14 dezembro 2007

Jornal oficial passa a gratuito na Madeira

O Jornal da Madeira - controlado pelo Governo Regional - vai passar a ser gratuito para que chegue a mais gente. E não é gratuito como alguns jornais no continente, pagos por publicidade. É pago pelo Governo.
Acho que há um nome para os países onde há um Verdade Oficial vinda das autoridades, mas não me lembro...

Público de hoje:

O Jornal da Madeira, propriedade do governo regional, vai passar a gratuito a partir de 1 de Janeiro.
A medida, anunciada ontem em comunicado pela administração da empresa de que a região é sócio maioritário (99,5 por cento), foi decidida pelo Governo, que optou por este cenário entre quatro propostos num plano de reestruturação deste jornal fundado pela diocese do Funchal e de que Alberto João Jardim foi director, entre 1974 e 1978, ano em que entrou para a presidência do executivo.
De acordo com a nota distribuída pela gerência aos leitores, esta estratégia de disponibilizar "de forma gratuita, por toda a região em locais onde se verifique uma levada circulação/concentração populacional", tem "em vista a facilitação do acesso à informação". No entanto, mantém o serviço de assinaturas com pagamento da entrega directa no domicílio.
Único diário do sector público em todo o país - e cuja continuidade com este estatuto poderá estar em risco, se a Assembleia da República aprovar um diploma do Governo que impede autarquias e regiões autónomas de serem proprietários de jornais -, o Jornal da Madeira recebeu do governo regional em 2005 quase cinco milhões de euros, montante que representa 74,9 por cento do total de apoios financeiros concedidos naquele ano pela administração pública regional a órgãos de comunicação social, conforme apurou o Tribunal de Contas (TC).
Com uma tiragem inferior a cinco mil cópias, isto significa que o apoio distribuído por exemplar corresponde a cinco vezes mais do que o preço actual de venda nas bancas.
Acusado pela oposição de ser um "órgão de propaganda do Governo PSD pago pelo erário público", o JM inclui quase diariamente artigos de Jardim. Sempre de página inteira e nalguns casos transcrição integral de discursos, os últimos reproduzem os diferentes capítulos do plano de investimentos do governo, que está a ser discutido no parlamento regional.

5 comentários:

Anónimo disse...

É absolutamente escândaloso o que se passa na Madeira. apenas me questiono como é que os madeirenses se deixam levar por esse mini-ditador, que suja o nome assim como o presidente do partido e presidente da bancada parlamentar do PSD do partido que representam!

Anónimo disse...

1º lê o diário quem quer!
2º mini ditador é o que voçês têm nesse rectângulo e ainda por cia só faz merda. merda essa que chega Às ilhas!
3º tem de se informar melhor sobre o que se está a passar. Não venda o peixe que comprou sem realmente saber se está bom. Seja honesto!
4º nós não nos deixamos levar, nós é que o levamos para a presidência do governo regional porque ele é competente no que faz.
Deixem-nos em paz!! Já é tempo. Não vos devemos nada, muito pelo contrário. Devolvam-nos a exploração a que fomos sijeitos enquanto colónia e calem-se para sempre. Quanto à senhora do blog, tenho uma solução para si: Arranje uma arma potente. Uma 9mm serve.Ponha balas na arma! aponte a arma para a sua cabeça e carregue no gatilho. É simples e verá todos os seus problemas resolvidos. Se não resultar por algum milagre, tire umas férias vitalicias para uma das sociedades canibais da Papua Nova Guiné! O seu cerebro deverá ter alguma utilidade por lá!

Anónimo disse...

Oh Bruno Alves...Mas tu achas sinceramente que nós não temos inteligencia suficiente para saber o que queremos e o que temos? Não somos colonos tontos. Somos cidadãos madeirenses e vocês já não são a metropole mas sim um rectanguluzinho que ninguem quereria nem que fosse dado, de tanta merda que tem aí...Mais respeito se faz favor pelos madeirenses...

Unknown disse...

Eu sou Madeirense, e como Madeirense informado sei mais do que os media do continente que soh inventam porcaria (desculpem nao ter acentos mas eh que teclo num teclado americano, pois estudo em Boston). Alberto Joao tem feito uma evolucao a Madeira superior a qualquer politico que teve na presidencia no continente desde que Alberto Joao governa. Voces teem visto a Madeira aumentar e o continente a diminuir, e por ciumes e por nao saber admitir incompetencia, dizem que nos eh que consumimos maior parte do dinheiro de Portugal... por favor... isso eh a mesma coisa que dizer k um rato consegue comer maior parte da comida do elefante.
Na Grande Entrevista, Alberto Joao entregou numeros e foi directo. Se os numeros fossem falsos isso teria sido noticia. Mas pronto, a entrevistadora (que eh muito mah porque interrompe a pergunta e depois acusa de nao responde-la) fez como se ele tivesse a esconder factos quando ele soh tentava responder a pergunta.
Ate agora nunca se ouviu falar de noticia controlada pelo Governo (ele que governa ha 30 anos porque iria fazer isso?? pensem um bocado porra!) e mal entra o socrates e ja se houve falar de manipulacao dos media. Portanto, por favor, nao me venham com estas criancices, sejam adultos e pensem por voces mesmo por favor.

Unknown disse...

"bruno alves disse...
É absolutamente escândaloso o que se passa na Madeira. apenas me questiono como é que os madeirenses se deixam levar por esse mini-ditador, que suja o nome assim como o presidente do partido e presidente da bancada parlamentar do PSD do partido que representam!"

Deixa-m ver... em 30 anos, fomos de "dos sitios com pior qualidade de vida do pais" para "a 1o ou 2o sitio com melhor qualidade de vida do pais".
Portugal em 30 anos foi de ditadura a... outra vez a ditadura de socrates! uau cresceu alguma coisa? nem por isso! prova? hospitais a fexar eh um bom exemplo de quao baixo o continente ta a ir.
Mas em vez de serem bons desportistas, decidem tirar dinheiro da Madeira (nos consumindo nem 10% por cento do dinheiro k Portugal recebe, nem 5%). A desculpa? "ah... eh para ajudar os acores..", pois... certo... nem os proprios acorianos sentiram-se a vontade com isso (pa que conste, Madeira e Acores dao-se bem). No meio do tirar dinheiro da Madeira para os acores, reparou-se que um monte dele fica no continente... alem de Portugal cair... os politicos fazem-se de ladroes. Se eh para ajudar os acores, pk ficam com dinheiro nas maos? Gracas a voces colegas meus com mt talento na musica nao conseguem ir para o estrangeiro estudar com bolsa. Pk? para economizar... bem... muito obrigado por esse movimento de merda que nem abriram excepcao para os precos caros dos Estados Unidos. Eu estudo na Berklee com sorte dos pais bem poupadinhos que tenho. Mas mm assim tenho deficuldades, agora minha namorada que foi aceite e eh responsavel n pode vir pk o IRS dos pais n deixa receber a bolsa (e mm k ultrapasse eh impossivel para aki isto). E tenho uma amiga mh k pelas mm razoes teve de voltar de Inglaterra. E outros colegas.
Voces (nao os k apoiam esta tortura com a Madeira) que fazem a merda e depois culpam-nos a nos.