, que se foi casada é agora divorciada e os filhos estão com o marido que, coitado, teve de ir viver para a Madeira por forma a fugir á sua ira. Daí a razão do seu texto. Cumprimentos e tratem mas é da vossa vida. Trabalhem e sejam honestos. E façam amor! Ciaoo! JDG

Unknown disse...

Na Madeira nao ha 64% de pessoas que elegeriam o Socrates.
Na Madeira nao ha 64% de pessoas que sao tao desrespeitosos quanto a cubana
Na Madeira nao ha 64% de pessoas que elegeriam o socrates!
Na Madeira nao ha 64% de pessoas que acreditaria em gastar dinheiro do governo para construir estadios novos por causa do campeonato do Euro.
Na Madeira nao ha 64% de pessoas que acreditam no que a senhora diz neste texto.
E para acabar digo outra vez, nenhum Madeirense deixaria o socrates a governar.

Agora,
Na Madeira, deixamos o alberto Joao porque ele ate agora soh tem trazido bem. A unica coisa que modificaria era um ou dois sacanas gananciosos k trabalham debaixo dele. Mas no continente era logo com um tonelada deles.
Na Madeira, temos um taxa de reciclagem maior que a "vossa" (mostra educacao).
Na Madeira, temos cada vez mais educacao.
Na Madeira, nao ha cidadaos ameacados por nao apoiar o governo, que estupidez. Isso eh o pessimismo portugues que ve algumas regras que nao gostam e pensam que estao a ser perseguidos.
Enfim, confirma varias vezes antes de escrever. Podia continuar, mas a ideia principal ta la.

Unknown disse...

ha um comentario k fala de vitimas... looool kem faz de vitimas sao pessoas como a cubana sempre a reclamar, NOS eh que nao suportamos isso e tal como o "anonimo" em cima reagiu a dizer k n suporta keixinhas, nos tb nao.

Anónimo disse...

Fiquei comovido com a reportagem da sic sobre rabo de peixe. Parece que no açores há quem queira mandar para debaixo dos açores certas situações sociais. Recomendo vivamente aos açorianos que não deixem passar nada e obriguem o vosso governo a resolver os problemas. Se fazem promessas, têm de cumprir.

Miguel Ascenção disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O que eu acho é que essas merdinhas de bairrismo entre os 2 arquipélagos devem de acabar de uma vez por todas.

Açorianos e Madeirenses POR FAVOR UNEM-SE contra o Continente para assim alcançarmos a NOSSA INDEPENDÊNCIA!


AÇORIANO DE CORAÇÃO e português à força!


Um bem haja a todos

Humberto disse...

Sou açoriano, micaelense. Fico envergonhado quando vejo gente da minha terra insultando os continentais e chamando Portugal um pais de terceiro mundo. Isso é infame, revela ignorância. O açoriano aqui que insultou os continentais deve pedir desculpa. Conheço História de Portugal com algum pormenor e isso não se diz a uma pátria tão gloriosa como a portuguesa. Os Açores são lindos, é verdade e são território português com todo o direito. Esta conversa da autonomia é disparate completo, os Açores não dispoem de condições para serem independentes económicamente, nem terão é esta a realidade. A malta fala isso é so para captar votos. E isso é porque as ilhas, apesar de belas, produzem pouco, todas juntas o territorio é 2% do continente.Estive no continente a estudar e a trabalhar. Existem partes que gstei mais que outras, normal. Apaixonei-me pelo Porto, p.e. Não conheço nada da Madeira, desculpem caros madeirenses e por isso não posso dizer nada sobre os encantos da Madeira.