21 fevereiro 2008

Madeirenses não querem a independência.. agora o resto do pessoal...

Um estudo de opinião levado a cabo pela empresa Eurosondagem revela que, ao contrário do que muitas vezes os políticos apregoam, os madeirenses não querem a independência, nem acreditam em discursos políticos a apelar ao separatismo.

Segundo este estudo, feito para a Rádio Renascença, SIC e Expresso, que a RR divulga no seu site, 72,2% dos inquiridos responderam «Não» à pergunta «A Madeira deve ser independente?».

Num universo de 360 entrevistas válidas a residentes no arquipélago, maiores de 18 anos, apenas 10% deram resposta positiva, menos, por exemplo, do que aqueles que não quiseram responder ou não têm opinião – 17%.

Tal como eu suspeitava, a Madeira deve ser o único território no mundo onde o apoio à independência dos locais é menor do que no país em geral (23,5% apoiam a independência da Madeira a nível nacional).

9 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te de referir o resto da sondagem. Desses 72%, cerca de 90 concorda que deverá ter mais autonomia. E não. não é a única região do mundo onde isso acontece. Há casos em arquipélagos da Coreia, Japão, Austrália e bem aqui perto, Espanha.
Mas num referendo, cuidado porque a percentagem dos que querem independência vai subir. Não a uma maioria mas vai chegar lá perto. Deixa as coisas andarem como estão a andar e a opinião muda subitamente.

MMV disse...

oh cubana... Só é pena que nunca venhas ao meu blogue nem fales comigo...

Tenho a certeza que os madeirenses num referendo iriam votar o que o Dr. Alberto João Jardim achasse melhor para os madeirenses. Ao longo de 30 anos ele tomou sempre as melhores medidas para os madeirenses não ia ser agora que ia deixar de tomar!

Anónimo disse...

Minha cara...Nós somos portugueses e não temos intenções de deixar de sê-lo. Mas tem piada que uma vez li uma sondagem feita para um jornal nacional onde também uma maioria discordava da independência da Madeira. O que acho ainda mais piada é que os inquiridos eram da Grande Lisboa. Continuam com essa mentalidade "paternalista" de uma metropole do Antigo Regime....enfim...acho que o cancro deste país são vocês e não os madeirenses. A Madeira é um anti-corpo que luta para sobreviver ao virus que vocês, lisboetas ou continentais ignorantes são....

Anónimo disse...

Olhe...tem alguma frustração sexual?...Em vez de andar a chatear gente que nada lhe fez de mal, arranje um prostituto que lhe dê alguma "vida"....Pare de chatear!!!!!

Unknown disse...

Da maneira como esta senhora pensa, ela poderia mandar isto para as noticias e lisboa fazia a noticia: "Madeirenses com falta de respeito para com lisboetas" e seria o titulo k ela ponharia aki.
No entanto iria esquecer-se das centenas de estudantes Madeirenses que vao tds os anos para a Universidade no continente e k teem de ouvir bocas sobre a Madeira. Felizmente, sabemos manter a calma.

Um lisboeta (nao todos mas) mal da o verde na estrada apita logo, nos ainda deixamos passar um tempo para o homem arrancar. Quando vou ao continente, (e ja foram mais de 20 vezes) na maioria delas assisti a acidentes de automoveis, uma vez vi 3 acidentes em 3 dias seguidos. E minha irma viu um Ferrari em chamas numa das pontes. Enfim... poderia continuar.

Anónimo disse...

Sem dúvida alguma, que a melhor opção seria ver-mo-nos livres dos restante território nacional! Já não há quem aguente a política nacional, nem o focinho de quem em "nós manda!"
Pena que não temos muitos recursos de cariz próprio para manter a nossa auto-sobrevivência, mas espero que um dia deixemos de poder contar com a capital Lisboa e com o resto do país a que infelizmente este grande povo madeirense tem a triste honra de pertencer!

VOTA SIM PARA UMA MADEIRA INDEPENDENTE!
ASSINA A PETIÇÃO ONLINE:
http://www.petitiononline.com/mad2004/petition.html

Unknown disse...

Ola =) vim todo contente para informa-la (porque a noticia so me chegou a Boston a pouco tempo) que o Socrates (eleito pela sua raca) com as brincadeiras dele de desviar dinheiro da Madeira com desculpas parvas, PERDEU EM TRIBUNAL no proprio continente (ainda bem que nao sao todos como a senhora).
Em castigo, Portugal vai ter que dar dezenas de milhoes de euros a Madeira. Ah pois eh, sim, nos eh que gastamos o vosso dinheiro. Tentam roubar e eh no que da.
Depois eh o AJJ que controla a imprensa lol.

Anónimo disse...

ser adepto de:AJJ é ser campeão da submição ,Cobardes

Scherzan disse...

Ena, este anónimo é também um campeão. O da estupidez e da perpotência.